Jornalistas em visita promovida pelo Exército, Lúcio Flávio Pinto recebe homenagem, crise feia na Record Belém, grupo O Liberal é obrigado a retirar postagem enganosa do ar e muito mais

Coleguinhas se preparam para começar viagem promovida pelo Exército, Comando Militar do Norte
Belém, 8 de julho de 2025 – Nem vou bater papo e já vamos entrando de cabeça nas notícias, que estão do jeito “que o diabo gosta”. Te alui!
Missão Selva – Um grupo de jornalistas de Belém está em uma missão, que começou na segunda-feira, 7, sob convite do Exército – Comando Norte, tendo como base o município de Óbidos, no Pará, na fronteira com o Suriname. Wagner Santana e Tutu, pelo grupo O Liberal; Taymã Carneiro, pelo G1 Pará; Lucas Contente, pelo jornal Diário do Pará; Marília Argollo e Márcio Viana, pela Record Belém; e Filipe Bispo, pelo Amazônia Vox, são os coleguinhas que estão por lá, e nesta terça-feira, 8, estiveram na aldeia Tiryó.












MUDANÇAS NAS REDAÇÕES:
João Victor – João Victor Barra, depois de três anos e cinco meses na única “rádio do Pará que só toca notícia”, se despediu da CBN Amazônia Belém, onde ele começou como produtor, passou pela reportagem e, por fim, apresentador. João já começou como assessor de imprensa na agência NM Comunicação, que está desde em 2013 no mercado do Pará.

Rosana – Rosana Pinto deixou a agência Eko – Estratégias em Comunicação, e começou na segunda-feira, 7, como coordenadora de comunicação da AEGEA Saneamento, empresa que adquiriu a Cosanpa. Rosana foi contratada pela FSB Holding, mas avisa que continua também na comunicação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Afinal, todos sabemos que “Rosana nas alturas” resolve tudo de Nazinha.

Cúpula – Sandra Rocha, com passagens pelo jornal O Liberal e Fadesp, assumiu o cargo de assessora de comunicação em Cúpula dos Povos Rumo à COP 30.

Zeus – Zeus Bandeira, que atuou na comunicação da Equatorial em Marabá, é o novo repórter da TV Liberal nessa cidade.

Luiz Otávio – Ainda no assunto: Luiz Otávio, ex-RBA TV, vai integrar o time de repórteres da TV Record Belém. Isso porque, o colega foi um dos que caiu no conto “Jovem Pan em Belém”, que não decola de forma alguma.

MUITA ONDA:
Agência Belém, toda atrapalhada – E o site da Agência Belém? Eu vi e escrevi uma notinha mostrando que o site estava sem atualizações desde o dia 18 de junho. E olha que trabalho “bem-feito”: o secretário de comunicação Mauro Neto informou, candidamente, em mensagem privada, que o endereço do site havia mudado. Alguém foi informado? Alguém soube disso oficialmente? Porque, olha, eu estou assim pas sa da com isso. Como o site oficial de uma prefeitura, como a de Belém, muda de endereço na web e não há um aviso, não há no antigo endereço um mecanismo que encaminhe ao novo, não tem um aviso no antigo site informando? Eu, como sou uma pessoa boa, vou deixar o novo endereço aqui: https://agencia.belem.pa.gov.br/ – saiu o .com.br e entrou o pa.gov.br. Entenderam?

Tati Lobato começa a demitir jornalistas – Tatiane Lobato, a Tati, que assumiu há duas semanas o cargo de diretora de jornalismo da Secom/ Agência Pará, sendo recebida com flores pelas secretárias Verinha e Alinne Passos, já começou colocar as “manguinhas de fora”. Na quinta-feira, 3, Tati, pessoalmente, demitiu a jornalista Daniele Zuquim, uma das editoras de texto da Agência. O que se comenta é que Tati começou a fazer mudanças na equipe e já adiantou que novas exonerações irão acontecer. Tati é aquela mesma que pediu demissão da TV Liberal para se transferir à rádio CBN Belém, não disse nada a ninguém da redação, e anunciou que estava de saída no fim de um “ao vivo”, no JL-1. A revelação intempestiva e ao vivo, deixou a apresentadora Priscila Castro, aquela pessoa “fofa” que todos conhecemos, literalmente, gaga e sem palavras. Quem viu, viu. Eu, por exemplo, vi e fiquei “passada, engomada, dobrada e guardada na gaveta com naftalina”. Fontes disseram que a menina Zuquim já foi removida do grupo de assessores da Secom-PA no WhatsApp e nem fez a tradicional despedida dos que saem de lá. Como diria dona Milu: “Mistérioooooooooo!!”

