Amazônia Voz promove segunda edição do projeto Trilhas da Cobertura Climática, servidores da Funtelpa levam denúncias ao MPT e mais uma demissão de conhecido ‘jornalista’

A nova edição do Trilhas da Cobertura Climática se inicia com mensagem exclusiva da ministra Marina Silva, para os comunicadores da Amazônia – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Belém, 29 de abril de 2025 – Marminino, adivinha quem já “dançou” no grupo de assessores de comunicação da Prefeitura de Belém? Vai lendo que vais saber desse babado e outros mais na cobertura da imprensa em Belém.
Amazônia Vox e Trilhas da Cobertura Climática – A etapa presencial do projeto Trilhas da Cobertura Climática, que ocorre nos dias 8 e 9 de maio, das 8 às 18 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará – Fiepa, em Belém, terá painéis e oficinas gratuitas com palestrantes de todo País. Entre os painelistas, está confirmada a participação de pesquisadores e representantes da ONU, do Governo Federal, de organizações do terceiro setor e de comunicadores que atuam na região e na cobertura climática. A formação inicia com mensagem exclusiva da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, para os comunicadores da Amazônia. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis pelo link. Realizada pelo Instituto Bem da Amazônia, com curadoria em parceria com a iniciativa Amazônia Vox, a formação integra o programa Diálogos de Comunicação, voltado para jornalistas, comunicadores, criadores de conteúdo e estudantes da área. A primeira edição do Trilhas da Amazônia foi em fevereiro deste ano, em formato virtual e capacitou mais de 1.500 comunicadores. A programação tem apoio institucional da Temple Comunicação, da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom e Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. Quem não puder participar presencialmente, poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelos canais do Instituto Bem da Amazônia e Jornada COP+. Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/evento/programa-dialogos-de-comunicacao-trilhas-da-cobertura-climatica/2908357
Mais informações nos sites: https://bemdaamazonia.org.br/ e https://amazoniavox.com/

Precarização do trabalho na Funtelpa – O Sinjor-PA e o Sindicato dos Radialistas – Stert-PA participaram de uma audiência com o Ministério Público do Trabalho – MPT, na sexta-feira, 25, para repassar informações sobre a falta de servidores da Funtelpa e necessidade urgente da realização de concurso público – assunto que já foi abordado aqui no site. Segundo levantamentos feitos pelos sindicatos, a Fundação opera, atualmente, com 300 servidores efetivos a menos do que determina a lei de criação do órgão, a 7.215/2008. A audiência foi convocada pela procuradora do MPT, Silvia Silva da Silva, que está à frente da ação, a pedido do Sinjor-PA. Os sindicalistas apresentaram estudos que comprovam o déficit no número de servidores da Funtelpa, assim como o envelhecimento do quadro funcional. Dos 300 cargos vagos, 65 são jornalistas e muitos outros são de áreas sensíveis e estratégicas, que podem ocasionar a interrupção dos serviços da Funtelpa. O estudo aponta que 63% dos servidores efetivos estão com mais de 60 anos, prestes a se aposentar. Atualmente, os servidores efetivos representam apenas 22% do quadro de pessoal do órgão. Também foram expostos os problemas enfrentados pelos servidores, como sobrecarga de trabalho, adoecimento e estresse generalizado pela falta de mão-de-obra para exercer as funções da área fim. O cenário apresentado preocupou a procuradora Silvia da Silva, sendo que o MPT já tem uma ação tramitando contra a Funtelpa desde 2003, ocasião em que foi denunciado o grande número de servidores temporários.

Vidal é demitido de mais um emprego – Nem bem “fechou quatro meses” e adivinha quem foi removido do grupo de WhatsApp dos assessores de comunicação da Prefeitura de Belém? Manoosss, não falha, mas não falha nunca e Jorge Vidal não é mais do quadro de assessores da ex-Comus. Poxa, eu errei por um mês. Falei que ele iria ficar só três meses na “função”, porque nós todos aqui “conhecemos o nosso gado”. Quisera nós acertássemos os seis números da Megasena como conseguimos prever que o “colega” não para em trabalho nenhum. E não se deveria apostar nele – por falta de aviso é que não é -, porque, meus colegas, aquele lá, nem com reza braba funciona.

Repórter Hugo – Hugo Tomkiwitz, que se mudou recentemente para Bragança, é o novo repórter da TV Mania, afiliada da Record TV naquela cidade do nordeste paraense.

