Justiça tira do ar o site Estado do Pará Online, premiados no Simineral 2024 e muitas fotos de confraternizações de coleguinhas
Belém, 21 de dezembro de 2024 – O ano já está se encaminhando para o final, mas ainda temos notícias para todos os gostos. E já começamos com uma novidade bombástica.
Liminar tira site do ar – Eu falo e repito: a atual conjuntura no nosso País chamado Pará não é para amadores. E quem tem acesso à Justiça mais rapidamente leva “vantagem”. O site Estado do Pará Online – EPOL está fora do ar, desde sexta-feira, 20, por conta de uma liminar em ação na Justiça, movida pelo presidente do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Estado do Pará – IGEPPS, Giussepp Mendes. Ele também é cofundador da Ampla Amazônia, organização que se diz representativa de lideranças na região amazônica. A notícia que chegou por cá é que o EPOL, cujo “dono”, Diógenes Brandão, bate no peito, dizendo ser o terceiro mais acessado do Pará, teria publicado uma reportagem acusando Giussepp e a esposa de corrupção e desvio de dinheiro no IGEPPS, mas aparentemente, sem provas. Mendes nem pensou e, como já agiu dessa forma em outras vezes, processou o site, que foi retirado do ar, justamente na sexta-feira, 20, quando começa o recesso do Judiciário, que passa a funcionar em regime de plantão. Se o EPOL não tiver um bom advogado, que consiga transpor a força da liminar e derrubá-la, o site só poderá voltar ao ar, se voltar, em 21 de janeiro de 2025. Mendes já processou outros sites de Belém, como o Portal Olavo Dutra que, munido de provas, se defendeu e não foi considerado culpado das acusações de Mendes. É, meus colegas, de onde menos se espera é de lá que vem mesmo.
Vencedores do Prêmio Simineral 2024 – Os vencedores do prêmio Simineral de Comunicação de 2024 foram anunciados na noite de quinta-feira, 19, em evento realizado na Casa NaMata, em Belém. A realização da premiação é do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará – Simineral, por meio da agência Eko, e reconhece, valoriza e premia o talento de comunicadores do Pará. Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “2024 – O ano da Transição”. No Simineral de Conteúdos para Redes Sociais, a vencedora foi Norma Macedo, do perfil no Instagram http://@normalmenteviajando. Na categoria Jornalismo 360, o prêmio ficou com o jornalista paraense Victor Furtado, do veículo Fato Regional. Na categoria Jornalismo Impresso, quem levou a premiação foi a jornalista da Redação Integrada O Liberal, Gabriela Gutierrez. Já na categoria Radiojornalismo, Gabriel dos Santos, da Rádio Cultura FM, levou o reconhecimento. Na categoria Telejornalismo, a vencedora foi Juliana Alvarez, da TV Liberal. O Simineral também prestou uma homenagem especial para a jornalista, Cíntia Magno, do jornal Diário do Pará, considerada a profissional de destaque ao longo do ano de 2024.
Lucas deixou a TV Liberal – O jornalista Lucas Duarte deixou a TV Liberal, na última sexta-feira, 20, e já está trabalhando no Fundo Casa Socioambiental, remotamente direto de Belém, como assessor de comunicação, há cinco meses. Contando o tempo de estágio, com uma saída de 2 anos e meio, voltou à produção da TV, e foram mais de dez anos dedicados à Lili.
Chucre – O decano do jornalismo esportivo, Brás Chucre, recebeu em 12 de dezembro uma homenagem do projeto de boxe ‘Nocaute na Violência’, ao lado do Zezé do Boxe, Maizena, Ulisses Pereira e Alessandro Ribeiro.
Vivi se casou – A jornalista paraense Vivi Matos, que trabalhou em O Liberal, se casou com Jovar, na sexta-feira, 13, na cidade de Piumhi, em Minas Gerais, onde o casal mora. O casal está à espera da Eli, primeira filha deles.
Sônia no Kindle – O romance “Histórias Escritas na Água”, da jornalista e escritora paraense Sônia Zaghetto, que mora e trabalha na Califórnia, no EUA, é um dos cinco finalistas do Nono Prêmio Kindle de Literatura. Isso significa que o romance será produzido como audiolivro pela Audible Brasil. “Esta notícia é o meu presente de Natal antecipado, o resultado de uma vida amando os livros. Obrigada a todos os meus queridos amigos e leitores que há anos me apoiam. Estou muito honrada, Kindle Brasil. Parabéns também aos outros quatro escritores finalistas”, escreveu Sônia.
Exposição de Chalu – Foi aberta na noite de sexta-feira, 20, a exposição “Paisagens Fluidas” do fotógrafo Renato Chalu, no teatro-galeria Nazareno Tourinho, na praça do Carmo, Cidade Velha.
FOTINHAS DA SEMANA E OUTRAS
Fim do ano e o mais bacana são as muitas confras dos coleguinhas. Aqui, temos algumas delas:
Confra da Griffo Comunicação, que foi na sexta-feira, 20
Outras confras:
FESTIVAL PSICA 2024
Foi mais um grande sucesso o Festival Psica, que foi realizado em Belém entre os dias 13 e 15 passados
FUNTELPA FICA
A luta continua e a Funtelpa e as emissoras Cultura do Pará não serão dizimadas