Crise na Record Belém – Como este site e vários coleguinhas já haviam antecipado, a chegada do apresentador Renê Marcelo à TV Record Belém, em substituição a Marcus Pimenta, já está dando “ruim”. Em uma crise total por lá: Renê, contratado via São Paulo e a contragosto da direção de Belém, despencou a audiência do horário, o que está incomodando a direção, que vê a concorrência se aproximar e até ultrapassar na audiência. Programas locais da TV RBA, pela manhã, “Camisa 13” e “Barra Pesada” hoje, estão na vice-liderança isolada, no confronto direto com o “Fala Pará”, da Record, apresentado por Amanda Pereira. O “RBA Urgente”, apresentado pela Barbie Fake, e o Jornal RBA, por Cácia Medeiros, também são vice-líderes no confronto com o “Cidade Alerta”, apresentado por Priscila Amaral. Assustada, a Record fez mudanças: Priscila vai para o “Fala Pará”, e Amanda, ao “Cidade Alerta”, em uma clara tentativa de combater o crescimento da RBA que, até pouco tempo, não incomodava a emissora com seus programas locais. Outra mudança foi a extinção do programa “Pará Record”, apresentado por Adriana Martins, há alguns anos. A Record tomou a decisão e avisou à apresentadora, que não ficou nada feliz de ter que voltar a ser repórter, e preferiu pedir demissão na sexta-feira, 4. Renê, do seu lado, também se nega a ir às ruas de Belém, porque “não gosta de reportagens policiais”. Mas como assim, meu colega, se esse segmento é o carro chefe na editoria da Record Belém? Como a Adriana entregou o cargo, as mudanças, que seria anunciadas somente na segunda-feira, 14, foram antecipada para uma semana antes, na segunda, 7.

Instagram de Amazônia Jornal retira postagem do ar, após polêmica – A nova coordenadora de mídias sociais do Grupo Liberal se envolveu em uma bela polêmica. Uma publicação feita na segunda-feira, 7, no Instagram do Jornal Amazônia, provocou indignação ao associar um vídeo de homens praticando sexo oral, em via pública, no domingo, 6, ao Instituto Arraial do Pavulagem. A assessoria de comunicação do Instituto esclareceu que o que houve foi fora do horário oficial do cortejo, que termina às 14h, e que eles não têm responsabilidade por atos fora da programação que, convenhamos, deveria da Guarda Municipal da Prefeitura de Belém e, até, da Polícia Militar do Pará. A postagem recebeu críticas por ser “irresponsável e apelativa”. Segundo uma fonte, os jornalistas das mídias sociais do grupo não queriam “subir” o assunto, mas foram “convencidos” pela coordenadora, que nem se deu ao préstimo de “ouvir o outro lado” e já associou tudo ao Pavulagem. Internautas se organizaram e começaram a denunciar o perfil do jornal na rede social e o grupo, sem opção, removeu a publicação, horas depois. Pelos grupos de WhatsApp, alguns se recordaram que essa mesma coordenadora já esteve envolvida em polêmicas anteriores, “como a perda da conta oficial de um site paraense que ela gerenciava, que precisou criar perfil substituto às pressas”. As postagens no WhatsApp foram acompanhadas das seguintes perguntas: Vale tudo na busca por engajamento? E o jornalismo responsável, aquele que checa antes de sair publicando?


