Festival LED é realizado nesta quarta-feira em Belém, paraenses na final do prêmio Sebrae de Jornalismo e muito mais notícias

 Festival LED é realizado nesta quarta-feira em Belém, paraenses na final do prêmio Sebrae de Jornalismo e muito mais notícias

No Rio de Janeiro, onde começaram as edições do Festival LED, as atividades são realizadas no Museu do Amanhã, na zona portuária da cidade

Belém, 27 de novembro de 2024 – Vamos, vamos que tem muita bacana por aqui, mas se quiseres saber só das fofocas, corre para o final da postagem.

Festival LED em Belém – Nesta quarta-feira, 27, pela primeira vez o Festival LED – Luz na Educação, promovido pelas Organizações Globo, chega em Belém. O evento ter mais de 25 pessoas, em muitas palestras. Especialistas, educadores, artistas e empreendedores irão debater como democratizar a educação no Brasil. Depois de reunir mais de 200 horas de conteúdo, 14 mil participantes e 300 palestrantes ao longo de três edições no Rio de Janeiro, o Festival LED desembarca na Estação das Docas, totalmente gratuito, em realização da Globo e Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e do canal Futura e conta com o Sebrae como parceiro estratégico. Da TV Globo participam as jornalistas Sandra Annenberg e Poliana Abritta, além de Milton Cunha, da área de entretenimento. Tainá Aires, Marcio Lins, da TV Liberal, e Taymã Carneiro, do portal G1 Pará, também são convidados, além de Fafá de Belém, Dona Onete e Mestre Damasceno, entre outros. O Amazônia Vox irá participar em dois momentos da programação:  às 11h, roda de conversa sobre desinformação e mudanças climáticas, com o jornalista Daniel Nardin; e às 14h, roda de conversa sobre mídia e educação ambiental, com a professora Marcela Castro e estudantes. 

Taymã Carneiro, do G1 Pará, fala às 17h

Prêmio Sebrae revela vencedores nacionais – Na quinta-feira, 28, será realizada a cerimônia do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que teve número recorde de inscritos, nesta 11ª edição, em 2024 Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 3 mil trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o País, e esse resultado é 62% maior que o número de participantes do ano passado. No total, 25 trabalhos foram selecionados para a grande final, que será celebrada em Brasília. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Do Pará, são dois finalistas: na categoria Jornalismo em Vídeo, a finalista é a reportagem “Encauchados: empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”, da TV Cultura do Pará, com a equipe Andreia Teixeira, Osmar Júnior, Vitor Souza, Vanessa Fortes, Josemar Garcia, Pamella Lavôr, André Mardock, Vanessa Fortes, Daniel Lucilo, Luiz Carlos Mendes, Luciano Mourão, Alexandre Lins, Vitor Souza e Diego Carvalho; e na categoria Jornalismo em Texto, com a reportagem “Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, do Amazônia Vox, do Pará, com a equipe Daniel Nardin, Marcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia.  

O momento é de torcer pelas vitórias dos jornalistas paraenses na final do prêmio Sebrae de Jornalismo

Alice pelo mundo – A jornalista Alice Martins, do Amazônia Vox Ocean Fellow, está em Busan, na Coreia do Sul, participando da reunião final para fechar um Tratado Global contra Poluição Plástica. A sessão de negociação, conhecida como INC-5, tem o desafio de fazer 175 países chegarem a um entendimento do que deve ser feito em todo o Planeta para conter o problema do plástico, que afeta a saúde humana, ambiental e mundial, agrava a emergência climática, ameaça a biodiversidade, dentre outros desdobramentos.  

Alice Martins na Coreia

Exposição de Miranda – Em homenagem ao mês da consciência negra, a biblioteca Arthur Vianna, no Centur, recebe a exposição fotográfica “Resistência Negra”, com entrada gratuita, até sexta-feira, dia 29. A exposição reúne fotografias feitas pelo jornalista Luís Miranda com a colaboração dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A curadoria é da professora Nice Miranda que coordena o projeto. 

A exposição de Miranda segue até sexta-feira, 29

Nathalia na Globo – Nathalia Petta, paraense que trabalhou no jornal Diário do Pará, passou de jornalista a designer estratégico. Ela faz parte do primeiro time de Influenciadores de Aprendizagem da Globo. O design estratégico é uma abordagem focada na solução de problemas complexos. Nesse novo cargo, Nathalia vai poder compartilhar essa mentalidade com colegas da empresa, ajudando o time de Desenvolvimento da empresa a disseminar conteúdos de aprendizagem e estimular a curiosidade e o desenvolvimento contínuo em todos.  

Nathalia é da Globo

Melina – Melina Marcelino começou em um novo cargo de pesquisadora no Museu das Amazônias

Novo posto para Melina

Tayana – A CNN Brasil definiu a repórter Tayana Narcisa, de Belém, como sua nova representante na região Norte, já como parte da cobertura especial da COP 30, em 2025, que terá como sede a capital paraense. Com passagem por G1 Pará e TV Liberal, afiliada da Globo no estado, além da Funtelpa, Tayana estreou na nova emissora na última semana. 

