Calçadas no entorno do Bosque Rodrigues Alves estão cheias de buracos

 Calçadas no entorno do Bosque Rodrigues Alves estão cheias de buracos

Os buracos estão por toda parte das calçados no entorno do Bosque Rodrigues Alves (foto de Heriberto Figueiredo)

O médico veterinário e Mestre na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Heriberto Figueiredo, fala, com grande preocupação sobre as calçadas que circundam o Bosque Rodrigues Alves, aponta outros problemas e apresenta algumas soluções e contribuições.

O que mais causa estranheza é que o Bosque foi reformado recentemente, mas as calçadas estão todas esburacadas. A reforma começou em novembro de 2020, mas parece que não foi adiante.

Leia a mensagem:

“Sou médico veterinário, morador do bairro do Marco-Belém-Pará, depois de um longo período sem poder caminhar por problemas de saúde, na segunda-feira passada, dia 18, voltei a caminhar ao redor do Bosque e um grande susto pelo descaso que me deparei com o calçamento do entorno das avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana e das travessas Lomas Valentinas e Perebebuí.

Buracos na calçada é que não faltam (foto de Heriberto Figueiredo)

Mesmo não sendo da área, entendo que o calçamento ao redor do Bosque é inadequado para práticas esportivas (cooper ou corridas) devido às irregularidades das pedras portuguesas que lá foram colocadas, embora reconhecendo sua beleza, já que são lindas pedras.

Vário buracos (foto de Heriberto Figueiredo)

Por falta de manutenção, várias pedras se deslocaram de onde estavam fixadas, formando verdadeiras crateras, colocando em risco de acidentes iminentes, das pessoas que praticam esportes no local, principalmente, os “jovens” da melhor idade e pessoas com deficiências.

Além disso, as pedras se deslocam para o meio fio e ruas aumentando consideravelmente os riscos de acidentes, devido os veículos passarem em alta velocidade, podendo atirar essas pedras em grandes distâncias.

Pedras portuguesas que se deslocam para o meio fio podem causar acidentes (foto de Heriberto Figueiredo)
Buracos que podem causar acidentes graves (foto de Heriberto Figueiredo)

Observei também a falta de poda nas árvores que ficam na periferia interna do bosque e que estão sobre as grades de ferro do local, além de várias partes dessas grades estão quebradas, devido à queda de árvores, e no entorno externo das calçadas, muito LIXO.

Buracos e lixo (foto de Heriberto Figueiredo)

Por ser um Patrimônio Histórico da cidade de Belém, sugiro às autoridades municipais e estaduais, que em parcerias cuidem melhor do Bosque Rodrigues Alves:

SUGESTÕES:

  1. Inspeções rotineiras para identificar as árvores com riscos de queda, principalmente, as periféricas, que tendem a se inclinarem buscando a luz solar, e junto com profissionais da área de ciências florestais, buscar soluções técnicas para minimizar a queda de árvores;
  2. Substituir o calçamento ao redor do bosque com orientações de profissionais das áreas de educação física e engenharia civil, deixando o piso mais plano e com maior segurança para quem pratica esporte no local, e reaproveitar as pedras portuguesas em outros espaços públicos;
  3. Reparos urgentes nas grades de proteção ao entorno do Bosque;
  4. Limpeza diária no calçamento externo e fixação de lixeiras para a coleta de LIXO;
  5. Melhorias na iluminação externa ao entorno do Bosque. À noite, a parte da avenida Romulo Maiorana, às proximidades da Lomas Valentinas, está no escuro total;
  6. Segurança que pode ser feita pela Guarda Municipal, principalmente, nos horários de maior movimentação dos praticantes de esportes no entorno do Bosque.
Grade sem reparo desde que uma árvore caiu, pelo lado da travessa Perebebuí (foto de Heriberto Figueiredo)
Mais grade quebrada (foto de Heriberto Figueiredo)
A mais recente queda de árvore foi pelo lado da avenida Almirante Barroso (foto de Heriberto Figueiredo)

Por fim, não entendam como críticas e sim como zelo de minha parte pelos espaços públicos. Entendo das diversas atribuições de um gestor de uma cidade grande como Belém, mas não podemos deixar essas vitrines de nossa cidade se quebrarem”.

OUTRO LADO: Este site entrou em contato com a Comus/Agência Belém e recebeu as seguintes notas: “A Secretaria Municipal de Urbanismo ( Seurb) informa que tem conhecimento desse problema e comunica que está com processo de licitação em andamento, para contratar os serviços de manutenção das calçadas e do muro do Bosque Rodrigues Alves”.

 “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém (Semma) informa que está avaliando a situação do Bosque Rodrigues Alves e que um projeto de revitalização emergencial já está sendo elaborado para o espaço. No início desta semana, foi realizada uma visita técnica, com o objetivo de agilizar as obras que serão feitas no espaço como a restauração das calçadas, iluminação externa, conserto das grades, assim como a reforma da praça de alimentação e do Lago da Iara. A revitalização emergencial consistirá na primeira etapa do projeto de reforma do Jardim Zoobotânico da Amazônia”.

“A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que participará da ação emergencial que vai envolver diversas Secretarias no trabalho de revitalização do Bosque Rodrigues Alves. A Sesan vai atuar para as melhorias no Jardim Zoobotânico de Belém com a limpeza do lago e recuperação do restaurante da praça de alimentação, para melhor servir aos visitantes do bosque”.

2 Comments

  • Muito boa matéria, Dedé Mesquita. Como sou um especime em extinção de cronista pregador no deserto de novas Ideias & Projetos para Belém – prego há mais de 30 anos a substituição de pedras portuguesas, inadequadas para o nosso clima, por pisos ecológicos fabricados com materiais bem regionais como a casca do coco verde ( que dá liga ) com o caroço do açaí triturado , mistura que levada ao forno de uma olaria pode se
    transformar em pisos e lajotas altamente resistentes às nossas condições climáticas. Vou levar essa proposta ao Conselho da Cidadania, na esperança de que possa ser , pelo menos , aprovada como sugestão de pesquisa para testar sua viabidade economica, da qual não tenho a menor dúvida. Afinal, Edmilson se propõe a realizar uma gestão da Belém de Novas Ideias e Projetos, non
    son

    • Agradeço a sua atenção, Sidou. Obrigada pela sua prestimosa colaboração.

Comments are closed.