Assédio moral no Núcleo de Mídias Digitais da RBA, demissões em O Liberal e DOL, campanha ao Sinjor pega fogo e muito mais

 Assédio moral no Núcleo de Mídias Digitais da RBA, demissões em O Liberal e DOL, campanha ao Sinjor pega fogo e muito mais

Sede do grupo RBA, no bairro do Marco, em Belém, onde a “torre pega fogo”

Belém, 7 de novembro de 2023 – Olha, olha, se na semana passada, as notas por aqui foram quase “cheirando a rosas” de tão lights, te prepara que hoje, 7, algumas das notícias a seguir estão bem apimentadas. E vamos logo começar:

O Liberal – Laiana Damasceno, que começou como free lancer em setembro passado no grupo O Liberal, é a mais nova repórter desse veículo de comunicação.

Laiana Damasceno é a nova repórter de O Liberal

Demissões – Por outro lado, o grupo O Liberal continua na política de demissões de jornalistas que têm mais tempo “de casa”. Na sexta-feira, 3, Cary John, com quase 30 anos no grupo, entre reportagem, edição e coordenador de redação, foi demitido; na segunda-feira, 6, foi a vez de Enize Vidigal, que tinha mais de 20 anos entre as editorias de política, polícia e cultura.

Cary John deixou o jornal O Liberal

Ataques – A demissão de Enize transparece algo mais grave, porque ela é presidente da comissão de eleição 2023 do Sindicato de Jornalistas do Pará – Sinjor-PA, e está recebendo constantes ataques direcionados pela chapa de oposição à atual diretoria do Sindicato, dos jornais O Liberal e Diário do Pará e também dos sites O Antagônico, Pará Web News e O Estado do Pará On Line. A atual diretoria do Sinjor-PA publicou nota de apoio à Enize.

Enize Vidigal tem sido alvo de constantes ataques de jornais e sites

Outra demissão – Outra demissão polêmica foi a do repórter Magno Fernandes, da editoria de esportes do portal Diário on Line – DOL, do grupo RBA. No mês passado, Magno recebeu punição desse veículo, depois que uma reportagem escrita por ele, sobre o acesso do Paysandu à Série B, foi colocada erroneamente no ar por outro profissional que estava responsável por isso.  Quase um mês depois, Magno foi demitido.

Magno Fernandes deixou o portal DOL em meio a uma história bem nebulosa

Assédio moral e outras mais – Por falar no grupo RBA, as coisas se complicaram lá por conta da revolta dos funcionários do Núcleo de Mídias Digitais, que fizeram denúncias de assédio moral e ‘otras cositas más’ promovidas por duas pessoas desse setor, uma é a gerente, D.C., com apoio do social media, R.A., que, como disse a denúncia “É o cão!”. O pior é que ele – R.A. – estaria vendendo matérias para redes sociais, sem a diretoria da RBA saber; usaria o programa Canva da empresa para fazer trabalhos de fora dele, o famoso “chen”; e tudo seria sob a conivência da coordenadora do setor, D.C., que é muito amiga de R.A. Recentemente, 12 pessoas do Núcleo de Mídias fizeram inúmeras denúncias a Jader Barbalho Neto, que, na teoria é o supervisor do Núcleo de Mídias. O rapaz, bem novinho, por sinal, é a terceira geração de Barbalho que começou a trabalhar na empresa, como este site já publicou. Neto é filho de Jaderzinho, o ministro, e sobrinho do gove Heldissss. Sem ter muito o que fazer, Neto aconselhou aos funcionários que levassem as denúncias ao RH da empresa, o que começou a ser feito na segunda-feira, 6. Mas assim…

Campanha pegando fogo – Nessa campanha à eleição do Sindicato dos Jornalistas, dentre os vários ataques da chapa de oposição a Vito Gemaque, atual presidente do Sinjor-PA, um deles foi que ele seria “racista”. A direção do Sindicato denunciou o crime de calúnia, supostamente cometido pela Associação Internacional dos Jornalistas da Amazônia – AIJAM, ligada à chapa de oposição, em nota publicada por essa associação, na imprensa, no último sábado, 4. Gemaque registrou um Boletim de Ocorrência na segunda-feira, 6, na Delegacia da Polícia Civil do Pará. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Vito se defendeu e disse que tem como provar que a nota é mentirosa, e afirma ainda que essa não é a primeira vez que é atacado em meio à campanha da eleição do sindicato. A nota sobre Vito foi reproduzida pelo jornal Diário do Pará.

