Governador Heldissss tem projeto que extingue as emissoras Cultura no Pará e outras notícias mais do jornalismo
Belém, 14 de dezembro de 2024 – Estamos na reta final de 2024, mas as notícias sobre os coleguinhas não param de chegar. Confira.
Projeto de Heldisssssss quer extinguir as emissoras Cultura no Pará – A população de Belém acordou assustada na quarta-feira, 11, quando tomou conhecimento de que o governador do Estado, Hélder Barbalho, do MDB, tinha mandado para análise e votação na Assembleia Legislativa de um projeto de reforma administrativa no Estado. Um dos pontos do projeto era a extinção da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa, que congrega rádio FM, televisão e portal de internet, chamados Cultura. No projeto, a Fundação seria extinta e absorvida pela Secretaria de Comunicação. Na prática, o projeto subordinava os recursos humanos e o aparato técnico da Fundação ao interesse da assessoria de imprensa e do marketing governamental, acabando assim com a autonomia que sempre foi uma característica marcante da Fundação. O anúncio recebeu diversas críticas e repúdios diante de tamanho desmonte. Diante da repercussão negativa, o Governo do Pará anunciou a retirada temporária do projeto e justificou o recolhimento do texto, afirmando que ajustes serão feitos antes de um novo envio. Depois do susto inicial, servidores da Funtelpa, com apoio do Sindicato dos Jornalistas do Pará, além da população, começaram uma série de reuniões e manifestações contra a medida do governador.
Quem quiser ajudar, dar uma força aos coleguinhas das emissoras Cultura no Pará, há abaixo assinado contra esse absurdo. O link é esse aqui: https://www.change.org/p/abaixo-assinado-contra-a-extin%C3%A7%C3%A3o-da-funtelpa-mantenedora-da-cultura-rede-de-comunica%C3%A7%C3%A3o/psf/promote_or_share?recruiter=1360106932
Nil – O jornalista paraense Nil Muniz comemorou seis anos como analista, em vários cargos, na agência MASS, com atendimentos no Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, passando pelos setores de Energia, Estradas e Pontes em concessão, além de Mineração e Telecom, em companhias muito importantes para o Brasil. Em dezembro, ele completou quatro meses de desafio ao integrar a equipe de comunicação da Azul Linhas Aéreas Brasileiras. “É um momento de novos desafios e voos incríveis, como jamais imaginei. Para quem nasceu e viveu numa cidade pequena do Marajó, com um dos piores IDHs do Brasil, estar onde estou é uma honra”, comentou Nil, que nasceu em Portel.
Amazônia Vox na Universidade de Oxford – O Amazônia Vox, por meio do diretor executivo, Daniel Nardin, passou a integrar a Rede de Jornalismo Climático da Universidade de Oxford. A sétima turma do programa será no primeiro semestre de 2025 e terá 100 jornalistas de todo o mundo, apenas sete baseados no Brasil, em mais de 800 inscritos. A Oxford Climate Journalism Network é um programa que apoia, qualifica e gera conexões em rede para uma comunidade global de repórteres e editores em todas as áreas e plataformas de imprensa e mídia para melhorar a qualidade, a compreensão e o impacto da cobertura climática em todo o mundo. O programa integra a iniciativa Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A rede que agora tem 500 membros, entre eles, o jornalista amazônida Cley Medeiros, de Manaus, que também colabora com o Amazônia Vox. Dessa maneira, Daniel é o representante de Belém, capital do Pará e sede da COP 30 em 2025, em uma relevante rede de jornalistas climáticos de todo o mundo.
Bianca – Bianca Teixeira foi promovida ao cargo de apresentadora oficial, editora-chefe e gestora de jornalismo no SBT Pará. Ela substituiu Nara Bandeira que deixou a emissora.
Serrapilheira – A jornalista Anna Peres foi selecionada na Chamada Pública para reportagens jornalísticas baseadas em dados de biodiversidade do Instituto Serrapilheira, além dela, outro paraense na seleção é Maickson Serrão, da revista Sumaúma Jornalismo.
Prêmio para Temple – A Temple Comunicação e a Vale estão entre as vencedoras da categoria Institucional do prêmio Top de Marketing e Personalidade de Marketing – ADVB-PA, realizada na segunda-feira, 10, em Belém. O case premiado foi a campanha “O Círio que mora na memória de cada um”. O prêmio ADVB-PA é um dos mais tradicionais do mercado e não ocorria desde o início da pandemia. Ele reconhece empresas e instituições governamentais que se destacam pela utilização criativa e estratégica do marketing e busca promover a excelência no setor, destacando ações que impulsionam o crescimento econômico do estado.
Prêmio Simineral 2024 anuncia finalistas – Na sexta-feira, 13, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará divulgou os finalistas do Prêmio Simineral de Comunicação 2024. Na categoria Jornalismo, estão Andressa Ferreira, Gabriela Gutierrez, Gabriel Santos, Iolanda Borges, Juliana Brito, Lidiane Tavares, Tarso Sarraf, Theíze Oliveira e Victor Furtado. Na categoria Redes Sociais, os finalistas são Maycon Santos, Norma Leite e Vanessa Campos. A data de divulgação e festa dos premiados não foi anunciada, mas será ainda no mês de dezembro.
Festa do Sebrae Pará – Integrantes do Ronda 24h Belém marcaram presença no almoço promovido pelo Sebrae no Pará, na quarta-feira, 11, na casa de eventos Casa Mia, em Belém. Na ocasião, o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, concedeu entrevista coletiva e apresentou um balanço da atuação da instituição neste ano.
Bebê – Na quinta-feira, 12, chegou Bento, primeiro filho do jornalista Fernando Diniz, e Mariana Pereira.
Casamento – O jornalista Talison Lima, da assessoria de comunicação da Polícia Civil do Pará, se casou na sexta-feira, 13, em Icoaraci, com a administradora Jéssica Bruna. O casamento oficializou a união do casal que já é pai de Théo, de 3 anos, e Josué, de 7 meses.
FOTINHAS DA SEMANA