Redes sociais da Alepa ganham prêmio nacional, Chá de Canela está de volta, exposição de cartazes de cinema e muito mais

 Redes sociais da Alepa ganham prêmio nacional, Chá de Canela está de volta, exposição de cartazes de cinema e muito mais

Alepa está entre as redes sociais que melhor trabalharam a inclusão e a diversidade no País em 2023

Belém, 30 de abril de 2024 – Depois das chuvas e trovoadas de ontem, segunda-feira, 29, aqui no site, estamos de volta à programação normal, com notícias mais amenas, digamos assim, mas no final desta postagem tem uma denúncia sobre um certo site de Belém “bocudo”, que odeia dar folgas aos funcionários e anda promovendo “chupadas” descaradas de outros site, sem se dar ao préstimo de creditá-los.

NOTA DA REDAÇÃO – Sobre a nota, aqui no site, mostrando a questão das horas extras dos editores dos jornais do grupo O Liberal, o Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA esclareceu que não se trata de uma ação conjunta dos editores-assistentes, e sim uma ação coletiva do Sindicato, de anos atrás, que foi vencida nas duas instâncias na Justiça do Trabalho. A ação estava parada porque os trabalhadores não buscaram a Justiça para cobrar. No ano passado, o Sindicato se habilitou para representar os editores e fazer a cobrança no lugar deles, como é direito e dever da entidade. O Sinjor já cobrou as ações dos repórteres cinematográficos da TV Record e está cobrando as questões dos editores-assistentes do grupo O Liberal. A atual gestão do Sinjor-PA cobrou o pagamento das ações coletivas antigas e vai cobrar das novas e, ao receber valores, chama os trabalhadores para fazer os pagamentos a que eles têm direito, o que configura responsabilidade somente do Sindicato.

NOTA DA REDAÇÃO 2 – Devido a esse ganho dos editores-assistentes, por meio do Sinjor-PA, na Justiça do Trabalho, a direção do grupo O Liberal optou pelo intenso controle dos horários de entrada e saída dos funcionários. Reforço aqui, então, a informação da postagem de segunda-feira, 29.

Fernando é Mestre – Na segunda-feira, 29, o cineasta – e jornalista – Fernando Segtowick defendeu a tese de Mestrado e foi aprovado pelo programa PPGARTES/ UFPA. Ele escolheu o Cine Líbero Luxardo para defesa da tese que tem o tema “A Conquista da Floresta: Um processo poético-fílmico sobre a imagem da Amazônia”, com orientação do professor Sávio Stoco. Parabéns!

Fernando Segtowick na defesa do Mestrado no Cine Líbero Luxardo

Cleide na diretoria da Abracom – A sócia diretora da Temple Comunicação, Cleide Pinheiro, vai liderar o Conselho de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom. A posse oficial da nova diretoria para o biênio 2024-2026 foi realizada na quinta-feira, 25, no encerramento da Assembleia Geral Ordinária da entidade, ocorrida em São Paulo. Fábio Santos, da CDN, foi eleito o novo presidente da entidade e vai comandar a nova diretoria na sucessão a Daniel Bruin, da XCOM.

Cleide Pinheiro, à direita, e outros membros da diretoria da Abracom

Novo teatro – A jornalista Dani Franco, que teve uma passada recente pela Secom-PA, é a diretora do Teatro Municipal de Ananindeua, que será inaugurado nesta quarta-feira, 1º, com a encenação do espetáculo “Virgínia”, escrito e interpretado pela atriz Cláudia Abreu. Além de diretora, Dani também é presidente da Fundação Parque Vila Maguary, onde o teatro fica localizado.

Dani Franco encara nova função cultural em Ananindeua

Coordenador – O jornalista, escritor e professor Thiago Barros assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura na Unama. Barros tem muita experiência como professor e profissional no mercado paraense.

Thiago Barros assumiu um cargo de coordenador na Unama (foto de Bruno Carachesti)

Exposição de cartazes – A exposição “Ontem nos cinemas: arqueologias fotoafetivas”, do crítico de cinema e jornalista Adolfo Gomes, será aberta nesta terça-feira, 30, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia, em Belém. Com curadoria de Adolfo, a exposição é uma imersão por meio dos cartazes e fotos que ele reuniu durante muitos anos de cinefilia e colecionismo, contextualizando a publicidade em torno dos filmes, quando ele frequentou sessões dos cinemas Olympia, Palácio e 1, 2 e 3, na capital paraense. A programação da exposição terá também a oficina “Introdução à cinefilia: memória, pensamento crítico e curadoria”. A entrada é gratuita.

