Amazônia Vox ganha o prêmio Roche de Jornalismo 2024 e faz história

 Amazônia Vox ganha o prêmio Roche de Jornalismo 2024 e faz história

A professora Marcela Castro, ao centro, representou o Amazônia Vox na premiação da Roche

Belém, 29 de outubro de 2024 – Mais uma terça-feira de notícias sobre os coleguinhas da imprensa em Belém e fora da Mangueirosa.

Mais uma premiação para o Amazônia Vox – A reportagem “Desafios e soluções para melhorar a cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia” ganhou o primeiro lugar na categoria Jornalismo Digital, do prêmio Roche de Jornalismo em saúde, edição 2024, uma iniciativa realizada em conjunto com a Fundação Gabo. O anúncio foi feito na noite de quinta-feira, 24, em Miami, nos EUA, e o Amazônia Vox foi representado pela professora Marcela Castro. A reportagem também inspirou a criação de um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Pará – Alepa -, na mesma semana, em proposição do deputado estadual Carlos Bordallo, do PT. O prêmio está em sua 12° edição, destas, este é o 11° trabalho brasileiro premiado, e o primeiro da Amazônia Legal Brasileira. Entre os ganhadores anteriores, estão, por exemplo, Caco Barcellos, por meio do “Profissão Repórter”, e o médico Drauzio Varella com série no “Fantástico”. Além disso, jornalistas dos veículos como Globo News, Correio Braziliense, Agência Pública e BBC Brasil também já foram premiados por esta iniciativa. A reportagem é assinada pelo diretor do Amazônia Vox, Daniel Nardin, e tem imagens em fotos e vídeo de Marcelo Lelis. Teve imagens de apoio de Marcio Nagano, edição final Ney Trindade e trilha sonora do maestro Robenare Santos. A direção de arte e diagramação de Rapha Regis e desenvolvimento web de Samuel Burlamaqui. O conteúdo possui ainda ilustração de Thai Rodrigues e mentoria e edição de Paula Perim. A revisão textual foi feita pela professora Marcela Castro e pelos alunos da Escola Estadual Antônio Lemos, de Santa Izabel do Pará. A reportagem premiada é resultado de bolsa do programa Early Childhood Reporting Fellowship, do The Dart Center for Journalism and Trauma, da Universidade de Columbia, nos EUA. O conteúdo inclui seis capítulos em texto e fotos, ilustração e um minidocumentário que está disponível no YouTube e foi exibido em março de 2024 pelo Canal Futura, em rede nacional. A reportagem aborda a cobertura de atendimento pré-natal, que na região amazônica é bem abaixo da média nacional: 55% contra 74%. Dos cem municípios brasileiros com menores indicadores de sete ou mais consultas, 95 estão em Estados da Amazônia Legal Brasileira. 

A reportagem é de Daniel Nardin, coordenador do Amazônia Vox

Antônio no Sunset – A partir desta quarta-feira, 30, o programa Sunset Jazz terá o jornalista Antônio de Oliveira como comentarista musical, em uma nova fase que começa trazendo convidados especiais da cena artística paraense LGBTQIAPN+ . A apresentação é de Nilde Gomes, na rádio e TV Nova Belém  

Antônio e Nilde, juntos, no programa Sunset Jazz

Visagentas – O livro “Visagentas” entrou em pré-venda na última segunda-feira, dia 21, um mês antes do lançamento oficial. A obra é fruto da parceria entre duas mulheres amazônidas. A escritora, contista e jornalista Iaci Gomes uniu seus talentos aos da artista visual e designer Renata Segtowick para dar origem a 10 contos inspirados em histórias clássicas de visagens, relatos fantásticos e assombrações paraenses, reescritas a partir do ponto de vista feminino. Para acompanhar os textos, o livro mergulha no imaginário popular e na criatividade com 10 ilustrações, com as formas e cores características dos trabalhos artísticos de Segtowick. Além do livro físico, o “Visagentas” também estará disponível em formato de audiolivro e e-book. Metade da tiragem impressa prevista no edital será doada a escolas públicas municipais, bibliotecas e pontos de leitura periféricos, como contrapartida pelo financiamento ao projeto. 

Iaci e Renata

Parceria premiada – A parceria de Kleberson Santos e Marcel Formigosa – Metralha -, do DOL, e Toni Gonçalves, pela rádio 99 FM, é uma das mais premiadas em concursos de Jornalismo na categoria áudio em Belém. Eles já somaram dois primeiros lugares no Prêmio Sebrae de Jornalismo, em 2022 e 2023. Este ano, Toni ficou em terceiro no Prêmio Sebrae, em áudio, e Kleberson em terceiro na categoria Texto. E a parceria rendeu mais uma premiação do prêmio AMPLA de Jornalismo, ficando em segundo lugar com a reportagem “O Bionegócio do açaí que leva água potável a comunidade”, com produção de Kleberson; reportagem de Toni e edição de Marcel.  

Toni Gonçalves, Marcel Formigosa e Kleberson Santos colecionando prêmios em jornalismo

Panela Histórica tem lançamento em Marabá – O projeto “Panela Histórica – Memória Gastronômica da Cidade de Marabá” terá lançamento nesta sexta-feira, 1, a partir das 18h30, no Museu Municipal Francisco Coelho, em Marabá, município da região sudeste do Pará, com dois produtos homônimos, um livro, escrito pelo jornalista Pascoal Gemaque, com fotos de Walda Marques, e um filme dirigido por Júnior Braga. A programação é gratuita, inclui feira gastronômica e apresentações de artistas locais. O projeto, uma realização do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), tem o patrocínio rede de hipermercados Carrefour e da Milplan Engenharia, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Casa da Cultura de Marabá e do Museu Municipal Francisco Coelho.  O livro é uma imersão nos sabores de Marabá, que guarda em suas páginas os segredos e memórias da culinária marabaense. Cada receita e história preservam os costumes e a alma do povo, enquanto exploram o que faz dessa cultura gastronômica única. 

Convite de lançamento do Panela Histórica

Sarah em outro posto – Sarah Carvalho, que deixou a TV Liberal, passou a atuar na TV Record Belém.  

Sarah Carvalho agora é da TV Record Belém

Casamento – A jornalista paraense Márcia Dantas, apresentadora do programa “Tá na Hora SBT”, se casou no sábado, 26, com o jornalista Rafael Bianco. A união do casal foi oficializada em Araçoiaba da Serra, no interior de São Paulo, e a noiva teve como padrinhos amigos jornalistas dela de Belém, como Nara Bandeira, Priscilla Amaral, Kelvin Souza, Luciano Cuns, Timóteo Lopes e Anna Paula Mello.   

Rafael e Márcia: felicidades!!

……………………………………………….

Morte – Faleceu na segunda-feira, 28, em São Paulo, a jornalista paraense Tyara de La Rocque, aos 40 anos, vítima de câncer. Tyara se formou em Jornalismo pela Unama, trabalhou no jornal Amazônia e O Liberal, e se mudou para São Paulo, onde atuava no segmento de produção cultural. O velório na capital paraense, na Funerária Memorial Metrópole, das 2 horas da madrugada às 14 horas da quarta-feira, dia 30, na rua Boaventura da Silva, 755, bairro do Umarizal, em Belém. Nossos sentimentos aos familiares e amigos mais próximos.

Siga em paz e na luz, Tyara!