Amazônia Vox promove workshop internacional, Festival Aceita foi um fracasso de público e de organização e outras notícias mais
Belém, 27 de agosto de 2024 – Depois de muitas chuvas e trovoadas, um bug cibernético daqueles imenso, este site ressuscitou. Como diria o cabo Daciolo, “Glória a Deusssssss!!!”
Amazônia Vox em workshop internacional – O projeto Amazônia Vox, em parceria com o Instituto Bem da Amazônia e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil realizou nesta terça-feira, 27, pela manhã, no auditório da Faculdade Estácio, no Reduto, o workshop internacional “Amazônia, ciência e vozes locais na cobertura jornalística climática”. O dia começou com a palestra do jornalista americano Andrew Revkin: “O essencial para iniciar cobertura jornalística na área climática”, seguido pelo painel “Vozes locais e a ciência na Amazônia: fontes para a cobertura climática”, com Joice Ferreira, da Embrapa; Angélica Mendes, do WWF; Jalília Messias, da Rede Globo/TV Liberal; e José Kaeté, ativista e comunicador indígena, com mediação de Daniel Nardin, do Amazônia Vox e Instituto Bem da Amazônia.
Danin na Feira do Livro – A jornalista Ana Danin fez sessões de autógrafos de seu livro infantil na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que se encerrou no domingo, 25.
Muniz – Nil Muniz começou em um novo cargo de analista de comunicação na agência MassMedia, de São Paulo – SP.
Mudança da Rádio Clube – Desde sexta-feira, 23, a Rádio Clube do Pará entrou em uma nova e deixou o dial 104,7, definitivamente, e passou a operar apenas no FM em 106,9. O tradicional e quase centenário AM 690 ficará funcionando até o mês de setembro próximo e depois será desativado. Portanto, de fato e de direito, a Rádio Club, uma das emissoras de rádio mais antigas do Brasil, migrou, de vez, do AM para o FM.
Primeiro romance de Zaghetto – A jornalista e escritora Sônia Zaghetto vai lançar o primeiro romance dela, “Histórias Escritas na Água”, que chega antes no Kindle e já está disponível na Amazon. Como o livro já está concorrendo ao prêmio Kindle de Literatura, está disponível por um valor razoável e para leitura gratuita aos assinantes do Kindle Unlimited. O livro é “Uma narrativa mágico-realista sobre o sentido da vida, o fluir da existência e a essencialidade da morte, representados num entrelaçamento de histórias de personagens profundamente humanos atormentados pela culpa”. Em dezembro deste ano, o livro será lançado em formato físico, em papel.
Nova rádio – No sábado, 24, foi lançada oficialmente a Rádio Web Banzeiro que pretende levar informação, cultura e a voz das comunidades da Amazônia para ainda mais pessoas.
Cabron internacional – A agência Cabron Estúdios, foi contratada pela Embaixada do Reino Unido para realizar a cobertura da visita e produzir materiais audiovisuais, quando o secretário de Energia e Carbono Zero do Reino Unido, Ed Miliband, estava em visita a Belém, na semana passada. Com isso, a COP 30 começa a marcar presença na cidade.
Luis Fernando – O jornalista Luís Fernando Machado, depois de um ano fora de Belém, está de volta e assumiu o cargo de gerente de projetos de impactos na ICAA.
Lorenzo Benício – O fofo Lorenzo Benício chegou. Ele é o terceiro filho da jornalista da TV Cultura, Andreia Teixeira. As irmãs dele, Giovanna e Bruna, o papai Bruno, além da mamãe Andreia, estão numa corujice só. Felicidades!
“Aceita” que foi um fracasso – O Festival Aceita, da produtora paraense Criattiva & Cavallero, de Lany Cavallero e Cássio Nogueira, no último final de semana em Belém, foi um show de desorganização e muitos problemas, mas no primeiro dia, na sexta-feira, 23, os poucos jornalistas de Belém que conseguiram ser credenciados no evento marcaram presença por lá.