Jornalismo paraense perde Ivan Cardoso e Pierre Beltrand, mas as notícias continuam
Estamos passando por momentos de muitas perdas de colegas de profissão. É com muito pesar que preciso vir aqui no site e informar sobre a partida de amigos profissionais da imprensa, alguns deles, muitos jovens. Perdemos há poucas semanas Mayron Gouvea e Afonso Gallindo.
E, em menos, de sete dias, perdemos Pierre Beltrand, e, na tarde de segunda-feira, 30, morreu o fotojornalista Ivan Cardoso, aos 49 anos, deixando três filhos.
Ivan – Ivan Cardoso, que foi fotógrafo da Secom-PA, na época do governo de Ana Júlia Carepa, e no jornal A Voz de Nazaré, era daquelas pessoas cuja marca era a alegria e o bom humor. Por onde ele passava, era sempre sinônimo de boas risadas e companheirismo. A descoberta, talvez tardia de um câncer, levou Ivan de todos nós. E com ele se foi um pouco da nossa alegria também.
Em novembro de 2021, começamos essa campanha para ajudá-lo: Fotógrafo Ivan Cardoso precisa de nossa solidariedade
Pierre – Na quarta-feira, 25, o jornalismo no estado do Pará perdeu bastante do seu charme e glamour, como a morte de Pierre Beltrand, aos 93 anos e 75 de colunismo social. O advogado paraense Ubiratan de Aguiar optou pelo pseudônimo Pierre Beltrand para se proteger das repercussões das notas polêmicas que publicava. Depois de ter passado pelo jornal O Liberal, TV Liberal, nos últimos anos, assinava o caderno Grand Monde, do jornal Amazônia.
Mudanças nas redações e outras novidades – E como tudo na vida, sigamos sempre em frente e mostramos aqui algumas mudanças na redações
Flexa – O jornalista Evandro Flexa Jr., depois de 14 anos, deixou o jornal O Liberal. Em um vídeo publicado no perfil dele no Instagram, Flexa se despediu do grupo, dizendo que segue com a agência dele, a Levant Ideias, e que irá tocar assuntos pessoais com a família.
Dominik – Dominik Giusti deixou Belém em direção à Brasília. Ela começou no início de janeiro um novo cargo de assessora de advocacy e comunicação no Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.
Karina – A jornalista Karina Tavares, ex-SEEL, está de volta à área da comunicação e assumiu, junto com Rebeca Rocha, a assessoria de comunicação do hospital Beneficente Portuguesa de Belém.
Tylla – Tylla Lima deixou a Secretaria de Comunicação do Pará – Secom, na qual apresentava o programa Minuto Por Todo o Pará.
Gibson – O Gibson Oliveira, designer e videomaker, depois da Comus/ Agência Belém e Levant Ideias, está na assessoria do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.
Mestra – A jornalista paraense Kamilla Vulcão, que mora em Niterói – RJ, se tornou mestra em ciências no programa de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A defesa foi em novembro do ano passado e o diploma acabou de chegar. Kamilla trabalhou no jornal Diário do Pará.
Global – O jornalista paraense Adriano Baracho, que trabalhou na TV liberal, mas atualmente está na TV Tem, estava de férias no Rio de Janeiro, e foi na redação de jornalismo da TV Globo RJ acompanhar a edição do Jornal Nacional.