Audiovisual e música paraenses ficam mais tristes com a partida de Léo Platô

 Audiovisual e música paraenses ficam mais tristes com a partida de Léo Platô

Léo Platô em ação na cobertura da “Varanda de Nazaré”, em 2021 (foto de Dedé Mesquita)

Belém, 25 de agosto de 2023 – Quando uma pessoa muito jovem morre, a sensação de tristeza e vazio vem em uma onda forte. Quando se sabe que essa pessoa ainda tinha muito a contribuir com a cultura, de uma forma geral, usando o seu talento para enriquecer ainda mais o cinema e a música, a tristeza fica maior ainda…

Morreu na noite de quinta-feira, 24, às 21h, o publicitário paraense Leonardo Augusto, o Léo Platô, que ficou conhecido por ter nos legado o curta-metragem “A Encantada do Brega”, feito há oito anos, que foi o embrião da websérie “Sampleados”, um sucesso incontestável da produção audiovisual paraense.

Léo morreu em consequência à uma parada cardiorrespiratória, mas os sinais de que ele não estava bem de saúde surgiram no domingo, dia 20, quando ele teve uma queda brusca de pressão e febre. Foi internado, intubado, mas, infelizmente, não resistiu.

Erika Siqueira, Eduardo Auad e Léo Platô na cobertura da coletiva da “Varanda de Nazaré”, em 2021, em Belém, ainda com ecos da pandemia de covid-19 (foto de Dedé Mesquita)

Brega na veia – Para quem ainda não sabe, tanto o curta, como a série, são exemplares de uma sacada muito boa de Léo, quando ele criou histórias a partir dos clássicos do brega paraense, transportando-os para a linguagem audiovisual. Nos filmes, os atores, cantores e convidados entravam “na onda” e, não só atuavam em personagens típicos paraenses, como colocavam o “gogó” para jogo e cantavam. Toda a produção da Platô Produções é encontrada no YouTube.

Não fui muito próxima de Léo, mas sempre que nos encontrávamos era uma alegria só. Léo era de uma intensidade à toda prova. Super ligado e “plugado no 220W”. Parecia saber/ sentir que a passagem dele por este plano seria breve.

Léo tinha apenas 29 anos e nunca será um clichê dizer que ele tinha toda uma vida – de criatividade, inquietude e sucesso – pela frente. Léo dirigiu também programas da série “Sons do Pará”, da TV Liberal, e comerciais para agências de publicidade de Belém, como a Griffo.

Deixo aqui os meus mais sinceros sentimentos à família dele, em especial à jornalista e professora Erika Siqueira, que era tia de Léo, o amava incondicionalmente e trabalhava com ele na produção dos episódios de “Sampleados” e na produtora de uma forma sempre presente.

O velório de Léo será nesta sexta-feira, 25, na capela Recanto da Saudade, na rua Domingos Marreiros, 1536, no bairro do Umarizal. Vai ser celebrada uma missa de corpo presente, no sábado, 26, às 13 horas, seguida de cortejo fúnebre e sepultamento, a partir das 15 horas, no cemitério Recanto da Saudade, na rodovia BR 316.

Paz à alma de Léo, que brilhe sempre a estrela dele no céu!

Léo Platô em vídeo, de poucos meses atrás, quando ele dirigiu um comercial para a agência Griffo