Curta-metragem paraense inédito estreia em São Paulo na quarta-feira, dia 8

 Curta-metragem paraense inédito estreia em São Paulo na quarta-feira, dia 8

Equipe de produção e atores do curta-metragem “Sem Encruzilhadas”

Belém, 7 de novembro de 2023 – Estreia nesta quarta-feira, dia 8, em São Paulo, mais uma produção audiovisual paraense: o curta-metragem “Sem Encruzilhadas”, com roteiro e direção do paraense Mário Costa, que tem lançamento, às 15 horas, na sede do instituto Itaú Cultural, na capital paulista.

Mario Costa, de camiseta branca, é roteirista, montador e diretor do curta “Sem Encruzilhadas”

O curta é uma produção da Negritar Filmes e Produções, que foi uma das cinco selecionadas por carta-convite e aprovadas pela Fundação Tide Setúbal e jurados convidados, para marcar presença na terceira temporada da websérie “Ancestrais do Futuro”, idealizada pelo Canal Enfrente, da qual o curta faz parte. A trama do filme se insere e mergulha no universo dos saberes ancestrais e no resgate de memórias e tradições afro-brasileiras.

Além da Negritar, de Belém-PA, os coletivos selecionados que realizaram as produções audiovisuais são Força Tururu, de Paulista (PE); Souza.Doc, de Santarém (PA); Olhar Marginal, da Baixada Santista (SP); e DDB7 Produções, de Londrina (PR).

Websérie e curta – A websérie se divide em cinco episódios e apresenta reflexões sobre os temas memória e ancestralidade, em diferentes perspectivas geográficas brasileiras.

Em “Sem Encruzilhadas”, Bartô (Carlos Vera Cruz) é um dançarino preto prestes a estrear seu primeiro espetáculo. Durante o ensaio, ele tem um encontro com Exu (Arilson Dipreto), que o leva a uma jornada de autoconhecimento e reconexão com sua ancestralidade e com seu território quilombola que está sofrendo com a invasão de igrejas neopentecostais.

Carlos Vera Cruz é o protagonista do curta

Após seu encontro com Exu, Bartô percebe que precisa voltar para seu território para ajudar a manter viva a memória ancestral de seu povo. Junto com sua irmã Mariana (Samily Maré), ele decide reerguer o terreiro de seu avô e resgatar as tradições do quilombo.

“Sem Encruzilhadas” é uma história de resistência e ancestralidade, na qual Exu é movimento, é dança, é vida. Por conta do regulamento da websérie, o curta será lançado e irá para o YouTube com oito minutos de duração.

Mas os produtores têm mais e maiores planos para a produção. “Temos um corte de 17 minutos do ‘Sem Encruzilhadas’ que iremos trabalhar e inscrevê-lo em festivais de cinema pelo Brasil. Entendemos que essa história merece ser conhecida por um público maior”, aponta Mário Costa, diretor do curta, que vai estar em São Paulo para o lançamento e participar de uma das mesas redondas do evento.

Os tons de vermelho são presença forte na fotografia do curta

Negritar – A Negritar Filmes e Produções é uma produtora audiovisual de impacto social, político e cultural composta por pessoas negras e que tem como objetivo potencializar narrativas pretas, periféricas e da Amazônia para construir e fortalecer o audiovisual negro a partir da produção e formação das periferias e comunidades tradicionais.

Ficha Técnica do curta “Sem Encruzilhadas”

Produção Executiva: Joyce Cursino

Assistência de produção executiva: Raphael Ribeiro

Direção e roteiro: Mario Costa

Assistência de direção e coordenação de produção: Tamara Mesquita

Consultoria de roteiro: Mayara Coelho

Direção de fotografia: Saturação

Direção de arte: Bea Morbach

Direção de movimento: Samily Maré

Som direto: Marcos Adles

Tambor: Arilson Dipreto

Making off: Thayse Panda

Montagem: Mario Costa, edt.

Finalização: Saturação

Consultoria: Mãe Helaine de Oxum e Pai Marcelo de Ogum

Cozinheiras: Rosalina Neves e Silair Cursino

Com informações da assessoria de imprensa