Na TV Liberal, sai Tainá Aires e volta Carlos Brito, Comus está “florida” e festa de aniversários dos coleguinhas
Belém, 7 de janeiro de 2025 – É, parece que o novo ano começou mesmo. Muitas e muitas movimentações nas redações dos veículos, mas elas estão mais ouriçadas nas redações das assessorias de comunicação. Então, vamos a elas. Como de costume, ao final desta postagem tem umas fofoquinhas básicas.
Elis – A jornalista Elisângela Soares deixou a comunicação do Governo do Estado, onde atuava na Seduc, e vai assumir o jornalismo do grupo Roma News. Ela foi gestora do SBT Pará e uma das primeiras jornalistas do estado a trabalhar com webjornalismo, em 2005 no antigo portal ORM, além de experiência profissional em televisão. Com especialização pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Elis começa no Roma, a partir deste mês.
Lissa – Quem deixou também a comunicação do Governo do Estado/ Secom/ Agência Pará foi Lissa de Alexandria, que teve passagem também pelo G1 Pará.
Ronald – Ronald Sales deixou a Secom/ Agência Pará e assumiu a coordenação do portal Diário on Line – DOL, em substituição a Mauro Neto que saiu e está na Comus.
TV Liberal em agitação total – Na TV Liberal, Tainá Aires deixou a emissora e o comando do programa É do Pará. Para o lugar dela, no comando do programa, que vai ao ar aos sábados, está de volta à TV Liberal Carlos Brito, que deixou, assim, a TV Record Belém. Segundo fontes, depois de uma pesquisa de mercado, foi constatado que o É do Pará atinge com mais força as classes B e C e que Brito tem mais o perfil desse público. Mas a saída de Tainá está envolta em polêmica. Nas redes sociais, nesta terça-feira, 7, ela informou que gravou a última edição na semana passada, encerrando um ciclo iniciado em 2022, quando voltou à emissora, após passagem pela TV Record Brasília. O anúncio veio um dia após polêmica envolvendo o cancelamento da edição especial do programa que homenagearia os 81 anos de Ananindeua. O episódio, que iria ao ar no sábado, 4, foi substituído por uma reprise, sem explicação oficial, gerando críticas do prefeito Dr. Daniel. “Uma pena que a TV Liberal tenha tirado a programação de É do Pará, que mostraria as conquistas de Ananindeua. Que consigam corrigir a suposta falha e homenagear nossa cidade”, declarou o prefeito, que sugere que a decisão de cancelar a homenagem pode ter motivações políticas. A TV Liberal, aliada do grupo de Heldissss, enfrenta críticas por supostamente omitir conteúdos. Apesar da coincidência temporal, Tainá não revelou os motivos da saída dela, e a TV Liberal ainda não se manifestou sobre o cancelamento do programa. Uma fonte revela que Tainá poderá ter o mesmo caminho de outros coleguinhas da TV Liberal: Secom/ Agência Pará.
Dantas – A jornalista paraense Márcia Dantas, que começou na RBA TV, foi demitida pelo SBT Brasil, na segunda-feira, 6, onde trabalhava desde 2016. A decisão faz parte de reestruturação liderada por Leandro Cipoloni, novo diretor de jornalismo do canal, que assumiu recentemente o cargo. Dantas atuava como apresentadora do bloco local do Primeiro Impacto, e iria retornar ao comando do noticiário após a folga de Ano Novo. Segundo comunicado oficial do SBT, as mudanças não são cortes de vagas, mas de substituições no quadro de profissionais. Dantas, após quase nove anos, foi repórter, garota do tempo e âncora em diferentes programas do SBT.
Fernandinha – Fernanda Cabral, cursando o último ano de Publicidade e Propaganda, começa 2025 integrando a equipe de comunicação da vereadora Vivi Reis, do PSOL, na Câmara de Belém. Fernanda deixou a Escola da Defensoria Pública do Pará, onde era estagiária, para cuidar das redes sociais da vereadora, função que já vinha desenvolvendo durante a campanha.
