Amazônia Vox na COP 16, na Colômbia, os premiados do Ampla Jornalismo, Célia Pinho de volta à antiga casa e muito mais
Belém, 22 de outubro de 2024 – As muitas novidades que já deram as caras, desde segunda-feira, 21, agora, chegam com mais vontade de comunicar e contar novidades.
FILOSOFIA – Mas antes de começar essa prosa, quero relembrar uma filosofia de vida que a grande fotógrafa Paula Sampaio, escorpiana como eu, sempre me falava: “Caríssima, eu não me ‘bato’. Eu sou tal e qual o velho chinês que senta à beira do rio para esperar o CADÁVER do INIMIGO passar boiando”. Ou para sermos mais científicos: “À cada ação corresponde uma ação igual e contrária”, mais conhecida como a Terceira Lei de Newton. Está bom pra vocês, seus feios?
E vamos de notícias desta que “fala mal da vida dos outros”, mas tem dez anos de estrada de fofocas e um prêmio Veado de Ouro – Mário Faustino, da Festa da Chiquita 2024, no currículo, com muita honra e orgulho. Me chama de feia, chama!
Célia – A eterna Musa do Jornalismo Paraense, Célia Pinho, está de volta à TV Record Belém. A princípio, ela fará umas intervenções à Célia no programa do Pimenta. Mas, em se tratando de Célia, muita coisa bacana pode estar vindo por aí.
Pedro – O jornalista Pedro Cruz, que foi do G1 Pará, deixou, agora, a Redação Integrada O Liberal. O foco dele está no projeto do VrdeBank, no qual é sócio e diretor de comunicação.
Sarah – Sarah Carvalho, depois de cinco anos, deixou a TV Liberal.
Danin na Fiepa – Ana Danin é mais nova integrante da comunicação da Federação das Indústrias do Pará – Fiepa.
ICAA – Liane Gaby, da agência Gaby Comunicação, começou a trabalhar no Instituto Cultural Amazônia do Amanhã como presidente da entidade, mas continua na agência também.
Temple – A Temple Comunicação, de Belém, mais uma vez teve seu trabalho reconhecido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje. A agência foi premiada nas categorias Multipúblicos, com o cliente mineradora Vale, no projeto que fala sobre o Círio de Nazaré que mora na memória de cada um, e em Público Interno com o cliente Vale Metais Básicos em estratégia de comunicação interna. No total, já são 26 prêmios conquistados pela Temple no maior evento da comunicação corporativa do país.
Premiados no AMPLA de Jornalismo – A reportagem premiada “Narcogarimpo: entenda como facções praticam crimes ambientais em áreas de garimpo no Pará” rendeu ao repórter da revista Cenarium, em Belém, Fabyo Cruz, o 1º lugar na categoria Estadual do 1° Prêmio Ampla de Jornalismo, que teve como tema o “Desenvolvimento Regional da Amazônia – Práticas e Soluções”; em segundo lugar, ficou a reportagem “Empreendedorismo Social”, da TV Cultura, reportagem de Andrea Teixeira; e em terceiro, a reportagem “A Moda que vem da Ilha do Marajó”, da rádio CBN Belém, reportagem de Iolanda Borges. Nessa mesma premiação, o portal DOL ficou em segundo lugar na categoria Digital, com a reportagem “O bionegócio de açaí que leva água potável à comunidade”, de Kleberson Santos. Na categoria Nacional, o segundo lugar ficou com a Rede Globo/ TV Liberal, com a reportagem “No Pará, agricultores respeitam a natureza e aumentam a produtividade”, uma produção de Evandro Santos e reportagem de Jalília Messias.
Amazônia Vox no Changemakers – A plataforma Amazônia Vox foi selecionada para o Changemakers 2024, um programa promovido pela Thomson Reuters Foundation, que reúne jornalistas e membros de Organizações da Sociedade Civil – OSC comprometidos em abordar questões urgentes de direitos humanos, cobertura climática, inovação no jornalismo e em promover sociedades mais justas e informadas. O Changemakers 2024 tem seis participantes que vão receber treinamento especializado e participar da Trust Conference, evento global que será realizado entre os dias 21 e 25 de outubro em Londres, no Reino Unido. Daniel Nardin já está por lá e em plena atividade.
