Ufra se exime de responsabilidade quanto a professor que quer usurpar nome e logo do Cineclube Paraense

 Ufra se exime de responsabilidade quanto a professor que quer usurpar nome e logo do Cineclube Paraense

Campus da UFRA em Belém, no bairro da Terra Firme, em primeiro plano está o prédio da Reitoria

Este site publicou uma reportagem denunciando as atitudes do professor João Augusto Pereira Neto, do Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal Rural da Amazônia [UFRA] que, em atitude de clara usurpação começou um processo de registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial [INPI] do nome e da logo marca do Cineclube Paraense.

Veja a reportagem aqui: Cineclube Paraense denuncia tentativa de usurpação de nome e logo por professor da Ufra

E veja a foto da página do INPI onde consta o registro feito pelo professor João Augusto

Registro da logomarca do Cineclube Paraense feita pelo professor João Augusto Pereira Neto em 16 de maio de 2023

Resposta – Como é de praxe, o site solicitou esclarecimento à UFRA, enviando pedido de nota à assessoria de imprensa daquela universidade, quando a reportagem foi publicada. O pedido de nota foi feito na segunda-feira, 3, às 16h16. Na terça-feira, 4, por volta das 12h, nada havia sido esclarecido ainda pela UFRA. Voltei a cobrar à assessoria e somente, quase 24 horas depois do pedido inicial, a resposta chegou.

Na nota não consta nada que os membros do Cineclube Paraense ainda não saibam, uma vez que, essa mesma resposta foi enviada à advogada que o grupo constituiu para tentar frear as investidas sobre nome e logo do Cineclube feitas pelo professor João Augusto.

Mas uma coisa é bem clara na nota, a UFRA diz que a ação de do professor com os registros junto ao INPI “foi feito em nome de pessoa física e sem nenhuma participação ou anuência da Universidade”. Nas entrelinhas, a universidade quer afirmar que o professor está agindo sozinho e reitera que “todos os procedimentos internos cabíveis à instituição foram tomados e seguem em avaliação pela UFRA”.

Leia a nota enviada ao site na íntegra:

Nota de resposta

“A Universidade Federal Rural da Amazônia [UFRA] tomou conhecimento dos fatos através de uma notificação extrajudicial, recebida em 08/05/2023, encaminhada por representantes do grupo Cineclube Paraense, a cerca do projeto intitulado “Cineclube Paraense” que a época tinha sido cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão pelo número PJ012-2023, com a anuência dos membros do Cineclube.

O documento enviado por representantes do Cineclube solicitava a exclusão do referido projeto de extensão; a não utilização de imagens sem autorização dos membros do Cineclube Paraense, bem como, uma justificativa sobre o fim da parceria entre o professor da UFRA e o Cineclube.

O coordenador do projeto em questão foi notificado para esclarecimentos em 10/05/2023 e, diante dos fatos, o projeto foi removido de todos os sistemas da UFRA em 15/05/2023, conforme solicitação enviada pelos membros do Cineclube via processo e a cada membro foi dada a ciência da referida ação.

Reiteramos que todos os procedimentos internos cabíveis à instituição foram tomados e seguem em avaliação pela UFRA. 

Quanto a solicitação do pedido de patente, informamos que o registro de marca realizado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial [INPI] foi feito em nome de pessoa física e sem nenhuma participação ou anuência da Universidade”.

Resposta enviada pela UFRA a este site