Festival LED é realizado nesta quarta-feira em Belém, paraenses na final do prêmio Sebrae de Jornalismo e muito mais notícias
Belém, 27 de novembro de 2024 – Vamos, vamos que tem muita bacana por aqui, mas se quiseres saber só das fofocas, corre para o final da postagem.
Festival LED em Belém – Nesta quarta-feira, 27, pela primeira vez o Festival LED – Luz na Educação, promovido pelas Organizações Globo, chega em Belém. O evento ter mais de 25 pessoas, em muitas palestras. Especialistas, educadores, artistas e empreendedores irão debater como democratizar a educação no Brasil. Depois de reunir mais de 200 horas de conteúdo, 14 mil participantes e 300 palestrantes ao longo de três edições no Rio de Janeiro, o Festival LED desembarca na Estação das Docas, totalmente gratuito, em realização da Globo e Fundação Roberto Marinho, com apoio da TV Liberal e do canal Futura e conta com o Sebrae como parceiro estratégico. Da TV Globo participam as jornalistas Sandra Annenberg e Poliana Abritta, além de Milton Cunha, da área de entretenimento. Tainá Aires, Marcio Lins, da TV Liberal, e Taymã Carneiro, do portal G1 Pará, também são convidados, além de Fafá de Belém, Dona Onete e Mestre Damasceno, entre outros. O Amazônia Vox irá participar em dois momentos da programação: às 11h, roda de conversa sobre desinformação e mudanças climáticas, com o jornalista Daniel Nardin; e às 14h, roda de conversa sobre mídia e educação ambiental, com a professora Marcela Castro e estudantes.
Prêmio Sebrae revela vencedores nacionais – Na quinta-feira, 28, será realizada a cerimônia do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que teve número recorde de inscritos, nesta 11ª edição, em 2024 Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 3 mil trabalhos enviados por profissionais e estudantes de jornalismo de todo o País, e esse resultado é 62% maior que o número de participantes do ano passado. No total, 25 trabalhos foram selecionados para a grande final, que será celebrada em Brasília. Durante a cerimônia, serão anunciados os vencedores de cada categoria e do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo. Do Pará, são dois finalistas: na categoria Jornalismo em Vídeo, a finalista é a reportagem “Encauchados: empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”, da TV Cultura do Pará, com a equipe Andreia Teixeira, Osmar Júnior, Vitor Souza, Vanessa Fortes, Josemar Garcia, Pamella Lavôr, André Mardock, Vanessa Fortes, Daniel Lucilo, Luiz Carlos Mendes, Luciano Mourão, Alexandre Lins, Vitor Souza e Diego Carvalho; e na categoria Jornalismo em Texto, com a reportagem “Muito além do açaí: como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, do Amazônia Vox, do Pará, com a equipe Daniel Nardin, Marcio Nagano, Raffa Regis, Ana Paula Santos e Ricardo Garcia.
Alice pelo mundo – A jornalista Alice Martins, do Amazônia Vox e Ocean Fellow, está em Busan, na Coreia do Sul, participando da reunião final para fechar um Tratado Global contra Poluição Plástica. A sessão de negociação, conhecida como INC-5, tem o desafio de fazer 175 países chegarem a um entendimento do que deve ser feito em todo o Planeta para conter o problema do plástico, que afeta a saúde humana, ambiental e mundial, agrava a emergência climática, ameaça a biodiversidade, dentre outros desdobramentos.
Exposição de Miranda – Em homenagem ao mês da consciência negra, a biblioteca Arthur Vianna, no Centur, recebe a exposição fotográfica “Resistência Negra”, com entrada gratuita, até sexta-feira, dia 29. A exposição reúne fotografias feitas pelo jornalista Luís Miranda com a colaboração dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A curadoria é da professora Nice Miranda que coordena o projeto.
Nathalia na Globo – Nathalia Petta, paraense que trabalhou no jornal Diário do Pará, passou de jornalista a designer estratégico. Ela faz parte do primeiro time de Influenciadores de Aprendizagem da Globo. O design estratégico é uma abordagem focada na solução de problemas complexos. Nesse novo cargo, Nathalia vai poder compartilhar essa mentalidade com colegas da empresa, ajudando o time de Desenvolvimento da empresa a disseminar conteúdos de aprendizagem e estimular a curiosidade e o desenvolvimento contínuo em todos.
