Imprensa na cobertura do carnaval 2026 ‘por todo Pará’, assédio moral grassando nas redações de Belém e mais uma demissão no SBT Pará
O fotógrafo Thiago Gomes, a motorista Euna Menezes e o repórter Gabriel da Mora na cobertura do bloco Pretinhos do Mangue
Belém, 17 de fevereiro de 2026 – Como vocês estão? E as pautas de carnaval, tudo certinho? Por aqui temos muitas, muitas novidades e fofocas babados, que eu sei que vocês gostam.
Mudanças nas redações
Thaís – Thaís Siqueira é a nova assessora de Comunicação e Marketing na Sicredi Norte.

Keynnes – O publicitário Keynnes Lobo assumiu novo cargo de social media na Sistema FIEPA.

Ribeiro Jr. é novo diretor – O grupo Norte de Comunicação anunciou Ribeiro Júnior como o novo diretor regional da TV Norte Pará, em substituição a Carlos Amorim, que voltou a São Paulo. Ribeiro tem 30 anos de experiência em gestão, marketing, comunicação, vendas e inovação no setor de mídia, com passagens afiliadas locais das TVs Globo e Band, liderando equipes e projetos em TV, rádio e digital. Com isso, formou-se um quarteto de ex-TV Liberal: Ribeiro, Marcio Lins, Bianca Teixeira e Rafael Maués.

Quem dá asas a cobras?
Demissão de Andrey – Aliás, continua um terror trabalhar na TV Norte SBT Pará. Na quinta-feira, 12, quem foi demitido “du nada” foi Andrey Araújo, que tinha mais de dez anos de casa, desde o primeiro emprego dele, como Jovem Aprendiz, estagiário, freelance, produtor jornalístico, repórter, apresentador e em determinados momentos também editor de texto. O mais estranho é que Andrey foi demitido sem nenhuma justificativa e logo depois que este site publicou críticas de pessoas, parceiras do site, sobre a forma como Marcio Lins apresenta o telejornal da casa. Muito suspeito. Aliás, povo, Andrey está aberto a propostas. Garanto que ele é um excelente jornalista. Sim, eu trabalhei com ele e sei posso recomendá-lo.

Manicão – Aliás, ainda por lá, na TV Norte SBT Pará, tem um gerente por lá que já “escalou” o time para a cobertura da Copa do Mundo de Futebol 2026 nos EUA, México e Canadá, com ele, produção de Júnior Cunha e, por decisão do grupo TV Norte, serão quatro repórteres de Belém, Manaus, João Pessoa-PB e Porto Velho-RO. De Belém, será uma repórter, que é a única mulher no Esporte Norte/ Nordeste. As meninas são competentes, é claro, mas ainda estão começando na editoria de Esportes da emissora local e são chamadas de “Lourão” e “Morenão”. Olha, eu realmente não conheço as meninas, mas se um chefe viesse com esse papo “ão”, forçando intimidade para cima de mim, ele estaria “frito”. Na minha visão, esse tipo de tratamento configura assédio, ainda mais, vindo desse gerente, cuja ficha pregressa não é das melhores. As atuais informações batem exatamente com outras notícias sobre esse comportamento dele, no antigo emprego. “Se oriente, rapaz!”.

Assediador – Se na TV Norte/ SBT Pará está ruim para os funcionários, na TV Record TV, o clima não está melhor. Com a saída de Lena Nery, um novo coleguinha assumiu a chefia de redação, mas o que chegou por aqui é que o rapaz – que gosta de posar de good vibes – está botando as garras de fora. Ele é acusado de perseguição e assediador moral com quem não faz parte do círculo de coleguinhas próximo a ele.
Na semana passada, a produtora Amanda Martins foi demitida e logo, logo, ela já estava substituída por uma jornalista freelance. Mas a explicação é que ela “foi demitida por corte de gastos na empresa”.