Exposição de cartazes de filmes de cinema que foram colecionados por Adolfo Gomes abre nesta terça-feira, 30

Prêmio para Alepa – As redes sociais da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa foram reconhecidas, em Florianópolis – SC, como uma das instituições públicas de todo Brasil que mais promoveram a inclusão e a diversidade em 2023. A premiação “Social Media Gov de Comunicação Pública” foi realizada na sexta-feira, 26, e contou com a presença de instituições públicas municipais, estaduais e federais. O @alepa.oficial é o perfil com maior envolvimento, engajamento, visualizações e comentários entre todas as redes dos legislativos estaduais do Brasil, segundo a plataforma Social Media Gov.

O jornalista Rogério Paiva recebeu a premiação em nome da Alepa

Daleth em Brasília – Daleth Oliveira, jornalista da ONG Uma Gota No Oceano, participou do Acampamento Terra Livre – ATL, em Brasília, a maior Assembleia dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil, durante os dias 22 e 26 de abril. Durante essa semana, ela participou de reuniões importantes nos ministérios do Governo Federal e atuou também na comunicação do ato contra o projeto da ferrovia Ferrogrão, na Marcha do ATL.

Daleth Oliveira esteve em Brasília no Acampamento Terra Livre

Chá de Canela de volta – Nesta terça-feira, 30, ao meio-dia, está de volta o videocast Chá de Canela em uma nova temporada de assuntos tabus e polêmicos das rodas de conversas entre amigas. O primeiro episódio está no YouTube de http://oliberal.com e também pelas principais plataformas de streaming. A apresentação é das jornalistas Ana Carolina Matos e Bruna Lima, com gravação e edição de Adailton Aviz. O episódio desta terça-feira tem a participação de Fernanda Jaime e fala sobre um assunto que provocou muita polêmica, anos atrás, o perfil no Facebook “Macho na Roda Belém”. Fernanda foi uma das denunciantes e espectadora assídua do perfil, recordou alguns casos da época e contou muita coisa cabulosa no papo.

Nova temporada do videocast Chá de Canela já está no ar

Eko recebe – Na semana passada, o Ecoparque da empresa de cosméticos Natura, em Benevides, na Região Metropolitana de Belém, completou dez anos. A agência Eko, que faz a assessoria da empresa, levou um time de jornalistas para celebrar junto.

Denílson d´Almeida, Matheus Viggo e Andreia Espírito Santos foram alguns dos jornalistas convidados da agência Eko, para o evento da Natura, que teve também show da banda Fruto Sensual

Gaby Comunicação é anfitriã – O Boulevard Shopping Belém celebrou os 15 anos, completados em novembro, com o Prêmio BLVD Moda e Arte. O lançamento foi na quarta-feira, 24, em evento exclusivo para convidados, com show do trio de MPB Gilsons. O projeto foi apresentado pelo diretor criativo e fundador da São Paulo Fashion Week – SPFW -, Paulo Borges. A agência de do shopping, Gaby Comunicação, foi a anfitriã do evento que contou com a presença de muitos coleguinhas da imprensa de Belém.

Renata Maciel, Liane Gaby, coordenadora da Gaby Comunicação, e Luciana Carvalho, as “meninas da Gaby”
Turma da TV Liberal no evento de aniversário do Boulevard Shopping

Não tem “ascondição” – É, meus colegas, fazer um site de notícias não é fácil, não. Aquele já famoso site, que se gaba de ser o “terceiro mais acessado no estado do Pará”, não se emenda. Nesta terça-feira, 30, o portal Olavo Dutra, por meio do coordenador do veículo, o jornalista Olavo Dutra, disse com todas as letras, em um grupo de WhatsApp, que o site “chupa” reportagens de Dutra e equipe e nem se dá ao préstimo de creditar os verdadeiros autores da reportagem. O que sabemos é que “esse site” está quase sem funcionários, sendo que um deles saiu no dia 15 passado e na semana passada, o publicitário/social mídia saiu também. E tem mais, o chefe por lá, DB, acha que pelo fato do trabalho ser home office, pode exigir que parte da equipe esteja à disposição 24 horas, e folga por lá tem que ser, praticamente, na “marra”. Quem ficou nas redes sociais do site, agora, é editor de vídeo. Para corroborar o questionamento de Dutra, o que me chegou aqui é que uma das regras impostas por DB, na redação, é não dar os créditos, mesmo. Mas assim, papai, até eu faço mel!

Reportagem que o jornalista Olavo Dutra mostrou ser cópia do site dele, sem que os créditos fossem dados