Na discussão de jornalistas no Círio apareceram PMs, RedeTV Belém cobre procissão com equipamentos penhorados e outras notícias mais

 Na discussão de jornalistas no Círio apareceram PMs, RedeTV Belém cobre procissão com equipamentos penhorados e outras notícias mais

Foi nesse mundo de gente, na chegada do Círio 2023, que quase uma discussão acaba muito mal (foto de Tarso Sarraf)

Belém, 10 de outubro de 2023 – Depois de muito trampo no Círio de Nazaré, as coisas parecem estar mais calmas e temos algumas novidades por cá.

Confusão na praça Santuário – No dia do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, domingo, 8, na chegada da procissão à praça Santuário, uma situação quase acaba em um problema mais sério. O site recebeu informações e apurou outras tantas. A história passa por jornalistas nervosos, cansados e um tanto intolerantes, tudo porque, e, ATENÇÃO para quem não sabe: os praticáveis de cobertura que ficam DENTRO da praça Santuário são, digamos assim, de quem pagar – CARO – por eles e são privados. Só que isso, além de não ser divulgado a todos, NÃO tem uma identificação a quem os benditos praticáveis foram alugados e por uma boa graninha, R$ 1.500,00. Houve, este ano, três emissoras que se dispuseram a pagar por esses espaços: TV Cultura, TV One/Rauland e SBT Pará, que os negociaram diretamente com a empresa LOC Engenharia. No domingo, 8, os praticáveis ficaram lotados pelos coleguinhas que sempre querem um bom lugar para registrar a chegada da Santa, mas os “donos” reclamaram muito e as discussões ficaram acaloradas. Tão acaloradas que a equipe de TV One/Rauland reportou a confusão à assessoria do Círio, que reportou à Diretoria da Festa de Nazaré -DFN, que, incontinenti, mandou dois PMs para resolverem a situação. Não estou aqui tirando a razão de ninguém, já que todos parecem ter as suas motivações e elas me foram amplamente relatadas. O que me preocupa, e aqui é uma temeridade muito minha, é que se esses policiais chegassem aos colegas jornalistas como um pezinho na truculência e todo mundo já de cabeça quente? Sabemos que policiais, demandados de poder, não agem da maneira mais “delicada”, por assim dizer. E se eles resolvessem deter algum dos jornalistas? Imaginemos o tamanho da confusão. Então, faço uma retrospectiva: 1) Diretoria da Festa de Nazaré, vamos identificar os benditos praticáveis privados. Coloquem uma placa-outdoor de identificação. 2) Coleguinhas, os praticáveis dentro da praça Santuário têm donos. 3) Coleguinhas II, custa ser mais solidário[a] e empático[a] com os outros colegas? 4) E, ‘pelamordanaza’, mantenham a PM longe de jornalistas. Essa aproximação nunca, nunca deu certo. 5) Esse Círio foi muito estranho mesmo!

NOTA DA REDAÇÃO: ainda no tema acima, recebi DUAS informações, nesta quarta-feira, 11:

1) um colega que estava perto da “treta”, mas totalmente isento, me disse que, sim, os policiais chegaram com os coleguinhas exatamente do jeito que eu imaginei: nada compreensivos ou como falamos no Pará, “já querendo arrepiar” com os jornalistas. Não foi o que eu falei?

2) segundo a assessoria do Círio de Nazaré, quem deve identificar os praticáveis “privados” são as emissoras que os alugou. E, ainda segundo a assessoria, “TV Cultura e SBT estavam, sim, identificados”.

Varanda barra jornalistas – Outra desse Círio foi que a produção da Varanda de Nazaré, ao contrário de anos anteriores, barrou jornalistas no famoso lounge, no armazém 3 da Estação das Docas, onde todos convidados “dão pinta”, e deixou apenas os influencers, “e seus milhares de seguidores”, fazendo suas lives, reels, stories por lá. Os jornalistas ficaram na bronca e os assessores de imprensa do evento não sabiam onde “enfiar a cara” de tanto constrangimento. Tudo ordem da tal produção.