Melina – Melina Marcelino começou em um novo cargo de pesquisadora no Museu das Amazônias.
Tayana – A CNN Brasil definiu a repórter Tayana Narcisa, de Belém, como sua nova representante na região Norte, já como parte da cobertura especial da COP 30, em 2025, que terá como sede a capital paraense. Com passagem por G1 Pará e TV Liberal, afiliada da Globo no estado, além da Funtelpa, Tayana estreou na nova emissora na última semana.
Lançamento – Iaci Gomes e Renata Segtowick lançaram oficialmente o livro Visagentas, na última sexta-feira, 22. Quem garantiu o exemplar na pré-venda, fique tranquilo, que os envios começam na segunda-feira, 25. Em dezembro, haverá um segundo evento de autógrafos. O Visagentas está disponível para todo o Brasil! O projeto foi selecionado pelo Edital de Múltiplas Linguagens, artigo oitavo da Lei Paulo Gustavo. Garanta o seu pelo bit.ly/Visagentas.
Record Man – Heitor Menezes, o Mr. Record Man, jornalista paraense que passou por O Liberal e TV Cultura, há duas décadas radicado em Brasília-DF, criou perfil no Instagram para falar sobre vinil. Também está vendendo algumas joias da sua coleção. O perfil é este aqui: https://www.instagram.com/mrrecordman33rpm/
FOTINHAS DA SEMANA
COP 29 – A COP 29, em Baku, capital do Azerbaijão foi encerrada na última sexta-feira, e os jornalistas paraenses marcaram presença por lá
Basquete – Coleguinhas registraram o torneio de basquete em Belém, com a presença da Seleção Brasileira, na arena Mangueirinho.
Aniversário de O Liberal – O jornal O Liberal, o mais antigo do Pará ainda em atividade, completou 78 anos no dia 15 de novembro. Teve foto especial para a capa da edição especial, que circulou com data dupla, 23 e 24 passados.
Eliza se casou – No sábado, 23, a jornalista Eliza Kuroki, ex-repórter da RBA TV, se casou.
CBN Belém – A situação da rádio CBN Belém está cada vez pior e já são seis demissões em dois meses por lá. Na segunda-feira, 25, mais um operador de áudio foi demitido e agora são dois jornalistas e quatro operadores. A rádio foi colocada na Justiça por quase todas as pessoas que passaram por ela, e já tem gente a com causa trabalhista ganha. Juntando tudo, só no TRT8, as ações somam mais de R$ 500 mil, ou seja, meio milhão de reais de ações de ex-funcionários e funcionários da ativa. O que se comenta é que a rádio CBN Belém nunca lucrou 1 real em Belém, e as despesas são maiores que a receita. “A gestora Daniele Pires nunca fez a rádio ganhar nada e o presidente da empresa”, é o que mais se comenta. Phelipe Daou Jr., até tentou contratos bons. A saga para achar um bom profissional para trabalhar lá é grande, mas nenhum jornalista quer trabalhar 5 ou 6h por dia para ganhar R$ 1.500,00.
RBA TV e DOL – Lembram que falei da repórter da RBA TV que atropelou os coleguinhas da imprensa na coletiva depois do treino da Seleção Brasileira, no início deste mês, no Mangueirão? Pois bem, a moça, abusadíssima, passou por cima da chefia imediata e da chefia de jornalismo da emissora, se credenciou sozinha e foi… Foi fazer o papelão que fez na coletiva. Chegou por aqui que quase, quase, ela foi para a fila do Seguro Desemprego, e a bronca em cima dela foi “a fraca”. Falando no grupo da Almirante Barroso, um polêmico repórter de lá, que era da rádio e está agora no DOL, ainda no rastro da confusão que promoveu essa mudança, está sendo processado judicialmente pelo filho do ex-técnico do Paysandu, Hélio dos Anjos, Guilherme dos Anjos. E mais, se lembram que falei de um “mão leve” que estaria assombrando a redação geral lá pela Torre? Pois então, as desconfianças recaíram sobre um certo coleguinha de lá, que, dizem, já surrupiou garrafa de água e dinheiro de carteiras desavisadas. Mas, menino. Como assim?