Jornalistas são agredidos na av. Almirante Barroso por manifestantes bolsonaristas e outras notícias

 Jornalistas são agredidos na av. Almirante Barroso por manifestantes bolsonaristas e outras notícias

A Polícia Militar teve que intervir nos atos na avenida Almirante Barroso, em Belém (foto Agência Belém)

Começamos esta semana com uma notícia não muito boa para a nossa classe de jornalistas: agressões de manifestantes bolsonaristas em Belém e a TV Pará Mais que se finge de morta e não paga os colegas que trabalham por lá. Mas também tem novidades bacanas, e tem muitas.

Agressões – O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) está dando todo apoio jurídico aos jornalistas e fotógrafos que passaram por agressões na avenida Almirante Barroso, em Belém, onde estão acampados manifestantes contrários ao resultado as eleições presidenciais do último dia 30 de outubro. O fotógrafo Thiago Gomes, do grupo O Liberal, chegou a ser agredido fisicamente, quando fazia a cobertura das atividade do grupo. O repórter Fabrício Queiroz, a repórter Amanda Martins e o fotógrafo Cláudio Pinheiro, do grupo O Liberal; o blogueiro Diógenes Brandão, o fotógrafo Raimundo Paccó e o repórter Wesley Ribeiro, da RBA TV, foram outros que foram agredidos verbalmente e até fisicamente. Amanda, por exemplo, foi atingida por uma pedra, e Wesley recebeu pedaços de papel higiênico sujo quando passava. Duas semanas atrás, uma equipe da TV Record Belém foi hostilizada quando fazia uma entrada, ao vivo, direto da Almirante. Ao ver a situação, o apresentador Marcus Pimenta tirou o “ao vivo” do ar e solicitou a presença da polícia no local.

Todas as agressões foram registradas em Delegacias de Polícia e registrados Boletins de Ocorrência, com apoio do Sinjor-PA. O presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA, Mauro Vaz, deu suporte jurídico às vítimas, com apoio do presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba.

Sinjor-PA está dando apoio aos jornalistas agredidos

TV Mais Pará – Mais de uma semana se passou desde que foi cobrado aqui o pagamento de salários do colegas na TV Mais Pará e nada. Tem colega que já pulou fora do barco e já está na Justiça do Trabalho buscando seus direitos. O Sinjor-PA até entrou em contato com uns colegas prejudicados, perguntando sobre a situação e prometendo providência, mas até este momento nada aconteceu e os colegas continuam sem receber seus salários, em pleno dia 23 de novembro. Até a Gretchen, que havia começado em programa à tarde nessa televisão, percebeu a furada e já caiu fora e se mandou para o Qatar, que ela nem é boba. E aí, Neto, não vais pagar os salários dos nossos colegas, não?

Ney – Na semana passada, teve início o programa MasterChef 60+, que é dedicado a chefs de cozinha amadores, com mais de 60 anos. E no primeiro programa, o representante do estado do Pará, o jornalista Ney Messias Jr., fazendo um prato vegano, conseguiu o avental e foi para a fase seguinte da competição. Mas na terça-feira, 22, Ney não conseguiu ir adiante. Ele acabou entregando um bolo com “massa seca, recheio pesado e creme talhado”, segundo os jurados, e foi eliminado do programa.

Ney Messias Jr. foi eliminado do programa MasterChef 60+ na terça-feira, 22

Faraon – A Superintendência da Polícia Federal no Pará está entre as vencedoras do Primeiro Concurso Interno de Fotografia Operacional da PF. Imagem feita pela assessoria de imprensa de Belém, pelo jornalista e fotógrafo Filipe Faraon, ficou em terceiro lugar. Os três primeiros colocados foram a Brasília (DF) para serem homenageados durante a cerimônia do Dia do Policial Federal, no dia 16 de novembro, e terão seus trabalhos usados nas divulgações da PF. A foto de Faraon foi feita durante uma operação contra garimpo de ouro na região de Canaã dos Carajás, região sudeste do Pará.

