Jornalismo paraense perde Ivan Cardoso e Pierre Beltrand, mas as notícias continuam

 Jornalismo paraense perde Ivan Cardoso e Pierre Beltrand, mas as notícias continuam

Ivan Cardoso é mais um colega do jornalismo que se foi cedo demais

Estamos passando por momentos de muitas perdas de colegas de profissão. É com muito pesar que preciso vir aqui no site e informar sobre a partida de amigos profissionais da imprensa, alguns deles, muitos jovens. Perdemos há poucas semanas Mayron Gouvea e Afonso Gallindo.

E, em menos, de sete dias, perdemos Pierre Beltrand, e, na tarde de segunda-feira, 30, morreu o fotojornalista Ivan Cardoso, aos 49 anos, deixando três filhos.

Ivan – Ivan Cardoso, que foi fotógrafo da Secom-PA, na época do governo de Ana Júlia Carepa, e no jornal A Voz de Nazaré, era daquelas pessoas cuja marca era a alegria e o bom humor. Por onde ele passava, era sempre sinônimo de boas risadas e companheirismo. A descoberta, talvez tardia de um câncer, levou Ivan de todos nós. E com ele se foi um pouco da nossa alegria também.

Ivan em outubro de 2022, no dia da apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré (foto de Oswaldo Forte)

Em novembro de 2021, começamos essa campanha para ajudá-lo: Fotógrafo Ivan Cardoso precisa de nossa solidariedade

Ivan, à direita, de camisa amarela, na última confra dos fotógrafos em novembro do ano passado

Pierre – Na quarta-feira, 25, o jornalismo no estado do Pará perdeu bastante do seu charme e glamour, como a morte de Pierre Beltrand, aos 93 anos e 75 de colunismo social. O advogado paraense Ubiratan de Aguiar optou pelo pseudônimo Pierre Beltrand para se proteger das repercussões das notas polêmicas que publicava. Depois de ter passado pelo jornal O Liberal, TV Liberal, nos últimos anos, assinava o caderno Grand Monde, do jornal Amazônia.

Pierre Beltrand leva com ele o charme elegante do colunismo social em Belém

Mudanças nas redações e outras novidades – E como tudo na vida, sigamos sempre em frente e mostramos aqui algumas mudanças na redações

Flexa – O jornalista Evandro Flexa Jr., depois de 14 anos, deixou o jornal O Liberal. Em um vídeo publicado no perfil dele no Instagram, Flexa se despediu do grupo, dizendo que segue com a agência dele, a Levant Ideias, e que irá tocar assuntos pessoais com a família.

Evandro vai se ocupar da agência dele, a Levant Ideias

Dominik – Dominik Giusti deixou Belém em direção à Brasília. Ela começou no início de janeiro um novo cargo de assessora de advocacy e comunicação no Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Dominik está em Brasília

Karina – A jornalista Karina Tavares, ex-SEEL, está de volta à área da comunicação e assumiu, junto com Rebeca Rocha, a assessoria de comunicação do hospital Beneficente Portuguesa de Belém.

Karina está de volta à comunicação corporativa

Tylla – Tylla Lima deixou a Secretaria de Comunicação do Pará – Secom, na qual apresentava o programa Minuto Por Todo o Pará.

Tylla disse adeus à Secom

Gibson – O Gibson Oliveira, designer e videomaker, depois da Comus/ Agência Belém e Levant Ideias, está na assessoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

Gibson Oliveira está na comunicação do TRT

Mestra – A jornalista paraense Kamilla Vulcão, que mora em Niterói – RJ, se tornou mestra em ciências no programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A defesa foi em novembro do ano passado e o diploma acabou de chegar. Kamilla trabalhou no jornal Diário do Pará.

Kamilla Vulcão é mestra

Global – O jornalista paraense Adriano Baracho, que trabalhou na TV liberal, mas atualmente está na TV Tem, estava de férias no Rio de Janeiro, e foi na redação de jornalismo da TV Globo RJ acompanhar a edição do Jornal Nacional.

Baracho com os apresentadores do JN Renata Vasconcelos e William Bonner