Sinjor-PA publica Nota de Repúdio sobre cobertura desastrosa de RexPa pelo perfil Futebol Zueiro e deputado Bob Fllay
Este site já havia publicado na segunda-feira, 10, uma denúncia-notícia sobre a desastrosa transmissão, pelo YouTube da TV Cultura do Pará, parte integrante da Funtelpa, do clássico de esporte paraense Clube do Remo e Paysandu, no domingo, 9, por conta do perfil do Twitter Futebol Zueiro, com participação do deputado estadual, o “emblemático”, Bob Fllay.
Leia aqui: Miro Sanova é novo presidente da Funtelpa, mas situação dos servidores está caótica nessa fundação
Veja aqui o print da parte em que falo sobre o assunto:
A informação que recebi é que a participação do Futebol Zueiro nas transmissões do YouTube NÃO foi uma unanimidade entre a diretoria e produção da Funtelpa. Esse perfil, cujos os integrantes se apresentam mascarados, sempre participou das transmissões da TV Cultura, mas na televisão aberta, nos pré-jogos. O perfil tem muitos seguidores no Twitter e tem um público fiel. O convite foi para o YouTube, com “carta branca”, e foi feito pelo próprio Binho Nascimento, ex-presidente da Funtelpa, mas que encontrou resistência interna.
Mas… a decisão final e batida de martelo para a incensamento do Futebol Zueiro foi de Binho Nascimento. E deu nessa patuscada que vimos. Então, “toma a tua merenda” aí, Miro Sanova, e resolve esse “pepino”.
Reação – E nesta quinta-feira, 13, o Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA, publicou uma Nota de Repúdio sobre esse assunto.
Veja aqui:
NOTA DE REPÚDIO
A Cultura não é Zoeira! Respeitem a Funtelpa!
O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará – SINJOR-PA e o Sindicato dos Radialistas do Pará -SINRAD-PA repudiam veementemente a transmissão do jogo entre Remo e Paysandu feita pelo grupo de influencers “Futebol Zueiro” no canal de Esporte da Cultura no YouTube, no dia 9 de abril, com a participação do político Bob Fllay, na qual observou-se o uso indiscriminado de palavrões, falas preconceituosas e um total desrespeito com o público, os clubes, os profissionais de imprensa e a própria Funtelpa.
Quem assistiu à “zoeira” viu e ouviu palavrões, discursos chulos, de ódio, misóginos e homofóbicos, posturas contrárias aos valores do Campeonato Paraense, que este ano promoveu ações contra vários tipos de preconceito, ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e aos objetivos, funções sociais e à missão da Fundação Paraense de Radiodifusão, entidade que mantém veículos públicos educativos, alguns com mais de 46 anos de serviços prestados à educação, informação e cultura do estado do Pará.
No Estatuto Social da Fundação consta a função de “promoção e produção, por meio de rádio, televisão e portal, de atividades educativas, artísticas, culturais, científicas e informativas, visando à defesa e o aprimoramento integral da pessoa humana, por meio da formação crítica para o exercício da cidadania”.
Não vamos aceitar que algumas pessoas, associadas com a gestão da FUNTELPA, deturpem a imagem e a credibilidade da Rede Cultura e do trabalho de jornalistas que se dedicam na cobertura do esporte. Na condição de deputado estadual, Bob Fllay deveria honrar o decoro do mandato e, acima de tudo, respeitar a Fundação Pública, a imprensa e o povo paraense.
A internet não é terra de ninguém. Existem regras, existe a ética e existe a lei.
Queremos, portanto, a IMEDIATA RETRATAÇÃO por parte da atual gestão, pelo conteúdo vexatório, homofóbico, misógino e degradante veiculado através do Canal do Youtube da Cultura, com falas que reforçam preconceitos contra minorias que sofrem violências constantes diariamente.
A transmissão do Parazão tem grandes números de audiência e alcança torcedores nos quatro cantos do mundo. Prezar pela qualidade no conteúdo é de responsabilidade da Fundação. Por isso, é inadmissível que seus canais oficiais sejam usados para divulgar um conteúdo inapropriado em horário nobre, com linguagem chula, hostil e que fere toda a diversidade de públicos da emissora.
RESPEITEM a CULTURA!!!!
RESPEITEM a FUNTELPA!!!!
Sindicato dos Jornalistas no Pará – SINJOR-PA
Sindicato dos Radialistas do Pará – SINRAD-PA