Repórter da RBA TV recebe voz de prisão na Seccional de São Brás, mudanças nas redações e muito mais

 Repórter da RBA TV recebe voz de prisão na Seccional de São Brás, mudanças nas redações e muito mais

Delegada de plantão na Seccional de São Brás deu voz de prisão a repórter da RBA TV

Belém, 17 de outubro de 2023 – Tudo parece transcorrer tranquilamente e eis que um colega de trabalho recebe – vejam bem – voz de prisão de uma delegada, no meio de uma pauta e em pleno trabalho. Essa e outras histórias começam aqui e agora.

Voz de prisão – O repórter Wellington Jr., da RBA TV, recebeu voz de prisão, na sexta-feira, 13, quase que durante um “ao vivo”, na Seccional de São Brás. Ele trabalhava num link sobre a prisão de suspeitos de assaltos no Portal da Amazônia, quando a participação foi interrompida pela delegada de plantão, dizendo para eles – Wellington e o cinegrafista Reginaldo Rodrigues -, desligarem os equipamento, e fazendo ameaças. Fora do ar, ela deu a voz de prisão ao repórter por suposta desobediência, mantendo-o por quase duas horas nessa situação. Os colegas de Wellington e Reginaldo reclamam sobre a falta de apoio da direção do grupo RBA ao repórter e ao cinegrafista, sendo que a empresa não deu a devida assistência, nem o jurídico da emissora se deslocou até a seccional para prestar apoio ou defender os funcionários. Foi necessário um advogado, amigo dos jornalistas da RBA, ser chamado e se deslocar até o local para as devidas providências. Ainda assim, caso esclarecido, Wellington vai responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO], e só depois de tudo isso é que o jurídico da RBA assumiu o caso.

Wellington Jr., da RBA TV, se viu em uma situação complicada em meio ao exercício da profissão

Sinjor-PA – O Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA publicou a seguinte NOTA PÚBLICA em suas redes sociais:

Tiago – O jornalista Tiago Furtado, que deixou a cidade de Altamira recentemente, voltou a Belém, onde assumiu o cargo de analista de comunicação sênior na agência Temple Comunicação.

Tiago Furtado, agora, é da Temple Comunicação

Laviano – Mais uma baixa na Redação Integrada O Liberal. Desta vez foi Eduardo Laviano, que ultimamente estava como editor do caderno Liberal Amazon.

Eduardo Laviano é mais um jornalista que deixou o grupo O Liberal

Sidney na Uepa – O Amigão Sidney Oliveira é o mais novo reforço na assessoria de comunicação da Universidade do Estado do Pará – Uepa, na área de audiovisual. Junto com Sidney foram contratados Marcelo Rodrigues, na área de audiovisual também; e Paula Hoyos, que é jornalista.

O Amigão Sidney Oliveira está na Ascom Uepa

Bebê de Carol – A apresentadora da RBA TV, Carol Bambo, está esperando o primeiro bebê. Ela e o marido, Thiago Coelho, souberam que serão pais de uma menina, que vai se chamar Cecília.

Agora, é de verdade, Carol Bambo vai ser mamãe

Livro de Abílio – Abílio Dantas, de O Liberal, é mais um jornalista que envereda pela literatura. Dantas, que também é poeta e compositor, lança no sábado, dia 21, às 17h30, na Casa da Linguagem, seu livro “Fogo de Rua”, pela editora Folheando. No lançamento, haverá uma roda de conversa sobre literatura com os escritores Roberta Tavares, Rodrigo Briveira e Clei Souza.  

Abílio Dantas vai lançar o livro “O Fogo de Rua” (foto de Carmem Helena)

Proteja Talks – A quinta edição do evento Proteja Talks ocorreu no teatro Estação Gasômetro, em Belém, nesta terça-feira, 17, com discussões sobre áreas protegidas e os desafios do combate à crise climática, que puderam ser acompanhados presencialmente e on-line, relatos de pessoas fundamentais para a luta contra a crise climática. Foram nove palestrantes, referências em ativismo ambiental em todo o país, entre eles, Bruno Bassi, comunicador e pesquisador do “De olho nos ruralistas”; Ariene Susui, jornalista, pesquisadora e ativista indígena; Jalília Messias, primeira mulher a realizar cobertura nacional para a TV Globo, no Pará; Brunna Silva, advogada e comunicadora amapaense, coordenadora de comunicação da associação Gira Mundo; e Lúcio Flávio Pinto, jornalista paraense e único brasileiro na lista dos 100 mais importantes jornalistas da ONG Repórteres sem Fronteiras, entre outros.

Primeiro painel do dia no Proteja Talks (foto de Adelaide Oliveira)
O jornalista Lúcio Flávio Pinto foi um dos debatedores do Proteja Talks 2023 (foto de Adelaide Oliveira)

Carta Amazônia – O site e podcast Carta Amazônia e a Organização Repórteres Sem Fronteiras – RSF firmaram uma parceria por meio do Programa de Apoio ao Jornalismo – PAJor. Dentro do projeto, o Carta Amazônia receberá uma consultoria para desenvolvimento institucional, oficinas de proteção e segurança de dados e apoio para a realização de um evento voltado à questão ambiental amazônica e à agenda climática. Também terá apoio financeiro e institucional para ações que visem fortalecer o veículo, contribuindo para seu desenvolvimento institucional. O RSF também financiará a I Escola de Jornalismo Socioambiental Carta Amazônia que ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

Carta Amazônia firma parceria com Repórteres sem Fronteiras

Mortes – Duas mortes entristeceram a imprensa paraense. Augusto Medeiros, de 59 anos, diretor do Sistema Liberal de Rádios, faleceu na madrugada desta terça-feira, 17, em Belém. Ele estava internado em um hospital e teve complicações decorrentes de uma cirurgia no coração. Medeiros trabalhou também na Jovem Pan. Na segunda-feira, 16, quem partiu foi a jornalista Maria do Perpétuo Socorro Pereira da Encarnação, Socorrinho, como era chamada, que foi uma das primeiras jornalistas negras diplomadas no Pará, graduada pela UFPA na década de 80. Tentando unir os profissionais da comunicação, Socorrinho fundou a Associação de Comunicadores do Pará [ACPA], que reunia jornalistas, radialistas e comunicadores atuantes em mídias digitais.

Augusto Medeiros era diretor do Sistema O Liberal de Rádios
Socorrinho foi uma jornalista das mais comprometidas com a profissão