Mudanças na RBA TV – Diego Beckman deixou a produção da emissora e continua apenas no portal DOL. Ele foi substituído por Jamille Marques, que era estagiária, e foi contratada para a produção na RBATV. Para a produção, também foi contratada Letícia Corrêa. Valter Lobato, ex-RedeTV Belém, está na reportagem da RBATV. E o Edimar Assunção, como falei em postagem passada, que era da produção e assumia, muitas vezes, a função de repórter, agora, está oficialmente na reportagem da emissora.

Valter Lobato é repórter na RBA TV
Jamile Marques é produtora na RBA TV
Edimar Assunção passou, oficialmente, à reportagem da RBA TV (foto de Adriano Nascimento)

Zé Brito – O jornalista paraense José Brito, depois de trabalhar nas televisões Record e CNN Brasil, em São Paulo, começou na segunda-feira, 9, na produção de reportagens investigativas na Globo News.

José Brito está, agora, na Globo News

Luciana – Luciana Carvalho começou em um novo cargo de assessora de imprensa na agência Gaby Comunicação e também como repórter na Redação Integrada O Liberal.

Luciana Carvalho assumiu cargos na Gaby Comunicação e jornal O Liberal

Movimentação – A jornalista Paula Costa deixou a empresa Pagrisa para engatilhar um novo caminho: focar em sua consultoria de comunicação interna, a Mentora Comunicação. A jornalista trabalha há mais de 10 anos com Comunicação e Sustentabilidade, com foco em estruturação de setor de comunicação no setor de indústrias.

Paula Costa deixou a comunicação da Pagrisa

Livro – Outra paraense em São Paulo, a jornalista Carolina Klautau publicou “Escutar, Dialogar e Compreender: Jornalismo em Tempo de Incertezas”, livro dela que é fruto da dissertação do mestrado em Comunicação, defendido na Faculdade Cásper Líbero. O livro está disponível em versão física e em e-book, neste link: https://editoraappris.com.br/produto/escutar-dialogar-e-compreender/ e se quiser dar um alô, ela ainda tem algumas cópias.

Livro de Carolina Klautau

Menção Honrosa – A jornalista paraense Catarina Barbosa e a paulista Talita Bedinelli receberam Menção Honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos 2023, com a reportagem “Os defensores não defendidos” publicada na revista Sumaúma.

Catarina Barbosa foi Menção Honrosa no prêmio Herzog 2023

RedeTV Belém sempre – A Rede TV Belém, mesmo com os equipamentos penhorados pela Justiça, por conta de dívidas trabalhistas, foi às ruas de Belém para a cobertura do Círio de Nazaré 2023. E ainda se deu ao “luxo” de receber convidados, como Valderez Milhomem, dona da Rede TV Marabá. Um repórter freelancer na emissora, que também saiu sem receber o que lhe devido, estava, estranhamente, fazendo reportagens do Círio, ao lado de Renatinha Rocha, “a repórter-última-das-moicanas”, que continua por lá na TV, dizem as boas/más línguas, devido ao grande amor… à profissão, gente, à profissão. Ei, Brunão, tu não pagas ninguém, mesmo, é?

RedeTV Belém cobriu o Círio 2023 com equipamentos que estão penhorados pela Justiça do Trabalho, devido a dívidas trabalhistas e Renatinha foi junto, por puro “amor” (foto de Adriano Nascimento)

Domingos – O radialista santareno Domingos Campos faleceu na sexta-feira, 6, aos 66 anos. Ele estava internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém-PA, devido uma infecção na fístula usada para hemodiálise. Campos trabalhava na rádio Tapajós FM, da qual estava afastado desde setembro de 2022, para uma cirurgia neurológica.

O radialista Domingos Campos morreu na sexta-feira, dia 6