Jornalista Max Costa será titular da futura Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos

O prefeito Edmilson Rodrigues enviará Projeto de Lei à Câmara Municipal de Belém propondo a criação da futura Secretaria Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos, cuja competência será a de elaborar, monitorar e executar as políticas públicas destinadas aos Direitos Humanos, na perspectiva de defesa da vida e das garantias fundamentais dos setores historicamente excluídos e em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a Secretaria realizará campanhas de combate à violência e o desenvolvimento de processos formativos de educação em direitos humanos.

Max Costa – Para assumir a futura Secretaria, Edmilson escolheu o jornalista e cientista político Max Costa, especialista e mestre em Ciência Política, com ênfase em Instituições e Políticas Públicas. Max foi conselheiro estadual dos direitos de crianças e adolescentes e integrou o Comitê Gestor do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM). Atualmente, é coordenador do Instituto Universidade Popular (Unipop), organização não-governamental que atua há mais de 30 anos na defesa dos direitos humanos e da justiça socioambiental.

Max foi também por muitos anos o assessor de comunicação da Associacao de Docentes da Universidade Federal do Para (Adufpa) e integra a nova diretoria do Sindicato do Jornalista do Pará (Sinjor-PA). 

“Vamos trabalhar pela implantação de políticas públicas que garantam os direitos humanos da população mais necessitada, e ao mesmo tempo, estimule a cultura de paz e um padrão de sociabilidade não violenta. Medidas fundamentais em Belém, que infelizmente, tem sido marcada por chacinas e extermínios que tem violentado a população mais pobre e da periferia de nosso município”, afirmou Costa.

Com informações da Assessoria de Comunicação de Edmilson Rodrigues