Grupo O Liberal estaria em “guerra” novamente, professora da UFPA acusada de racismo, Mamacita de Ananindeua em pauta de novo e mais e mais

 Grupo O Liberal estaria em “guerra” novamente, professora da UFPA acusada de racismo, Mamacita de Ananindeua em pauta de novo e mais e mais

Irmãos Maiorana, Ângela, Rosângela e Ronaldo, em um evento do grupo O Liberal, anos atrás

Belém, 9 de abril de 2024 – Olha, tem dias em que atualizar este site chega a ser doloroso de tanta coisa que aparece e que eu nem gostaria de estar divulgando, mas notícias nem sempre são as que queremos. Então, vamos nessa.

Outra guerra pelo poder no grupo O Liberal? – Uma notícia passou um tanto despercebida aos olhos de muita gente em Belém. Mas os olhos atentos de outros, como o do jornalista Lucio Flávio Pinto, notaram que há algo de diferente nas páginas 2 dos jornais O Liberal e Amazônia, do grupo O Liberal, especialmente, no rodapé dessa página, no expediente: o nome de Rosângela Maiorana, a Loloca, não aparece mais como diretora administrativa do grupo. Agora, somente estão os nomes de Ronaldo, o presidente executivo, e o de Rose, a diretora comercial. Assim, um expediente de jornal não se muda, da noite pro dia, a não ser que alguma coisa séria tenha ocorrido, como a morte de alguém da diretoria, ou uma pessoa tenha sido afastada do cargo. Como é de conhecimento de todos, Romulo Maiorana Jr., o Rominho, foi destituído do cargo de presidente da Delta Publicidade, empresa que comanda o grupo, em um sábado, em 30 de setembro de 2017, em decisão tomada pela Assembleia Geral da empresa. No lugar dele, assumiu o irmão Ronaldo, que era diretor jurídico da empresa, tendo sua irmã, Rosângela, como vice-presidente da empresa, que edita os jornais O Liberal e Amazônia e administra a TV Liberal. A briga dos irmãos pelo controle da empresa já vinha de alguns anos. Rominho tentou desfazer as decisões tomadas por seus cinco irmãos – Ângela, Roberta e Rose, além de Ronaldo e Rosângela, mas como, somados, eles são acionistas majoritários – 56% das ações -, não conseguiu desfazer a deliberação da assembleia. E agora, na semana passada, houve essa ocultação do nome de Rosângela no expediente dos jornais. Em 2017, Rominho classificou o afastamento dele como “um golpe”. Será que outro similar se avizinha das dependências do grupo, no bairro do Marco?

Expediente de O Liberal no dia 1 de abril de 2024, segunda-feira
Expediente de O Liberal mudado, como estava na edição do dia 5 de abril de 2024, sexta-feira

Nara Bandeira em Oxford – A apresentadora, editora chefe e gestora de jornalismo do SBT Pará, Nara Bandeira, está participando de um treinamento promovido pela Associated Press – agência de notícias independente – em Oxford, na Inglaterra. O AP Climate Storytelling Workshop é realizado durante o Skoll World Fórum – um evento que reúne pessoas do mundo todo para debater problemas urgentes, como as mudanças climáticas. Nara foi indicada pelo SBT para participar de uma seleção, foi aprovada, agora está no evento em um grupo de jornalistas de veículos brasileiros e internacionais, e ela é a única jornalista da região Norte nesse treinamento, representante do SBT nacional, inclusive.

Nara Bandeira está em um treinamento na Universidade de Oxford, em Londres, Inglaterra
Grupo de jornalistas da TV Record, Record News, G1, TV Globo, Valor Econômico, Estadão, TV Cultura, SBT (SBT Pará)

Helena – A jornalista Helena Saria passou na seleção para o Doutorado em Ciência Política na UFPA, e agora está dividindo o tempo dela entre a comunicação da FCP, o Sinjor-PA e o doutorado.

Helena Saria passou no Doutorado

FCP – Só reforçando a mudança na comunicação da Fundação Cultural do Pará, na gerência está com Elisângela Soares, com passagens pelo SBT-Pará e Secom-PA, e Helena Saria voltou à FCP, na qual é assessora de comunicação.