Filipe Faraon recebendo a premiação em Brasília, na semana passada
Foto de Filipe Faraon que ficou em terceiro lugar em concurso nacional da Polícia Federal

Berredo – O jornalista paraense Lucas Berredo, que trabalhou no jornal Amazônia em Belém, e mora e trabalha em São Paulo, passou a integrar o time da agência GBR Comunicação, na qual está como assessor de imprensa. Antes, ele passou pela Olhar Digital, como redator.

Lucas Berredo está em novo trabalho

Viggo – O jornalista Matheus Viggo é o novo colunista do portal Belém Trânsito. Ele foi convidado pelos coordenadores do portal, Ney Messias Jr. e Mary Tupiassu. Viggo continua na RBA TV e na TV Unama.

Matheus Viggo (centro) com Mary Tupiassu e Ney Messias Jr.

Na Copa – Outros paraenses que estão na cobertura jornalística da Copa do Mundo do Qatar, além de Tarso Sarraf e Abner Luiz, do grupo O Liberal, são Gerson Nogueira, do grupo RBA, e o fotógrafo André Penner, pela The Associated Press (AP News).

Gerson Nogueira está na cobertura de mais uma Copa do Mundo de Futebol

Maiorana – Estreou no domingo, 20, na TV Liberal, e já está disponível no GloboPlay, de graça, o documentário “Romulo Maiorana – 100 Anos de História” que reconta a trajetória do empresário e jornalista Romulo Maiorana que criou o império de comunicação Grupo O Liberal, no Pará, com dois jornais, rádios, televisão e, mais tarde, o portal de internet. O documentário é uma produção da TV Liberal e tem assinatura do jornalista Léo Nunes.

O documentário pode ser visto, de graça, no GloboPlay

Tarso – O Tarso Sarraf, antes de embarcar para Doha, no Qatar, para cobrir a Copa do Mundo, deu uma passada em São Paulo para a abertura da mostra de fotografia Grande Prêmio Fotografe na qual foi premiado com a Medalha de Prata na categoria Fotojornalismo, com a série “Desafios e Superação na Amazônia”. A premiação foi realizada no dia 16 de novembro na capital paulista.

Tarso Sarraf, com a medalha de prata da competição, e os organizadores da mostra de fotografia
Tarso e outros participantes da mostra Fotografe, em São Paulo

S O C I A I S

Bebê 1 – O jornalista Rodolfo Marques será papai em breve. Ele e Raquel Rodrigues serão pais de Davi, que é o primeiro filho deles. Parabéns.

Rodolfo Marques e Raquel no chá de bebê para Davi

Bebê 2 – Quem completou um mês de nascido foi o bebê Gael, primeiro filho da jornalista Gabriela Dutra, que foi coordenadora-adjunta da Comus/Agência Belém e está atualmente na Prodepa, e do Guga. Daqui mandamos as boas-vidas ao Gael e votos de felicidade a toda família. A festinha do primeiro mesversário do Gael foi na terça-feira, 22, com o tema da Copa do Mundo do Qatar.

Gabriel Dutra e Gael celebrando o primeiro mês (foto de Alessandra Serrão)

Casório – Quem se casou na semana passada, no dia 16, foi o jornalista Diego Monteiro, do jornal Diário do Pará. Ele se casou com a psicóloga Rayara Lopes. E as fotos pós-casório foram luxo, poder e riqueza, com direito a parar o trânsito na avenida Nazaré para alguns cliques. Parabéns e muitas felicidades.

Diego e Rayara no dia do casamento. Felicidades!!

Gabriela – A jornalista Gabriela Athias finalizou na sexta-feira, dia 18, uma pós graduação Master em Neurociência do Consumidor na ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo, se tornando especialista em Neurociência do Consumidor.

Gabriela Athias é especialista em Neurociência do Consumidor

Festa – Na terça-feira, 22, a empresa de energia Equatorial celebrou 10 anos em que se estabeleceu no mercado paraense. Teve festa de confraternização e muitas coleguinhas estiveram por lá, nos salões da Assembleia Paraense.

Galera do grupo RBA com os cantores Keyla Gentil e Arthur Spíndola na festa dos 10 anos da Equatorial