A fama vem de longe – Na Secom/ Agência Pará tem uma outra coleguinha, que veio da rádio “que toca notícia”, que é o terror dos coleguinhas subordinados a ela. A insatisfação é geral entre os assessores que precisam lidar com a moça, que afirmava aos quatros ventos que só queria “viver a COP30”, e foi ficando, ficando. Na época da Conferência, o que se comenta é que ela só foi à Blue Zone para fazer foto. Todos estão torcendo para que mude alguma coisa, porque a moça em foco está perdida em todos os assuntos, denunciando o amadorismo dela na comunicação institucional. A moça levou uma coleguinha, que era da mesma rádio onde ambas atuavam, para a Secom Pará Todos se assustam com a submissão da jovem coleguinha, porque até o almoço a menina serve para a chefe. O bordão da bonita é “sou eu que mando aqui”, sendo que nem Verinha, essa santa pessoa, fala dessa maneira. A moça-chefe é tão travosa, tão pessoa ruim que tem gente que até sentiu uma saudadezinha de Nathalia Kahwage, nossa querida Barbie Fake, que também aprontou horrores na Secom.

Outras notícias
É carnaval que queremos – O Carnaval está à toda em Belém e no interior do Pará. Os coleguinhas da imprensa se desdobram em pautas de cobertura, mas também aproveitam a diversão. Veja quem esteve em coberturas do Império de Momo, desde o sexta-feira, 13.



















Novo filme – Pelo segundo ano consecutivo, a Marahu Filmes produziu um telefilme de ficção para a TV Globo e TV Liberal, “Teste para Cardíaco”, com janela na Tela Quente. Desta vez, o filme estará também no Cine BBB. Junto a uma equipe grande e talentosa, foi concluída a etapa de produção e, logo mais, terá mais um filme feito 100% por paraenses, com janela nacional. A direção é de Fernando Segtowick que tem formação de jornalista, além de cineasta dos bons.

Panela em mais uma mostra – A 4º Mostra Chica Pelega será realizada entre 12 e 15 de março em Videira, estado de Santa Catarina. O filme paraense “Panela Histórica, Memória Gastronômica da Cidade de Marabá” foi um dos quatro filmes selecionados para a grande mostra, entre centenas de obras enviadas de todo o Brasil. O filme tem direção do jornalista Junior Braga, sendo uma produção do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã, da jornalista Liane Gaby.

Ecos da República de Anaindeua
Processos daqui e de lá – O ex-deputado federal, o radialista Wladimir Costa, ingressou com duas queixas-crime na Justiça do Pará contra a secretária municipal Bruna Lorrane e o jornalista Wesley Costa, o Tutu, sobrinho do ex-parlamentar. Segundo documentos apresentados pela defesa de Wlad, ambos teriam feito acusações e ofensas que, na visão do ex-parlamentar, ultrapassam o direito à liberdade de expressão e configuram crimes contra a honra. De acordo com a representação, Bruna Lorrane teria imputado ao ex-deputado crimes graves e feito ataques de cunho pessoal. Para a defesa de Wlad, as declarações de Bruna configuram calúnia ao atribuir a ele a liderança de uma organização criminosa.

Fala comigo, mana – E a Natália Nascimento, hein? Mandou recadinho ao site dizendo que “a vida nas redes sociais está muito longe da vida real”. Concordo, amiguinha. Mas não importa ao site se estás há seis meses ou duas semanas trabalhando – e fazendo bico nas fotos – com a deputada federal. Ao site importa – e muito – é a tua virada de lado, a notícia é essa! Todo o jornalismo paraense sabe da tua devoção ao prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, e isso faz o quê? Seis meses? E o teu amor pelo ex-deputado Wlad? A moça pula de lado e está aos amores com o MDB, Renilce, Barbalho, e quer que a população que acompanha o Círio ache que “é de boa”?. Justamente, trabalhando com Renilce, arqui-inimiga do Wlad, a quem enchias de carinho e gratidão, em postagens nas redes sociais. A pergunta aqui, bem desinteressada, é claro, é se vais bater bandeira e correr nas carreatas junto com a querida Bruna – para sempre – Lorrane, durante a campanha que está chegando, agora que vocês duas estão do mesmo lado? Olha, essa foto, eu quero!

Fotos da semana



NOTA DA REDAÇÃO
Este espaço continua sempre aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Acha que precisa de um Direito de Resposta? É só mandar.