Cineclube Paraense celebra os 26 anos de “Central do Brasil” com sessão no Cine Líbero Luxardo

 Cineclube Paraense celebra os 26 anos de “Central do Brasil” com sessão no Cine Líbero Luxardo

“Central do Brasil” ganha exibição no Cine Líbero Luxardo, nesta segunda-feira, 15, às 19h30, com entrada franca

Belém, 15 de abril de 2024 – A segunda atração do Cine Mundi – Sessões Latinas, uma parceria do Cineclube Paraense e Cine Líbero Luxardo, ocorre nesta segunda-feira, 15, às 19h30, na “sala de cinema mais charmosa de Belém”, o cineminha do Centur, com a exibição do filme brasileiro “Central do Brasil”, direção de Walter Salles Jr., que acaba de completar 26 anos de lançamento. A entrada é gratuita, com debate sobre o filme.

“Central do Brasil” é um dos filmes mais premiados do cinema brasileiro. Também ficou conhecido depois que a atriz Fernanda Montenegro, da Dora da história, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz, e acabou perdendo a prêmio para Gwyneth Paltrow, em “Shakespeare Apaixonado”, no que é considerada uma das maiores injustiças dessa premiação de cinema.

Fernanda Montenegro ganhou prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Berlim e foi indicada ao Oscar e Globo de Ouro

Sinopse – O filme é um road movie, ou seja, um “filme de estrada”, que começa no Rio de Janeiro e desloca a ação para o interior do Nordeste brasileiro. Na história, Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve – aquelas que ela considera inúteis ou fantasiosas demais -, Dora decide ajudar o menino Josué (Vinícius de Oliveira), após ver a mãe do garoto ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. E assim começa a viagem dessa dupla improvável, que se transforma em uma bela amizade.

Vinícius de Oliveira tinha somente 12 anos quando fez o filme, sendo que ele era engraxate no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando o diretor Walter Salles Jr., o conheceu e o levou para fazer um teste. Vinícius ganhou o papel.

Prêmios – “Central do Brasil” ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro em 1999; Fernanda Montenegro foi a primeira artista latino-americana indicada na categoria de Melhor Atriz no Oscar; e na 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 1998, essa produção brasileira ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme, o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro e o Prêmio Especial do Júri.

Sessões – “Central do Brasil” é a segunda atração das Sessões Latinas e, desde que foi anunciada a exibição no perfil do Instagram do Cine Líbero Luxardo, recebeu uma carinhosa acolhida dos fãs do filme e também daqueles que ainda não o assistiram.  

O Cine Mundi – Sessões Latinas objetiva a formação de plateia, com debates sobre os filmes exibidos, e também divulgar mais ainda o cinema produzido na América Latina.

Serviço: Cine Mundi – Sessões Latinas com a exibição de “Central do Brasil”, direção de Walter Salles Jr., segunda-feira, 15, às 19h30, no Cine Líbero Luxardo, do Centur. Entrada franca.