Freire – O jornalista Matheus Freire se despediu da Faculdade Serra Dourada, em Altamira, no Pará, e Lorena, em São Paulo, e da Alis, em Itabirito – MG, após dois anos à frente da assessoria de comunicação dessas instituições. Ele permanece na comunicação do Conselho Regional de Enfermagem, no Pará.
Pauline – A jornalista Pauline Protásio, que mora e trabalha em Portugal, começou em um novo cargo de assistente de apoio técnico na SPMS, EPE – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, naquele país.
Nara – Nara Bandeira, depois de ter deixando o SBT Pará, assumiu o cargo de editora e chefe de reportagem na plataforma Amazônia Vox e está também como coordenadora de conteúdo audiovisual da Jornada COP+ na Temple Comunicação.
Matheus – Matheus Maciel começou em novo cargo de jornalista na assessoria de comunicação da Prefeitura de Ananindeua.
Vinagre – Daniel Vinagre recebeu promoção de cargo para analista de mídias sociais no portal Tapajós de Fato.
Carol – Carolina Menezes, que deixou a Secom/ Agência Pará em outubro passado, deve integrar a equipe de reportagem da Alepa, mas continua como repórter especial no jornal Diário do Pará.
Turbulência na Comus – Wesley Costa Jr., o Tutu, foi convidado, mas recusou convite para integrar gestão do prefeito de Belém, Igor Normando. Falando em Normando, a comunicação dele está “florida”… Além de ter Mauro Neto como, por ora, responsável pelo jornalismo da Comus – pelo menos, o que se sabe é que a ele que as demandas dos veículos de comunicação devem ser endereçadas -, tem, agora na equipe o indefectível Jorge Vidal. Por que os gestores não perguntam sobre a vida pregressa dessas pessoas? Tal qual Henrique Miranda, na Equatorial, alguns coleguinhas já estão providenciando uma espécie de “Bolão” para apostar por quanto tempo Mauro e Vidal vão ficar nesses empregos. Vidal, aliás, até a foto dele no perfil do Facebook, ele trocou por uma de Igor Normando. Na mudança da gestão, Victor Miranda, que estava na Comus, desde o governo de Zenaldo Coutinho também saiu. Mas continuam, da gestão Ed50, Joyce Assunção e Fabrício Lopes. Quem está por lá, na área de fotografia, é Jader Paes, que trabalhou em toda a campanha de Normando.
Bruna para sempre Lorrane – Bruna Lorrane, depois que não foi à posse de Dr. Daniel como prefeito de Ananindeua, estaria em negociação com o Governo do Estado e deve deixar a cúpula de administrativa do município vizinho em breve.
Bebê a caminho – Fabiano Villela, ex-repórter de rede da TV Liberal, e a esposa, Laissa Khayath, ex-O Liberal, anunciaram que serão pais em breve de um menino.
Nasceu Benício – Nasceu na semana passada, em São Paulo, Benício, primeiro filho da jornalista Aimée Gurjão.
Niver da Cléo – A jornalista Cléo Soares, aniversariante desta terça-feira, 7, ganhou festinha surpresa dos colegas de trabalho no Ministério do Turismo, em Brasília-DF, onde reside atualmente.
Niver da Ana Laura – Ana Laura Carvalho, repórter do grupo Liberal, completa 29 anos na sexta-feira, dia 10, e comemora seu aniversário no próximo dia 18, sábado.
Niver do Viggo – Os integrantes do grupo Ronda 24h Belém organizaram uma festa de aniversário “surpresa” para o jornalista Matheus Viggo, do grupo Liberal, no último domingo, 5, no restaurante Pai D’Égua. O encontro, inicialmente planejado para comemorar a data especial, se transformou em celebração e confraternização entre os colegas, marcando de forma descontraída mais um ano de vida do estimado colega de profissão.
