Mais um reconhecimento nacional para Temple, Approach/ Juntos ganha prêmio Aberje e outros coleguinhas com premiações
Belém, 3 dezembro de 2024 – As atualizações desta semana trazem notícias bem bacanas sobre o caminhar de coleguinhas jornalistas em muitas premiações e reconhecimentos. Até eu sou notícia. Fica de olho.
Jatobá para a Temple – A Temple Comunicação recebeu, em São Paulo, o Prêmio Jatobá 2024 na categoria case regional Norte com a campanha “Pará, O Amor Flui Aqui”, feita para O Boticário – aquele que colocou uma loja conceito da marca em um barco que ficou ancorado no píer da Casa das 11 Janelas, na noite de segunda-feira, 2. Essa é uma das maiores premiações nacionais que reconhecem a atuação de agências em Relações Públicas. Reconhecida como a principal latino-americano de Excelência e Inovação em Relações Públicas, o prêmio Jatobá celebra as melhores iniciativas do setor. A “templária” Mônica Maia, gerente de Relações com as Mídias, representou a agência no evento.
Approach premiada – A Approach Comunicação conquistou o Prêmio Aberje, um dos mais prestigiados reconhecimentos da comunicação no Brasil, que deu destaque para o Relatório ESG desenvolvido para a TV Globo, que reafirma a excelência da Juntos Sustentabilidade, a unidade de negócios dedicada à comunicação ESG. A Juntos/ Approach tem como diretor o jornalista paraense Marcelo Vieira, que recebeu a premiação em São Paulo, na noite de segunda-feira, 2, e Gabriela Azevedo, também paraense, assessora da agência que trabalhou diretamente nesse relatório.
Valéria – A jornalista Valéria Barros, ex-Temple Comunicação, assumiu cargo de especialista em comunicação na empresa Hidrovias do Brasil.
Jorginho – Jorginho Neves, jornalista do site Ver-o-Fato, assumiu a assessoria do secretário regional de Estado do Marajó, Joãozinho Batista.
Laiana – Laiana Damasceno, com passagem pelo portal Roma News e Redação Integrada O Liberal, é a nova repórter da assessoria de comunicação da Prefeitura de Ananindeua.
Cléo deixou O Liberal – A jornalista Cléo Soares deixou a Redação Integrada O Liberal, para onde retornou após um tempo afastadas daquela redação. Cléo vai assumir um cargo de assessoria no Ministério do Turismo, cujo titular é o paraense Celso Sabino.
Falcão na Temple – O publicitário Paulo Falcão, com passagens pela agência CA Comunicação e grupo O Liberal, assumiu, há três meses uma posição na Temple Comunicação.
Iego – Iego Rocha há dois meses deixou a assessoria de comunicação da Secult-PA, onde estava desde o início da gestão de Úrsula Vidal, em 2019. Agora, ele assumiu a comunicação do Theatro da Paz.
Ruana na CNN – A jornalista Karla Ruana deixou Belém e se mudou para São Paulo, onde trabalha na CNN Brasil e já atuou nas eleições de 2024 no Brasil, a eleição americana, o lançamento de um novo canal da emissora e a transformação do site da CNN em um portal mais diverso.
Rodrigo – Outro jornalista que deixou Belém foi Rodrigo Vieira, que esteve ultimamente no grupo O Liberal. Ele está em um novo cargo na Mira Comunicação, agência que atua nas atividades do Prêmio Educador Nota 10, criado em 1998 e realizado pelo Instituto Somos.
Papo Aberto – Vem aí o programa “Papo Aberto” com Tamires Porteglio. A rádio Pérola FM, de Bragança, tem o prazer de apresentar seu mais novo programa “Papo Aberto” com a jornalista bragantina Tamires Porteglio, que tem 14 anos de experiência no jornalismo paraense. O programa vai ao ar todos os sábados, de meio-dia às 14h.
Repórter Padrão – Na quinta-feira, 28, Fernando Assunção recebeu o diploma “Repórter Padrão”, da Câmara Municipal de Belém, por meio do vereador Fernando Carneiro, do PSOL, que destaca o trabalho jornalístico feito no site Alma Preta Jornalismo na defesa dos direitos humanos.
Comenda para Dedé – No encerramento da 18ª edição do Festival Osga de Vídeos Universitários, na Unama Alcindo Cacela, em Belém, na sexta-feira, 29, o festival agraciou 11 personalidades paraenses com a “Comenda 50 anos Unama – Protagonistas do Cinema da Amazônia”: a professora e crítica de cinema Luzia Álvares Miranda; Pedro Veriano, Marco Antônio Moreira e a jornalista Lorenna Montenegro, todos integrantes da Associação dos Críticos de Cinema do Pará – ACCPA; as cineastas paraenses Jorane Castro, Zienhe Castro e Joyce Cursino; a jornalista Ariela Motizuki e os publicitários Ronaldo Salame e Ricardo Harada Ono, e eu, que sou jornalista, crítica de cinema, pesquisadora e membro da ACCPA, desde 2005. Na cerimônia de outorga, fui representada pelo professor e cinéfilo, Elias Neves, membro fundador do Cineclube Paraense, assim como eu.
Ismael em Menção Honrosa – O jornalista paraense Ismael Machado, colunista da revista Amazônia Latitude, vai receber menção honrosa na categoria Grande Reportagem, do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, pelo livro “Memórias Vermelhas: João Batista Lemos: trajetória e lições de luta operária contra a ditadura e pela democracia”, que faz uma síntese da luta operária desde a década de 1960 até os dias de hoje. Ismael é jornalista, escritor e roteirista de cinema e acumula 12 prêmios e seis livros publicados. A cerimônia de premiação será no dia 10 de dezembro, em Porto Alegre (RS).
Vanessa premiada – A série “Invisíveis dos Invisíveis”, de autoria de Vanessa Monteiro, jornalista paraense, foi uma das vencedoras do 41º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, com o terceiro lugar na categoria online, atrás somente da Globo e do Estadão. O prêmio é concedido pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos – MJDH, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-RS, e estimula o trabalho dos profissionais na denúncia de violações, pela observância e defesa dos direitos humanos nas sociedades da América do Sul. A série reúne cinco reportagens sobre a realidade de indígenas na região amazônica.
Gabriela – A jornalista Gabriela Sobral recebeu a comenda Benedito Monteiro da Câmara Municipal de Belém, concedida pela vereadora Enfermeira Nazaré, no final da semana passada. Como ela não está em Belém – trabalha e mora em Canaã dos Carajás , a mamãe dela e o irmão Rafael Sobral, também jornalista, receberam a premiação por ela.
Livro de Patrick – O livro “Esquerda Comunica – Manual de Comunicação para Mandatos Progressistas”, de Patrick Paraense, fundador da agência Troika Inteligência Política, será lançado na terça-feira, dia 17 próximo, na loja Ná Figueredo, na avenida Gentil Bittencourt, 449, a partir das 19h30, em Belém. Com uma linguagem acessível e fundamentada, o livro apresenta ferramentas essenciais para fortalecer o alcance e o engajamento de mandatos progressistas, permitindo uma conexão direta com a sociedade.
FOTINHAS DA SEMANA
Na semana passada, Belém foi palco do evento LED – Luz na Educação, na Estação das Docas, no dia 27 de novembro
O lançamento da Royal Enfield em Belém, multinacional de motocicletas clássicas que tem expandido mercado aqui no Brasil. Na última quinta, 28, vários jornalistas estiveram por lá acompanhando as novidades em um evento exclusivo para convidados.