Imprensa em mais um clássico RexPa, SBT Pará contrata Tutu e a briga entre meninas da redação da RBA TV
“Muita água, xixica”, mas a imprensa de Belém não arredou pé, nem equipamentos no Mangueirão, durante o RexPa – foto de Cezar Magalhães
Belém, 10 de fevereiro de 2026 – Olha, se alguém vier me dizer que esta postagem não está bacana, vou já te bloquear. RUM! O que tem mais por aqui é babado, e dos fortes. Te alui!
Mudanças nas redações
Natália – Natália Nascimento, ex-assessora de comunicação do prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, mudou de lado, mesmo. Ela, há duas semanas, é a nova integrante da equipe de comunicação da deputada federal Renilce Nicodemos, do MDB, fazendo dobradinha – pasmem! – com William Serique.



Elielson – Na sexta-feira, 6, foi o último dia do Elielson Almeida na TV Liberal. Por ora, ele continua, apenas, como repórter do site Estado do Pará OnLine

Lucas – Lucas Muribeca já começou a trabalhar na comunicação da mineradora Vale, depois de mais de três anos na Equatorial Energia.

Um inferno no SBT – A TV Norte/ SBT Pará terá um telejornal noturno, o SBT Pará, que será apresentado por Adriana Martins, ex-Record Belém. E quem foi anunciado como a nova atração da “casa” foi Tutu. Isso mesmo, Tutu será o apresentador do novo programa da emissora, dedicado a assuntos de polícia – mundo cão, na verdade, porque é o que Tutu se esmera em fazer. Bianca Teixeira deixou, definitivamente, a apresentação do programa “O Povo na TV” e voltou à reportagem. Quem viu, viu: a coisa “contra” Bianca é tão “na cara” que, na viagem de Márcio Lins a Manaus para uma “festa da firma”, na quinta, 5, e sexta-feira, 6, a apresentação desse programa ficou com Andrey Araújo. Aliás, o comentário é que Andrey tem muito mais os “paranauês” da apresentação desse tipo de atração, que Lins. O comentário é que Lins ainda não acertou o “tom” do programa e parece que ainda está no BDP. Outros vão mais longe e citam que Márcio está “engessado” e que deveria ter feito uma oficina integral e urgente com Marcus – “pimenta neles”.

Secom-PA/ Agência Pará – Verinha” está “cunsca” neste início de ano e promoveu muitas mudanças na Secretaria de Comunicação. Começa que o Banpará tem, enfim, um nome na comunicação: Keila Aleixo, no 91 99230-1673 e nucleodemarketing@banparanet.com.br. Fabiana Otero passou à Controladoria-Geral do Estado do Pará, nos 91 98389-2467 / 91 98886-1267 e assessoriadecomunicacaoage@gmail.com Na Cosanpa, além de Flávia Araújo, no 91 98453-6569, está Marcelo Leite, no 91 9845 39815; o e-mail é comunicaocosanpa@gmail.com Na Emater, o assessor é Fabricio Nunes, no 91 98846-6009 e ascom@emater.pa.gov.br Na comunicação da Escola de Governança Pública do Estado do Pará, além de Isabela Quirino, no 91 98385 1718, está Angélica Ferreira, no 91 98207-7029; o e-mail lá é ncs.egpa1@gmail.com e o fixo é 91 3214-6805. Na Fundação Carlos Gomes, a assessora é Mayave Ribeiro, nos números 91 3201-9457 e 91 98376-8846. Na Fasepa, o assessor é Miguel Figueiredo, no 91 98121-3493 e ascom.fasepa@gmail.com No Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Pará – IASEP, o assessor é Aluízio Guedes, no 91 98627 7875 e 91 98627 7875, e imprensa@iasep.pa.gov.br No hospital Ophir Loyola, a assessora é Brenna Oliveira, no 91 98282-9525 e ascomholgov@gmail.com Na Polícia Civil, tem Esther Pinheiro, no 91 99941-3490, além de Jeniffer Terra, no 91 98120-8199, Milena Alves, no 91 99221-7543 e Wander Lima, no 91 98568-5483 e ascompcpa@gmail.com No Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, o assessor é Kelvyn Gomes, no 91 98113 7349 e ascom@fundacaoguama.org.br Na Seduc, a assessora, agora, é Ivana Barreto, que estava na Adepará, no 91 99115-3763, além de Lilian Guedes, no 91 98442-2571, o e-mail é comunicacao@seduc.pa.gov.br

Paulo – Paulo André, depois de oito anos, está de volta ao time de comunicação e marketing da construtora Leal Moreira.

