Extra: Roma News perde ação na Justiça e TV Record Belém barra funcionários de inauguração de nova sede

 Extra: Roma News perde ação na Justiça e TV Record Belém barra funcionários de inauguração de nova sede

TV Record Belém “pisando na bola” com os funcionários e os barrando de inauguração de sede

Belém, 20 de março de 2024 – Uma notícia muito boa para os coleguinhas que trabalham ou que tiveram passagem pelo grupo Roma News e uma outra bem “safadinha” da TV Record Belém motivam esta edição extra do site.

Leia mais aqui:

Grupo Roma News perde ação – O Sindicato dos Jornalistas no Estado do Pará – Sinjor-PA venceu ação contra o grupo Roma News para pagamento de multa por atrasos de salários, atraso de férias, não pagamento de horas extras e a não concessão de intervalo intrajornada de 15 minutos. A sentença obriga o portal Roma News e todas as empresas do grupo Roma a cumprirem as obrigações trabalhistas e o pagamento de multa por dano moral coletivo no valor de R$ 50 mil.

O grupo Roma foi condenado a pagar os salários dos jornalistas dentro do prazo legal, conceder férias dentro do período concessão, conceder intervalo intrajornada dos empregados de 15 minutos para as jornadas de 5 horas, e de 1 hora quando a jornada extrapolar as 6h.

Condenação – Todas as empresas foram condenadas a pagar solidariamente com juros e correção monetária férias vencidas em dobro dos anos entre 2018 e 2022. Além de também pagar as férias proporcionais de 2022/ 2023 dos jornalistas dispensados sem justa causa, ou que solicitaram demissão.

O grupo também deverá pagar as horas extras no percentual de 50% e os reflexos nos direitos trabalhistas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, férias e 13º Salário. Pagamento retroativo do intervalo intrajornada de 15 minutos aos jornalistas que cumpriram jornada de até 6h, e de pagamento de uma hora de intervalo aos jornalistas que cumpriram 6 horas diárias.

Todos os jornalistas que tinham carteira de trabalho assinada desligados da empresa, a partir de agosto de 2021, devem procurar o Sinjor-PA para solicitar na justiça esses pagamentos retroativos.

Infelizmente, a decisão não abarca todos os trabalhadores da empresa, já que a precarização no grupo Roma News faz com que mais da metade da equipe de jornalistas tenha contrato de Pessoa Jurídica – PJ, na tentativa de burlar a legislação trabalhista. “Como PJ, esses trabalhadores não possuem direito às férias, 13º Salário, FGTS e nem INSS recolhido pela empresa. Por isso, o Sinjor reforça que os trabalhadores se organizem e filiem-se ao Sindicato”,  enfatizou o presidente da entidade, Vito Gemaque. [com informações das redes sociais do Sinjor-PA]

Grupo Roma News vai ter desembolsar um bom dinheiro e pagar o que deve aos funcionários

Bola fora da TV Record Belém – Na semana passada, publiquei aqui no site sobre a inauguração da nova sede da TV Record Belém, que fica localizada no bairro do Guamá, na rua dos Mundurucus, próximo ao hospital Barros Barreto. A inauguração da nova sede será na sexta-feira, 22, com pompa e circunstância, mas com muitas restrições de convidados. É o que nos conta o portal muito bem informado Coluna do Olavo Dutra.

Confiram:

Inauguração – A TV Record Belém inaugura nesta sexta-feira, 22, sede própria na capital paraense: um prédio bonito, imponente e erguido dentro do que existe de mais moderno em arquitetura e engenharia voltado para transmissões ao vivo e produção audiovisual.

Para o evento, a emissora confirmou a presença do presidente nacional do grupo Record, Luiz Cláudio Costa; do governador do Pará, Heldisssssss, além de atrações nacionais da emissora, como as apresentadoras Ana Hickmann, a paraense Salcy Lima e Renata Alves.

Sem convites – Na real, os funcionários do “baixo clero” da emissora, justamente os que mais têm se dedicado para deixar tudo “um brinco” para quem vem de fora, foram barrados de participar da festa de inauguração. Somente os apresentadores e os repórteres mais antigos da emissora terão o privilégio de integrar o corpo de convidados na noite de gala de entrega do novo prédio.

À boca pequena, comenta-se que um dos motivos para tanta maldade com os funcionários da base seria a intenção do Sindicato dos Jornalistas do Pará, o Sinjor-PA, que conta com alguns funcionários da emissora entre o corpo diretor do colegiado, de promover um protesto desagradável aos anfitriões na noite da inauguração. A ideia seria chamar a atenção para os salários defasados.

Sem discussão – A Record Belém, assim como as demais emissoras de TV locais, tem se negado a discutir temas como data-base e aumento salarial com a direção do Sindicato, que acusa os empresários de manterem os salários de quase todos os funcionários defasados por pura opção. Em algumas dessas emissoras, os integrantes do Sindicato sequer são autorizados a entrar.

Por essas e outras, especula-se que a segurança na noite da inauguração também será reforçada. A entrega do novo prédio terá projeção nacional, inclusive com entradas “ao vivo” da festa previstas dentro do Jornal da Record, principal produto jornalístico da emissora. [com informações do portal Coluna do Olavo Dutra]

Jornalista paraense Salcy Lima é uma das convidadíssimas ao regabofe de inauguração da nova sede da TV Record Belém