Redações penalizadas por direitos desrespeitados, governador do Pará persegue imprensa em Ananindeua e muito mais
Belém, 30 de julho de 2024 – Estamos em meio à Olimpíada de Paris? Estamos! Mas as notícias não podem esperar, e infelizmente nem tudo são flores.
Grupo RBA – Os colegas jornalistas em Belém e no Pará estão precisando de uns banhos da Beth Cheirosinha, lá do Veropa, porque, olha, é paulada em cima de paulada, tudo na marcha à ré. No grupo RBA, houve corte do plano de saúde dos funcionários daqueles veículos. A informação é que a notícia causou alvoroço e tristeza, principalmente, na Rádio Clube do Pará, e que talvez haja uma debandada geral por lá.
Grupo O Liberal – Atravessando a avenida Almirante Barroso, lá pelos lados do grupo O Liberal, os jornalistas estão sendo advertidos “por escrito” ao menor deslize, como se esquecer de bater o ponto no intervalo dos turnos de trabalho. Só lembrando que “advertência por escrito” precisa passar antes por “advertência verbal”, se for o caso. Tá feia a coisa por lá também e o Sinjor-PA já entrou em campo para avaliar os casos relatados.
Ananindeua Online – Indo na direção de BR-316, chega-se em Ananindeua e, na semana passada, as perseguições do governo Helder Barbalho ao segmento de comunicação, no Pará, chegaram ao município vizinho. Depois da busca implacável aos sites e blogs da chamada “pequena imprensa” em Belém e até uma cidade do interior do Pará, entre 2020 e 2021, a polícia de Barbalho chegou em Glauco Santos, administrador da página, na internet, Ananindeua Online. Ele teve o celular apreendido e foi levado para a delegacia, por ação movida pela assessoria jurídica do governador Heldissssss, junto ao Ministério Público Estadual. Glauco Santos foi surpreendido na quarta-feira, 24, com um comboio de quatro viaturas da Polícia Civil, na casa dele. Os policiais apresentaram mandado judicial que acusava Glauco de estar “difamando o governador”, mediante a publicação de um “meme” (crimes cibernéticos). Os policiais filmaram a casa, apreenderam o celular e levaram o administrador para depor na Delegacia da Pedreira, em Belém, de onde foi liberado em seguida.
A Associação de Imprensa de Ananindeua (AIA) publicou nota afirmando que “é inaceitável que a liberdade de expressão seja cerceada, sob pretexto de crimes cibernéticos, especialmente quando se trata de uma clara tentativa de intimidação política. Exigimos o respeito irrestrito à Constituição Nacional, garantindo a liberdade de expressão e imprensa como pilares fundamentais da democracia. Estamos ao lado de Glauco Santos e acompanharemos de perto o desenrolar desse processo, fazendo valer os direitos e princípios que regem nossa sociedade”.
Temple tem CEO e novas diretoras – A Temple Comunicação, agência que é referência no Norte do Brasil, expande sua atuação com novos escritórios em Belo Horizonte e São Paulo, além de sua sede em Belém, e a criação do cargo de CEO. Com 120 profissionais em 11 estados, a agência busca se consolidar entre as 10 maiores do setor. Cleide Pinheiro, sócia-fundadora e agora CEO, destaca que a identidade amazônica da empresa evoluiu para um patamar nacional. A reestruturação inclui novas diretoras, como Gabriela Assayag na diretoria Comunicação Integrada, e Beatrice Rego na diretoria Comercial, além de focos em transformação digital e estratégias sociais. As novas diretorias reforçam as já existentes como as diretorias Administrativa, de Transformação Digital e de Estratégias Sociais, comandadas por Mirtes Morbach, Alexandre Ramôa e Alan Cativo, respectivamente.
Viggo no Lib – O enfant terrible Matheus Viggo, depois da RBA TV e Roma News, começou como jornalista na Redação Integrada O Liberal. Nesta terça-feira, 30, ele estreou o quadro Amazônia Pop no programa Tarde + Liberal, às 15h30.
Fabíola – Com atuação em comunicação corporativa, jornal impresso e órgãos públicos, Fabíola Batista é a nova coordenadora de comunicação da Ciclus Amazônia, uma empresa da CS INFRA, grupo Simpar. Nos últimos 15 anos, trabalhou em agências do Pará e nacionais, como sênior, coordenadora e gerente, nos atendimentos a empresas dos setores de finanças, indústria, logística, energia e gestão de resíduos.
Mais uma baixa na TV Liberal – O jornalista Rodrigo Vieira comunicou que a segunda temporada na TV Liberal chegou ao fim. Foram três anos no Marketing TV Liberal e mais dois anos iniciais, no Marketing do Grupo Liberal.
Filme paraense – Único projeto paraense aprovado no Edital Ancine 2022 Novos Realizadores, o longa-metragem de ficção “Flashdance TF” começou a ser rodado na segunda-feira, 29, em Belém. O filme é uma realização da produtora paraense Floresta Urbana e tem filmagens previstas por todo o mês de agosto, com locações no bairro da Terra Firme e centro da capital, com produção do casal de jornalistas paraenses Ismael Machado e Michelle Maia, e direção dele.
Sauma – O jornalista Jorge Sauma, que mora e trabalha no Canadá, terminou o curso a especialização em Marketing Digital pela George Brown College, faculdade canadense, em abril passado. Ele também começou a ministrar aula na área de comunicação em uma faculdade da província de British Columbia, a Glenn College. Ele também concluiu o curso de Análise de Desempenho Pro, promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em Belo Horizonte, no Brasil, em maio deste ano. Sauma segue trabalhando em uma empresa de Inteligência Artificial, com sede em Nova York e no Território MLS, portal de notícias esportivas da América do Norte, neste, como editor-chefe.
Conexão Oceano – A plataforma Amazônia Vox foi selecionada no edital Conexão Oceano da Fundação Grupo Boticário, com a jornalista Larissa Noguchi e o filmmaker Márcio Nagano que irão mostrar as águas salgadas da Amazônia, a conexão com o esporte e as iniciativas de conservação no litoral paraense. Os comunicadores foram os únicos amazônidas aprovados neste processo seletivo.
Morte de Sidou – Faleceu na semana passada o jornalista e escritor Francisco Sidou, aos 82 anos. Ele integrava a Academia Paraense de Jornalismo e teve uma atuação diversificada na imprensa paraense, na qual começou ainda na adolescência. Ele era articulista do jornal O Liberal e se aposentou pelo Banco da Amazônia, onde trabalhou durante 25 anos.
Briga de egos na RBA TV – Chega aqui “meu ponto” que uma apresentadora do programa Camisa 13, da RBA TV, tem uma sombra, uma inveja em silêncio – a pior de todas -, de uma coleguinha “de elenco”. Segundo consta, as duas já foram grandes amigas e parceiras nas mídias digitais, no passado, e atualmente, pouco se falam. Isso porque, no silêncio e na surdina, a invejosa fez pilotos para tentar puxar o tapete da amiguinha “titular do cargo”. A “fura olho” conseguiu tirar as férias da colega, e, à boca miúda, anda pedindo até para que a apresentadora titular adoeça e ela possa ocupar a vaga. Essas relações nada republicanas têm muito dessa gente invejosa.
1 Comment
[…] Dedé Mesquita […]
Comments are closed.