Em política, sim, vale tudo – Ainda naquele assunto perfil BT Mais, o que se sabe, de fontes fidedignas, é que, realmente, o portal foi comprado pelo prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, e equipe. Esse grupo político “jurava pela fé da mucura” que ao comprar o perfil, levaria junto, de lambuja, os gerentes e donos do BT Mais E o que aconteceu? Segundo essa mesma fonte, entrou em cena Heldissss, “O Implacável”, que “solicitou” que o CEO do grupo O Liberal contratasse a “dupla dinâmica” e deixar a República de Ananindeua a “ver navios”. Foi o que foi feito e é o que se está vendo.

Jornalismo cruzado – Outra: dessa eu vou contar o milagre e não a Santa… O site recebeu a informação, com provas, que uma dupla de jornalistas foi contratada e está na folha de pagamento da comunicação de uma prefeitura da Região Metropolitana de Belém – RMB, recebendo, cada um, R$ 4,6 mil, por mês, líquidos. Até aí tudo bem, mas a dupla não aparece nessa prefeitura, porque, apenasmente, trabalha para e com a secretária municipal de outra prefeitura, também da RMB. Então, o recado aos envolvidos é que “vamos regularizar essa situação?”, porque se os nomes caírem no “domínio público”, vai ficar muito feio PRA TODOS.

HOMENAGEM E CONGRESSO:
Zek – O publicitário paraense e DJ Zek Picoteiro, no domingo, 6, fez sua minha primeira apresentação fora do Brasil. A convite da Funarte e do Ministério da Cultura, ele levou os sons dos afluentes amazônicos para o Festival Off Avignon, na cidade de Avignon, na França.

Homenagem para Lúcio – O jornalista Lúcio Flávio Pinto recebeu, na segunda-feira, 30, o Destaque na Comunicação concedido pela Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Aces, que também fez o lançamento do livro “80 Anos de Desafios e Vitórias”, e entregou a medalha Mérito Cultural Wilson Dias da Fonseca, o Mestre Isoca. Lúcio, que está em tratamento de saúde em Belo Horizonte, foi representado pelo filho Lívio Cunha Pinto, que agradeceu em nome de seu pai a honraria. “Fiquem certos, esta premiação é muito importante para Lúcio Flávio Pinto, que sempre defendeu sua terra natal. Muito obrigado, mesmo”, afirmou Lívio. Em um telão, foi exibido um vídeo gravado pelo jornalista. Lúcio começou como jornalista em A Província do Pará, em 1966, e passou pelas redações de Correio da Manhã, no Rio de Janeiro; Diário de S. Paulo, Diário da Noite e Rádio Eldorado; foi correspondente de O Estado de S. Paulo, em Belém, onde atuou na criação da sucursal da Amazônia. Também passou pelas redações de O Liberal, TV Liberal e do SBT, e foi professor do curso de Jornalismo na UFPA.


Museu das Amazônias – Na segunda-feira, 7, a jornalista Gabriela Sobral, representando o Instituto Cultural Vale, acompanhou a entrega de mais uma etapa do Museu das Amazônias, com visita técnica às obras no Porto Futuro II e presença do comitê executivo de implementação. O projeto envolve instituições como a Secult-PA, BNDES, Museu Emílio Goeldi | MCTI, Instituto Cultural Vale e o Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, responsável pela implementação da proposta. A visita foi conduzida pela secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal.

Congresso da Abraji – Jornalistas de Belém são convidados da programação do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji, que será realizado na ESPM, em São Paulo, agora em julho. No sábado, 12, o jornalista Fabyo Cruz, de O Liberal e revista Cenarium, participa da mesa “Cobrindo a Amazônia no ano da COP30: um guia para fontes locais”. Catarina Barbosa vai ministrar uma oficina no evento e, na sexta-feira, 11, modera a mesa “Como investigar: imigração na América Latina”; também no sábado, 12, Daniel Nardin, do Amazônia Vox, ministra a oficina “Como conseguir fellowships no exterior?”; no dia 11, ele está no debate “Vida de freela: quem protege o profissional solo?”.



FOTOS DA SEMANA:
Casou – O jornalista Pedro Paulo Blanco gostou tanto de se casar que, no sábado, 5, ele se casou novamente com Natália Nascimento, agora, em cerimônia religiosa. Coleguinhas da imprensa prestigiaram o novo casal.
