Tayana é o Pará na CNN Brasil

Lançamento – Iaci GomesRenata Segtowick lançaram oficialmente o livro Visagentas, na última sexta-feira, 22. Quem garantiu o exemplar na pré-venda, fique tranquilo, que os envios começam na segunda-feira, 25. Em dezembro, haverá um segundo evento de autógrafos. O Visagentas está disponível para todo o Brasil! O projeto foi selecionado pelo Edital de Múltiplas Linguagens, artigo oitavo da Lei Paulo Gustavo. Garanta o seu pelo bit.ly/Visagentas.

Iaci e Renata no dia do lançamento do livro delas

Record Man – Heitor Menezes, o Mr. Record Man, jornalista paraense que passou por O Liberal e TV Cultura, há duas décadas radicado em Brasília-DF, criou perfil no Instagram para falar sobre vinil. Também está vendendo algumas joias da sua coleção. O perfil é este aqui: https://www.instagram.com/mrrecordman33rpm/ 

Muita coisa bacana nesse perfil e venda de vinis raros

FOTINHAS DA SEMANA

COP 29 – A COP 29, em Baku, capital do Azerbaijão foi encerrada na última sexta-feira, e os jornalistas paraenses marcaram presença por lá

Gabi Azevedo e Marcelo Vieira, da agência Approach, do Rio de Janeiro e São Paulo, Cíntia Magno, do Diário do Pará
Gabi e Marcelo, da Approach, e Ingo Muller, da Secom/ Agência Pará

Basquete – Coleguinhas registraram o torneio de basquete em Belém, com a presença da Seleção Brasileira, na arena Mangueirinho.

Oswaldo Forte, Flavio Contente, Thiago Gomes e Wagner Santana
Wagner e Thiago em foto de Flavio Contente
Wagner Santana “na chon” – foto de Flavio Contente

Aniversário de O Liberal – O jornal O Liberal, o mais antigo do Pará ainda em atividade, completou 78 anos no dia 15 de novembro. Teve foto especial para a capa da edição especial, que circulou com data dupla, 23 e 24 passados.

A foto da foto em foto de Adriano Nascimento
Tarso Sarraf teve a missão de fotografar os coleguinha – foto de Adriano Nascimento
Comandando as ações, tio Tarso acabou se tornando meme – criação de Matheus Viggo

Eliza se casou – No sábado, 23, a jornalista Eliza Kuroki, ex-repórter da RBA TV, se casou.

Eliza se casou
Célia Pinho e o casal recém-casado
Eliza e as ex-colegas de RBA TV, Célia Pinho e Cleide Pinheiro

CBN Belém – A situação da rádio CBN Belém está cada vez pior e já são seis demissões em dois meses por lá. Na segunda-feira, 25, mais um operador de áudio foi demitido e agora são dois jornalistas e quatro operadores. A rádio foi colocada na Justiça por quase todas as pessoas que passaram por ela, e já tem gente a com causa trabalhista ganha. Juntando tudo, só no TRT8, as ações somam mais de R$ 500 mil, ou seja, meio milhão de reais de ações de ex-funcionários e funcionários da ativa. O que se comenta é que a rádio CBN Belém nunca lucrou 1 real em Belém, e as despesas são maiores que a receita. “A gestora Daniele Pires nunca fez a rádio ganhar nada e o presidente da empresa”, é o que mais se comenta. Phelipe Daou Jr., até tentou contratos bons. A saga para achar um bom profissional para trabalhar lá é grande, mas nenhum jornalista quer trabalhar 5 ou 6h por dia para ganhar R$ 1.500,00. 

Rádio CBN demite e não consegue contratar novos profissionais

RBA TV e DOL – Lembram que falei da repórter da RBA TV que atropelou os coleguinhas da imprensa na coletiva depois do treino da Seleção Brasileira, no início deste mês, no Mangueirão? Pois bem, a moça, abusadíssima, passou por cima da chefia imediata e da chefia de jornalismo da emissora, se credenciou sozinha e foi… Foi fazer o papelão que fez na coletiva. Chegou por aqui que quase, quase, ela foi para a fila do Seguro Desemprego, e a bronca em cima dela foi “a fraca”. Falando no grupo da Almirante Barroso, um polêmico repórter de lá, que era da rádio e está agora no DOL, ainda no rastro da confusão que promoveu essa mudança, está sendo processado judicialmente pelo filho do ex-técnico do Paysandu, Hélio dos Anjos, Guilherme dos Anjos. E mais, se lembram que falei de um “mão leve” que estaria assombrando a redação geral lá pela Torre? Pois então, as desconfianças recaíram sobre um certo coleguinha de lá, que, dizem, já surrupiou garrafa de água e dinheiro de carteiras desavisadas. Mas, menino. Como assim?  

Os Dos Anjos, o pai, Hélio, e o filho Guilherme que passaram pelo Paysandu e colecionaram brigas com a imprensa de Belém