Nova diretoria do Sinjor-PA toma posse em meio à festa de confraternização
Belém, 12 de dezembro de 2023 – Final do ano se aproximando e começam as famosas festas de confraternização “da categoria”. Começamos esta terça-feira com a Festa do Sinjor-PA, que foi babadíssimo, e outras notícias dos coleguinhas.
Festão – Na sexta-feira, dia 8, foi realizada a posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA para o triênio 2024-2026. A posse foi em meio à festa de confraternização das festas de fim de ano promovida pela entidade. A nova diretoria é composta por Vito Gemaque, presidente reeleito; Simone Romero, vice-presidente; Helena Saria, secretária-geral; as tesoureiras Carol Pombo e Geisianne Dias; a secretária do interior, Karina Pinto; o secretário de Mobilização e Formação Sindical, Anderson Araújo; o secretário de Sindicalização, Registro e Fiscalização do Exercício Profissional; Jaime Ferreira da Costa; os suplentes Alexandre Lins, Eliete Ramos e Elma Barbosa; o delegado Junto ao Conselho da Fenaj, Max Costa; o delegado suplente, Eraldo Paulino e a Diretoria Regional do Tapajós, composta por Antônio Edinei da Silva, Rafaelly Nascimento e Elias Castro Soledade.
Premiação – O projeto Liberal Amazon, do Grupo Liberal, recebeu na noite de segunda-feira, 11, o prêmio da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, como Mídia do Ano na categoria Mídia Regional. A cerimônia de premiação do Prêmio Aberje foi realizada no Pátio Welocci, em São Paulo – SP. Samir Moura, da sucursal do Grupo Liberal, em São Paulo, representou o Grupo e ao recebeu o prêmio. O Liberal Amazon é ofertado em conteúdo bilíngue português e inglês, cuja tradução tem o apoio da Universidade Federal do Pará. O Projeto em formato multimídia para múltiplas plataformas, também é publicado na versão impressa, aos domingos.
Abraji – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji elegeu no dia 4 deste mês sua nova diretoria, que tomará posse a partir de janeiro, para o biênio 2024-25. Pela primeira vez, a diretoria é composta, majoritariamente, por mulheres e a jornalista paraense Catarina Barbosa foi eleita como uma dessas diretoras.
Tonga lança novo livro – O jornalista e professor Antônio Carlos Pimentel Jr., o Tonga, lança em Belém, na quarta-feira, dia 20, às 19 horas, o novo livro dele “A Biblioteca Vermelha de Raimundo Jinkings”, que foi lançado em São Paulo, no mês passado. Vai ser no Espaço Ná Figueredo, na avenida Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Dr. Moraes.
Livros de Edson – Outro jornalista-escritor, Edson Coelho, lançou, na quinta-feira, 7, em formato e-book, cinco livros que ele escreveu: “Vertigens” e “O Cantor”, de poemas; “O Seteiro”; “Notas Literárias – Curtas Crônicas de um Leitor de Risco” e “Balada em Silêncio – O Sexo da Palavra”. O lançamento foi por meio de uma live no YouTube, diretamente do Espaço Cultural Boiuna.
Jorane é doutora – A jornalista, professora da UFPA e cineasta Jorane Castro concluiu Doutorado pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Parabéns.
Agora uma “daquelas” denúncias – E a RedeTV Belém, hein, meus colegas? Essa já está, há séculos, na casa do “sem jeito”. A última do Brunão – diretor, diretor – foi ele ter demitido, via WhatsApp, a repórter Tamires Porteglio, que estava naquela TV “cobrando escanteio e indo fazer gol”. Há duas semanas, Tamires foi assaltada à mão armada, quando saía da casa dela. Ficou sem bolsa, documentos e sem celular. Ela fez Boletim de Ocorrência e no primeiro dia útil, depois do assalto, precisou cuidar da burocracia de recuperar chip, bloquear cartões etc. Um dia inteiro nessa odisseia. Ao avisar ao Brunão, esta criatura deu um piti daqueles e, por mais que Tamires mostrasse os motivos dela, ele a demitiu por meio de mensagem de WhatsApp. Na verdade, Brunão deve ter sentido que não terá mais ninguém para trabalhar – e ser explorado – por ele. Tamires estava como repórter, mas fazia produção e ainda apresentava os programas jornalísticos dessa malfada televisão. Para completar, a lugar-tenente de Brunão, a que faz “aquele trabalho”, a querida Renatinha, ainda queira que Tamires largasse tudo e fosse trabalhar, porque “se Tamires faltar, vai atrapalhar toda a minha vida”, disse a querida em um áudio para a repórter. Mas olha essa empatia, meus colegas. Ah! tenho prints, viram, queridxxs?