Não Merecias – Parece, eu disse parece que, seguindo caminho da “busca pelo nirvana de uma vida com menos aperreios”, igual à sua partner Mary Tupiassu, Ney Messias está deixando a Redação Integrada O Liberal. Notícias dão conta que na manhã de terça-feira, 10, ele passou pela redação e já levou alguns de seus objetos pessoais. Se vai voltar, não se sabe.

Lucas – O paraense Lucas Costa, que trabalhou em O Liberal, está atuando no portal GShow, há cerca de quatro anos. No terceiro ano dele, cobrindo a folia na TV Globo, assina a criação e o roteiro do programa “Escola de Musas”, que acompanhou o que mulheres fazem para sustentar um cargo que divide muita torcida. São quatro episódios, todos disponíveis no GShow.

Gustavo – Em 2026, Gustavo Aguiar não responde mais pela direção de comunicação do Festival Psica, onde ficou por cinco anos, onde se transformou em diretor de comunicação.

Outras notícias
Censura para Adriano – O Sinjor-PA e a Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj publicaram nota conjunta repudiando as decisões judiciais que impuseram censura às denúncias divulgadas pelo jornalista paraense Adriano Wilkinson, que mora e trabalha em São Paulo. A censura foi sobre reportagem de Adriano sobre a Reforma Administrativa Municipal da Prefeitura de Belém, conhecida como “pacote de maldades”, instituída pela Lei nº 10.266/26, e sobre a suspeita de contratos superfaturados firmados pela gestão municipal com a empresa BRA Produtora. As decisões determinaram a retirada imediata, das redes sociais do jornalista, especificamente do Instagram, dos vídeos intitulados “Igor e mídia Barbalho criam fantasia sobre salário dos professores”, “A denúncia de uma professora do Pará”, “POV: você alugou o fone mais caro do mundo” e “R$ 16 milhões num estúdio de aula online”. Wilkson tem se consolidado como uma das principais referências do jornalismo investigativo alternativo no Pará, ao divulgar, com apuração rigorosa, relações espúrias entre os poderes político e empresarial. As entidades consideram tais decisões judiciais arbitrárias, cerceadoras da liberdade de imprensa, caracterizando censura prévia e assédio judicial contra o exercício do jornalismo, solicitaram explicações formais ao prefeito de Belém, Igor Normando, do MDB, e à Prefeitura de Belém sobre as medidas adotadas. Também comunicaram os fatos às entidades nacionais e internacionais de defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos.

Portal é sucesso – Em apenas quatro meses, o portal Cidade 091 conquistou espaço e chegou com informação séria e jornalismo de verdade. As redes sociais do portal já somam mais de 125 milhões de visualizações, além de mais de 100 mil acessos ao site, números que reforçam a confiança do público em um conteúdo de qualidade e com credibilidade. Portal Cidade 091 é informação que chega primeiro e notícia que importa.
Baú da Cultura – A Rádio Cultura FM tirou do ar o programa “Baú da Cultura”, que era apresentado por Paulo Brasil, há muitos anos e o substituiu por um programa gospel. As pessoas estão perguntando por que houve essa mudança, quando existem várias rádios de igrejas evangélicas e católicas destinadas a esse tipo de programação? Uma ouvinte do “Baú”, está ligando diretamente para a rádio, mas ninguém atende. “Lamentável e ridícula essa substituição”, ela disse.