Vito Gemaque é candidato à reeleição no Sinjor-PA

Amazônia Vox – O Amazônia Vox foi um dos selecionados, entre 80 iniciativas de todo País, como um dos “casos de sucesso” do programa Acelerando Negócios Digitais, realizado pela Meta e pelo International Center for Journalists – ICFJ. O idealizador da plataforma, Daniel Nardin, participou em São Paulo de uma mesa de debates, nesta terça-feira, 7, sobre inovação no jornalismo e apresentou o projeto para jornalistas, representantes de associações e empresas de mídia e investidores. Além de São Paulo, o Amazônia Vox também será apresentado, nesta semana, em evento semelhante do ICFJ em Recife-PE, sendo o único escolhido para dois dos quatro eventos regionais da Meta/ICFJ no Brasil.

Daniel Nardin em evento da Meta em São Paulo
Mesa redonda da qual Daniel participou

Amazônia+ – O Instituto Amazônia+, gerenciado pelo jornalista Reginaldo Ramos, trabalha projetos e conteúdos pautados para a Amazônia paraense, já com foco na COP-30, conferência para o clima que será no Pará em 2025. Para 2024, terá novas edições do “AgroAmazônia”, sobre o setor produtivo do Pará; a terceira temporada da “Expedição Jornalística Amazônia+”, que mostrará a riqueza histórica, cultural e social das cidades do Marajó; e o ainda embrionário “Laços da Amazônia”, que irá destacar as vozes dos povos originários e quilombolas da Amazônia paraense. A inédita série “Raízes de Belém” mostrará a evolução de Belém, a riqueza arquitetônica, o cotidiano e os segredos dos bairros da capital. As reportagens são de Reginaldo Ramos e produção da agência R3-Comunicação. A produtora R3-Comunicação dispara seus conteúdos para TV aberta e fechada e agora também conta com o portal https://www.amazoniamais.tv.br/ que caminha para ser a primeira Web-TV do Pará, com grade 24 horas no ar.

Reginaldo Ramos faz a reportagens e coordena o Instituto Amazônia+
Equipe da produtora R3-Comunicação em gravações por essa Amazônia paraense afora

Infantil por Ana Danin – A jornalista Ana Danin vai lançar o primeiro livro dela, a história infantil “Teca, a Gata Sapeca”, um convite a brincar e criar memórias afetivas com as crianças. Em breve, ele estará disponível online e também haverá um lançamento presencial. Quem mora em Belém, no Pará, não precisa esperar: é só enviar WhatsApp para 91 98427-9120 que Danin faz a entrega. O valor do livro é R$ 49,90 e os pagamentos podem ser feitos por pix no e-mail anadanin@gmail.com

Ana Danin lança seu primeiro livro “Teca, a Gata Sapeca”

Livro de Fabiana – A jornalista e professora Fabiana Moraes, da Universidade Federal de Pernambuco, lança em Belém, na sexta-feira, dia 10, o livro “A Pauta é uma Arma de Combate”, da editora Arquipélago, que reflete sobre o jornalismo, especificamente sobre a pauta, como tecnologia para um agir. Será às 10 horas, seguida de conversa com a autora, no auditório do PPGCom/UFPA.

Fabiana Moraes lança livro na sexta-feira, 10, na UFPA

Congresso – O XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça – Conbrascom ocorre entre os dias 8 e 10 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, em Belém-PA. Dentro da programação, a jornalista paraense Cristina Serra lança o livro “Nós, Sobreviventes do Ódio”.

Cristina Serra lança livro em congresso em Belém

Seabra – O fotógrafo Marcelo Seabra, depois de ser demitido pela Secom-PA, voltou à carreira de corretor de imóveis, na qual está fazendo muito sucesso. Sob o CRECI 9426, ele já vendeu três lotes de um empreendimento em Belém. Seabra continua também na carreira de fotógrafo e começou o projeto “Expedição On Off Road Photo”, que teve início pela capital paraense.

Marcelo Seabra em meio a fotos e empreendimentos imobiliários
Foto de Marcelo Seabra