Oportunidade para jornalistas recém-formados, Barbie ataca de novo, Keyla Negrão ressurge e outras mais
Belém, 6 de fevereiro de 2024 – A postagem desta terça-feira, 6, traz oportunidade para jornalistas no último ano da faculdade e/ou recém-formados, fofoquinhas nas redações, com uma Barbie mostrando as garrinhas e uma rádio perdendo, assim, de graça, seus melhores valores, noivado e mudanças nas redações. Como diz o o outro lá “tem de um tudo”
Oportunidade – A agência Carta Amazônia, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, por meio do programa TechCamp, do Laboratório de Jornalismo Enóis, lançou, no último dia 31 de janeiro, o projeto Escola Carta Amazônia de Jornalismo Socioambiental. A iniciativa é destinada a estudantes de comunicação social do último período da faculdade e jornalistas recém-formados e promoverá a capacitação profissional sobre a cobertura da pauta socioambiental na região amazônica. São 20 vagas destinadas a participantes de todo País. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro de 2024, sábado, pelo formulário online disponível no site www.cartaamazonia.com.br. O curso terá a duração de dois meses e será realizado em formato online, com aulas ao vivo e atividades assíncronas, que serão ministradas por comunicadores indígenas, especialistas em meio ambiente e jornalistas experientes na cobertura de temas socioambientais na Amazônia. O projeto também conta com o apoio institucional da Abaré Jornalismo, Correio do Lavrado e Organização Repórteres Sem Fronteiras -RSF. A seleção dos participantes será baseada na análise do currículo e na qualidade da carta de intenção. Informações estão disponíveis no edital da seleção da escola, publicado no site Carta Amazônia. Em caso de dúvidas para preencher o formulário, entre em contato pelo e-mail: escolacartaamazonia@gmail.com
Liberal + – Na sexta-feira, 2, o grupo O Liberal fez o lançamento de mais novo produto: a Liberal +, que traz o slogan “Você ouve e vê de onde estiver”. A nova emissora, com frequência 98,9, tem um estúdio panorâmico e tecnológico, vasta programação jornalística, e reúne conhecidos nomes do rádio paraense, agora também terão participação em vídeo, como Jefferson Lima, Paulo Fernando – Bad Boy e Rodolfo Souza, além de Abner Luiz, Luiz Antônio, Cira Pinheiro e Elisa Vaz & Felipe Campos, que assumem a programação à tarde. A Liberal + estará integrada ao YouTube e Facebook de O Liberal e ao portal OLiberal.com, em áudio e vídeo. Com o lançamento, o grupo de comunicação diversifica seus canais de transmissão, mas também proporciona uma sinergia inédita entre diferentes formas de mídia, ampliando o alcance e a acessibilidade do seu conteúdo inovador e de alta qualidade.
Brito – O jornalista paraense José Brito, que recentemente deixou a Globo News, aceitou o convite para deixar as produções e reportagens, por ora, e integrar o time de coordenadores de comunicação do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Mudança – A jornalista Kátia Aguiar, que integrou por muitos anos a comunicação da Secretaria de Estado de Transportes – SETRAN, assumiu a comunicação da COHAB.
Alice – A coleguinha Alice Martins foi a única jornalista brasileira selecionada para a 1ª bolsa anual da Earth Journalism, instituição dedicada à promoção do jornalismo ambiental em todo o mundo. Além dela, são bolsistas do México, Quênia e Trinidad & Tobago. O tema dela é Oceano. Alice representa a América do Sul, o Brasil, a Amazônia e é a única mulher bolsista do grupo.
Noivado – E como Alice estava em Londres para aprofundar os conhecimentos nas quatro áreas de trabalho, o namorado dela, Matheus Melo, aproveitou a viagem para pedi-la em noivado. E ela aceitou. Felicidades ao casal!
A volta da que não foi – Keyla Negrão, sempre ela, deixou a coordenação da Comus/Agência Belém, mas não largou o osso. Ela passou ao tal Comitê Executivo Municipal da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, sob a coordenação de Marinor Brito, desde que saiu da Comus. Antes não estava assinando matéria, mas na sexta-feira, 2, a bonita, humildemente, assinou a primeira. Tão fofa!
Debandada na CBN – Desde o final do ano passado, a rádio CBN Belém vem perdendo profissionais. Segundo fontes, por insatisfação, funcionários deixaram a emissora nos últimos meses. Gilmar Pretti, um dos mais talentosos, aceitou convite para a TV Cultura. A rádio perdeu também as repórteres Danielly Gomes, que já ganhou alguns prêmios nessa rádio, e Tamiris Amorim. O que se comenta é que, antigamente, quem estava na CBN ficava mesmo com o salário baixo, porque o nome da rádio é muito forte. Agora, na primeira oportunidade, os profissionais pedem para sair. De jornalista mulher, por lá, só a coordenadora. E, pior, a rádio, acabou com a editoria de esportes, não há mais transmissões esportivas, que era um ponto forte da emissora. Mas assim…
Barbie demorou, mas mostrou as garras – Demorou, demorou só um pouco, mas a Barbie do jornalismo paraense mostrou as garrinhas muito bem tratadas e esmaltadas. Já era esperado e eu cantei essa pedra, meses atrás. Chega por aqui na redaciones: quem anda deixando um rastro de antipatia é a super simpática, #sqn, Natália Kawhage. A moça tem dado chiliques nos grupos de WhatsApp dos jornalistas da RBATV. Minha fonte conta que, quase diariamente ela se dá ao desfrute de dar aulas de jornalismo, exigindo coisas e mais coisas da equipe de produção. Sendo que ela não mexe um dedo para execução do programa que tem a direção do jornalista Eduardo Marques. Na época em que a bonita chegou, os colegas a receberam muito bem, e agora, afirmam que não suportam mais as crises de estrelismo dela dentro da empresa. Achando que sabe tudo, a jornalista reprova o trabalho de vários colegas. O que se comenta, à boca pequena, é que Barbie fake estaria pretendendo ficar no lugar do gerente de jornalismo da RBA {Álvaro Borges, meu colega, fica de olho!}. A justificativa dela: ninguém sabe nada e ela sabe tudo, afinal, ela é “dotôra, “deixe ela!”. A fonte aqui do site disse estar muito solidária aos colegas que têm que suportar essa coleguinha de trabalho.