FACOM, 50 anos – Na quarta-feira, 11, no auditório do Instituto de Letras e Comunicação, das 9 às 12h30, os egressos e discentes da Faculdade de Comunicação – FACOM da UFPA participam do evento “Narrativas em Curso”, celebrando os 50 anos da faculdade. O evento terá ainda exposição fotográfica e homenagens à produção acadêmica desenvolvida ao longo de cinco décadas na comunicação. Iniciada em 1976, a FACOM se construiu como um espaço de diálogo e de luta dentro do campo da comunicação. O evento terá duas mesas de debates: na primeira, Tramas da voz: rotas da comunicação apresenta os caminhos traçados a partir da formação em comunicação pela FACOM, com a Daniel Nardin, do Amazônia Vox; Jotavezinho, comunicação de Gaby Amarantos; Evellin Callado, produtora audiovisual, com mediação de Vânia Torres. Na segunda mesa, Narrativas do futuro: da FACOM para o mundo, é sobre os desafios e conquistas na formação acadêmica em comunicação, com Vinícius Gonçalves, Prêmio Jovem Jornalista; Adriano César, Geração Futura; Evelyn Ludovina, da Fundação Roberto Marinho, mediando a mesa, Felipe Silva. Será apresentado o documentário “Rios de violência: A exploração sexual de crianças e adolescentes na Ilha do Marajó – Uma tragédia oculta”, dos alunos Denily Fonseca, Vitória Rodrigues, Vinicius Gonçalves, Isabela Leite, Luane Pimenta e orientados por Rosane Albino.

Fofoca é bom e o site gosta
Eita, Renatinha – E Renatinha Rocha, hein, gente? Eu falei, eu falei que ela colocaria as unhas de fora na RBA TV. Na semana passada, houve mais uma confusão em que Renatinha, sempre ela, é figura principal. Renatinha, essa “santa mulher”, tem certa implicância com uma repórter – a mesma que passou batom vermelhão e afrontou Renatinha na redação. Essa repórter apresentou um off e Renatinha, do alto do seu extremo conhecimento de texto, disse que estava tudo errado e sem sentido. A menina, bem esperta, pediu que uma repórter veterana da RBA reescrevesse o texto, e assim foi feito. A menina levou o off reescrito pela veterana, o apresentou à Renatinha, que voltou a esculhambar com o texto. A menina falou para quem quis ouvir: “É, fulana, pelo visto, tu também não sabes escrever off”. A veterana, que também não é santa, foi para cima de Renata e um quebra pau daqueles, entre as duas, na frente dos operadores e tudo, começou. A veterana acusou Renatinha de perseguidora, assediadora, e Renatinha, “coitada”, ficou sem defesa e disse que não era nada daquilo que estavam pensando, que “haviam entendido errado” e, como sempre, lá veio a skin de vítima de Renatinha, o que poderia levar a pensar que a jovem repórter é a “doida” nas questões. O fato é que todos na RBA TV já sacaram que Renatinha é “só teatro!”. Como sempre falo: eu avisei!
A secretaria INHA – E essa “mais que direta” da coluna Repórter 70, de O Liberal, na terça-feira, 10?: “Tem uma secretária que não entende nada de publicidade, ofende quem não pode se defender e não sabe que não se pode tratar desiguais como iguais. Ela quer tirar o dinheiro dos veículos de imprensa – óbvio, menos o do próprio governador. Esta secretária ganha muito mandando esta verba – desviada – para as redes sociais, com a ela própria levando de 35% a 50%. O povo não perdoa e a apelidou de “a rainha propina”. Assim, meus colegas, em 2020, euzinha publiquei prints de acusações contra essa mesma secretária, que surgiram em lives do Heldisssss, na época da pandemia, afirmando que ela levava, sempre, uma ponta boa nos contratos da secretaria na qual ela é gestora. O que rola, à boca pequena, é que Baiacu e o Chupa Chupa da Marambaia têm que se conformar e dividir essa “cota” com a moça.
E que fique bem claro: não sou e nunca fui funcionária fantasma de nenhuma prefeitura, ok? Nem tentem me meter nessa confusão.


O print é eterno



Fotos da semana













NOTA DA REDAÇÃO
Este espaço continua sempre aberto para manifestação de quem quiser informar sua posição sobre os assuntos relatados nesta postagem. Acha que precisa de um Direito de Resposta? É só mandar.