Elisângela Soares está como gerente de comunicação da FCP

Locutora – Luana Mattos é a nova voz na apresentação e locução na rádio 99 FM, do grupo RBA. A paraense Luana é moradora de Ananindeua, descobriu o talento pela locução ouvindo o seu maior exemplo, a locutora Heloísa Huhn. Começou em rádio-poste na feira do bairro do Curuçambá e depois atuou em várias rádios comunitárias, como Digital FM, Mega Cidade e Distrital FM, sendo uma das vozes mais conhecidas de Ananindeua. Luana foi escolhida e é a aposta do diretor da rádio 99 FM, Jorge Kobara, assumindo os programas Top 99 e Domingo Swing e Cerveja, ambos apresentados, no passado, por Heloísa Huhn. No carnaval deste ano, Luana fez dupla com Renato Abreu na cobertura dos desfiles de carnaval na Aldeia Cabana para um podcast local.

Luana Mattos está na rádio 99 FM
Luana Mattos e Renato Abreu na cobertura do carnaval 2024, na Aldeia Cabana

Sinjor mudou de casa – A partir desta quarta-feira, dia 10, a sede do Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA e os atendimentos sindicais passam a ser realizados em novo endereço, na travessa Vileta, número 2618, no bairro do Marco, para proporcionar  um melhor atendimento à categoria.

Anote o novo endereço do Sinjor-PA

Belém Tem Disso – O projeto Belém Tem Disso! completou 20 anos de história no dia 4 de abril. Para comemorar a data, agora, toda semana, durante o mês de abril, vai ser compartilhada uma série especial com os melhores desenhos criados pelo artista Sergio Bastos. Todos podem acompanhar essa jornada de arte e inspiração, que retrata histórias e personagens da “Cidade das Mangueiras”, no link https://www.instagram.com/belemtemdissooficial/

São 20 anos contando a “Cidade das Mangueiras”

Mestre – Christian Maciel se tornou Mestre em Ciências da Comunicação pelo PPGCOM-UFPA, com uma pesquisa científica sobre os ecossistemas comunicacionais na festa da aparelhagem Crocodilo, que teve orientação do professor Fábio Castro. As defesa e aprovação foram realizadas na sexta-feira, dia 5.

Christian é o novo Mestre em Comunicação

Rádio Cultura FM premiada – A Rádio Cultura FM 93.7 ganhou um prêmio nacional de jornalismo no dia 3 de abril passado. O reconhecimento foi na categoria Mídia Eletrônica Rádio, no prêmio da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, de São Paulo, com o conteúdo produzido e finalizado pelos jornalistas Ana Teresa Brasil, João Paulo Seabra, Felipe Feitosa e Ivo Souza. A série de quatro reportagens abordou como a falta de manutenção em equipamentos elétricos ou ferramentas de transmissão de energia elétrica pode trazer, além de prejuízos materiais, risco à vida da população.

Ana Teresa Brasil (foto de Camila Lima)
João Paulo Seabra (foto de Camila Lima)

Layla chegou – No dia 29 de fevereiro chegou a bebê Layla, segunda filha da jornalista Roberta Corrêa, da Comus/ Agência Belém. Roberta e Albert já são pais do Lael. Parabéns e felicidades!!!

Lael corujando a irmãzinha Layla

As outras fofocas da semana – A professora e jornalista Ana Lúcia Prado, do curso de Jornalismo da UFPA, foi acusada de “racismo” pelo Centro Acadêmico de Comunicação – CACO, porque teria impedido uma aluna quilombola do curso de frequentar as aulas dela, Ana, “por não ter capacidade de apreender o que estava sendo ensinado”, segundo postagem do CACO. Isso foi em setembro do ano passado, mas, agora, surgiu a informação de que Ana teria denunciado a aluna “por calúnia”, o que motivou a reação do CACO. E está assim: nesta quarta-feira, 10, o CACO promove um Ato Anti-Racista, na UFPA, mas na segunda-feira, 8, passou a circular um abaixo-assinado de apoio à professora Ana Prado.

Professora Ana Prado
Apoio à professora Ana Prado

Mamacita de Ananindeua na “boca do povo” – Vamos convir que Mamacita do Mal de Ananindeua está até calma nos últimos tempos, mas em momentos de politicagem, com Heldisssssss em plena guerra contra a República de Ananindeua, leia-se, o prefeito Dr. Daniel, Mamacita voltou com tudo ao noticiário. E olha, perto das coisas que estão falando da moça, as minhas postagens sobre ela foram até angelicais. Só vou deixar essa postagem da língua-mais-ferina-do-Oeste, Bruna Lorrane, para que vocês tenham uma leve ideia do que está acontecendo.

Postagem de Bruna Lorrane, desta terça-feira, 9