Baiacu apronta de novo – Evandro Correa, o Evandro Baiacu, demorou, mas voltou à carga em me atacar. Ele se bandeou para o lado da repórter da TV Liberal que errou nos “ao vivo” na posse do prefeito Igor Normando, no último dia 1 de janeiro, Baiacu passou a defender a moça, e com “sutileza” peculiar, usa de etarismo e de preconceito para me atacar na postagem do site Boca de Jambu, também dele, na segunda-feira, 6. Na postagem, sutil como um elefante, Baiacu me chama de balzaquiana, insinuando que sou “velha”. E eu sou, tenho 61 anos, e qual o problema nisso? Me chama de doida, de “débio” e otras cositas más. E insinua que “não sou jornalista”, que não tenho cacife para tal, mas quem não sabe a diferença de A no futuro e HÁ no passado é ELE, como podem ver em uma das frases que ele “cometeu” contra mim. E ele me ataca por quê? Porque, apesar da insistência de Baiacu, eu não o apoiei nas eleições que ele disputou pela presidência do Sinjor-PA, em 2020 e 2023. Sendo que na segunda eleição, mesmo sendo apoiado pelos donos dos grupos de comunicação O Liberal e RBA, ele perdeu e perdeu FEIO, com mais de 100 votos de diferença para a chapa da situação. Desse jeitinho. Sobre os meus processos na Justiça? Tenho vários, mas nem chega a dez, muito menos que os dele que são dezenas.
Jornal não saiu no horário – No final do ano passado, teve um dia em que o jornal O Liberal não foi impresso no horário de praxe e só chegou às bancas e leitores depois das 10 horas. Dizem que nesse dia, o jornal foi impresso na gráfica do jornal Diário do Pará. O pobre do “seu” Romulo deve ter se revirado muitas vezes no túmulo.
Briga de cachorros muito grandes – Ainda no tema, Ronaldo Maiorana que está em litígio com as irmãs Loloca, Ângela e Roberta, e as afastou da direção do grupo, fez uma proposta de conciliação a elas, porque as “meninas” conseguiram levar a ação delas contra ele para arbitragem fora de Belém. Ele contratou um super escritório de advocacia, da esposa de um ministro em Brasília, e conseguiu suspender a ida à arbitragem. Elas entraram de novo na Justiça, porque, a princípio, o andamento do processo não poderia ser feito assim, e é fácil derrubar. O prédio do jornal O Liberal, no bairro do Marco, não entra na disputa entre os irmãos. As rádios seriam divididas, em partes iguais, aos sobrinhos. Mas há uma irmã que só tem uma filha, outra, tem dois, e Ronaldo tem 5 filhos. Ronaldo ofereceu 60% do valor real das ações do grupo para pagar em 10 anos, o que foi considerado uma proposta indecorosa e sabe-se que ele nunca iria fazer um acordo razoável a todos. O que Ronaldo também quer são reduções de aluguel da TV. O que se tem como fato é que Ronaldo está temeroso que ação das irmãs vá à arbitragem fora de Belém, porque lá não terá chance. As três irmãs poderiam também exigir uma auditoria na empresa O Liberal, que poderia deixar Ronaldo em maus lençóis, e a curatela da mãe deles, D. Déa Maiorana, o que, em ambos os casos, nunca foram feitos.
Palavra de quem entende – Um atento observador dessa cena e conhecedor dos corredores do prédio de O Liberal comentou: “Dividir algo – bens, herança, etecétera… -, segundo Salomão, na Bíblia, é negócio difícil. Suponha que uma família de cinco irmãos tente. Um tem cinco filhos; outra tem três e uma terceira, apenas um. Como dividir salomonicamente? Quanto mais filhos, mais negócio. E quem tem apenas um, como fica? Não precisa voltar aos tempos bíblicos. O caso é aqui mesmo, em Belém. Livre pensar é só pensar, dizia a revista “Seleções”, que o Ronaldo Brasiliense lia enquanto durou”.
Veriano – Faleceu na segunda-feira, 6, aos 88 anos, o médico e crítico de cinema Pedro Veriano, que manteve uma coluna diária sobre a Sétima Arte por muitos anos no extinto jornal A Província do Pará. Veriano era muito respeitado pelos leitores e ajudou a formar uma grande geração de amantes de cinema em Belém.