COP 16 – O jornalista Cley Medeiros, do Amazônia Vox, faz parte do programa virtual da Earth Journalism Network – EJN para a cobertura da Conferência das Partes – COP16, de Biodiversidade da Organização das Nações Unidas. O evento será entre os dias 21 de outubro a 1o. de novembro, na cidade de Cali, na Colômbia. Jornalista de Manaus, AM, Cley encara a COP16 como um marco crucial nas discussões globais sobre biodiversidade, especialmente no contexto do Marco Global.
Marcelo – O jornalista paraense Marcelo Vieira, diretor de sustentabilidade da agência Approach/ Juntos, do Rio de Janeiro, também está na Colômbia para participar da COP 16. Em novembro próximo, ele e a jornalista, também paraense e da Approach, Gabriela Azevedo, estarão no Azerbaijão para a COP 29, que antecede a COP 30, em Belém.
Wagner na Globo – O fotógrafo Wagner Santana, do jornal O Liberal, foi convidado pela TV Globo Rio pra fazer as fotografias do clipe de final de ano da emissora com a atriz paraense Dira Paes.
Science Journalism Forum – Os jornalistas paraenses Joice Santos, Catarina Barbosa, Vanessa Monteiro e Kelvin Souza vão falar sobre a experiência deles de jornalismo e ciência na Amazônia no Science Journalism Forum, um encontro que reúne grandes nomes da divulgação científica mundial. A mesa será “A realidade da Divulgação Científica e Ambiental na Amazônia”, no dia 30 de outubro, no horário de Brasília. Se alguém ainda quiser se inscrever no fórum é só falar com eles, que têm cupom de 50% de desconto. A mesa vai ser toda em português, eles vão ser traduzidos para outras línguas.
Tricô – A jornalista paraense Dominik Giusti, que mora e trabalha em Brasília, está na série “Tricô da Biodiversidade”, uma iniciativa do Observatório das Economias da Sociodiversidade – ÓSocioBio para a COP16. Nesta segunda-feira, 21, quando começará a Conferência das Partes sobre Biodiversidade – COP 16 -, em Cali, na Colômbia, a série “Tricô da Biodiversidade”, que tem cinco vídeos que apresentam um panorama sobre a Convenção da Diversidade Biológica – CDB e os desafios da sua implementação.
PCCR da Funtelpa – O Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – PCCR, da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa recebeu apoio de deputadas e deputados na Alepa, na terça-feira, 15. Os servidores da Funtelpa estiveram junto com os diretores do Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA e do Sindicato dos Radialistas do Pará – Stert, na galeria da casa legislativa em manifestação a favor do PCCR. A deputada estadual Lívia Duarte, do PSOL, protocolou Projeto de Indicação, solicitando a adoção de medidas da presidência da Alepa para que o PCCR da Funtelpa saia do âmbito do executivo e chegue o quanto antes à Alepa para votação e consequente aprovação. O líder do governo na Alepa, deputado Iran Lima, saudou os servidores e se comprometeu em apoiar a pauta, assim como os deputados Carlos Bordalo, Elias Santiago, Coronel Neil e a deputada Paula Titan. O projeto beneficiará aproximadamente 150 servidores da Fundação. O Sinjor-PA e STERT-PA continuarão com as mobilizações internas e externas na Funtelpa pela aprovação do PCCR e por concurso público para a Rede Cultura, rádio, televisão e portal.
Festa do arromba – O casamento da jornalista Veríssia Nunes e Barbara Sordi foi no sábado, 19, no final da tarde, e foi uma festa das melhores. Felicidades!
Outro casamento – O repórter Diogo Puget, do SBT Pará, se casou com a dentista Camyla Mendes, na sexta-feira, dia 10
FOOFOQUINHA para não perder a “mão”:
Parece, eu disse, parece que Tutu anda escolhendo errado, cada vez mais, as brigas dele. Marminino, e não é que ele se meteu a brigar de novo, com Bruna Lorrane? A coisa foi feia e de baixíssimo nível que nem ouso reproduzir por aqui. Só sei que Tutu publicou uma nota sobre uma suposta tentativa de extorsão que teria partido do perfil Alfinetei contra o vereador recém-eleito André Martha. Era tanto enfia dedo aqui, dedo acolá, que até nem li o resto. Mas assim, Tutu…