Sarraf de volta ao Pará – Moisés Sarraf, que estava desde 2023 na articulação com órgãos parceiros e famílias beneficiárias no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, encerrou o ciclo Bolsa Verde, e segue à coordenação-geral do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. Ele vai atuar em Cametá, Breves e Santarém, no Pará, rumo a territórios nos vários biomas paraenses!

Travessia com meninas talentosas – A exposição “Travessia” tem abertura nesta quarta-feira, 30, e ficará aberta para visitações até o dia 4 de julho na galeria Theodoro Braga, do Centur, com funcionamento das 9 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, em mais uma ação do projeto “Acervo em Movimento”. Participam da mostra as artistas Andressa Palhiana, Ceci Bandeira, Giovanna dos Reis, Glauce Santos, Irene Almeida, Itatiane Moraes, Julia da Mota, Karina Martins, Keyla Sobral, Luciana Magno, Marise Maués, Paula Giordano, Paula Sampaio e Samantha Salazar, com curadoria de Emily Guimarães.

Prêmio para o cinema paraense – A jornalista e cineasta paraense Joyce Cursino foi a vencedora do prêmio Júri Popular na Mostra Norte Delas de Cinema, em Rio Branco, no Acre, com o curta-metragem “Bárbara”, dirigido por ela, que obteve a pontuação Excelente, com 83,33% de aprovação do público.

Jornalista agredido – O Sindicato de Jornalistas do Pará manifestou apoio e solidariedade ao jornalista Leonardo Chavez, que foi abordado de forma truculenta, na última sexta-feira, 25, por policiais civis da 20ª Seccional de Polícia de Parauapebas, sudeste do Pará. Segundo o profissional, dois policiais tentaram apreender o celular dele, a fim de apagar os vídeos gravados em frente à delegacia. O Sindicato reforça que a liberdade de imprensa – artigo 220 da CF – é um direito fundamental que permite à população ter acesso amplo à informação e a melhor controlar os atos do Estado.

Ize Sena premiada – O Sindifisco-Pará anunciou o projeto vencedor do 1º Prêmio Sindifisco-Pará de Jornalismo. Os trabalhos foram avaliados com base nos critérios definidos no regulamento, e a decisão da Comissão Julgadora foi tomada por consenso. Em breve, o projeto vencedor iniciará sua produção em parceria com o Sindicato. O primeiro lugar ficou com a série de reportagens “O Fisco no Pará”, da jornalista Ize Sena e equipe para a rádio CBN Amazônia Belém. No segundo lugar, ficou Gabriel Nascimento, e em terceiro, Tereza Coelho.

Novo livro do Tidão – O jornalista Aristides Dias, o Tidão, fez o lançamento do seu segundo livro, “Pai”, em noite de autógrafos na quarta-feira, 23, na casa da família Dias, em Belém, o mesmo ambiente onde o pai dele, Sinval Dias, foi feliz ao lado de seus familiares. Esse é o segundo livro do jornalista, sendo que o primeiro foi de crônicas, lançado em 2023 em Belém e Óbidos, na região oeste do Pará. Desta vez, não haverá lançamento do livro em Óbidos e os amigos que desejarem adquirir é só entrar em contato com ele.

Top Gestores – Na premiação Top Gestores e Legisladores 2025, organizada por Marcelo Marques, o Bacana, na noite segunda-feira, 28, na Estação das Docas, o jornalista Jorginho Neves, acompanhado do mestre em direito internacional Gabriel Lisboa, Miriam Alho, Luiz Henrique Menezes e João Wictor, representaram a prefeita de Gurupá, Iracilda Alho, do MDB, que foi destacada como gestora referência na educação daquele município.

Jornalistas em Belo Monte – No sábado, 26, um grupo de repórteres de Altamira e região conheceram as usinas do complexo hidrelétrico Belo Monte, atendendo a um convite da empresa Norte Energia, na qual, eles puderam conversar abertamente com líderes e técnicos da empresa sobre questões que tratam no dia a dia de suas reportagens.

Paccó e Catarina na estrada – O fotógrafo Raimundo Paccó e a repórter Catarina Barbosa estão produzindo uma reportagem especial para a revista Sumaúma no assentamento Virola Jatobá, em Anapu, “um dos lugares mais difíceis de se chegar nas andanças pela floresta”, segundo destacou Paccó

FOTOS DA SEMANA
Amazônia Para Sempre – Roberta Medina, vice-presidente da empresa Rock World, que promove os festivais Rock in Rio, Rock in Rio Lisboa e o The Town, está em Belém ultimando os preparativos para o grande show de Mariah Carey, em setembro próximo, dentro do projeto Amazônia Para Sempre.


















