A galera “das imagens”, fotógrafos e cinegrafistas, à espera da chegada das autoridades
Belém, 10 de agosto de 2023 – Na terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, Belém sediou a “Cúpula da Amazônia”, evento logo em seguida ao evento “Diálogos Amazônicos”, que discutiu questões pertinentes à região amazônica, como desmatamento zero, desenvolvimento sustentável no bioma amazônico, mudanças climáticas, sustentabilidade, preservação da floresta, garimpo e outros mais. O local das discussões foi o Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia.
A divulgação da “Declaração de Belém” pelos presidentes dos Estados Partes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA encerrou o primeiro dia do evento, que teve a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva [PT], além de presidentes e/ou representantes dos outros países da América do Sul que são parte e têm influência direta da chamada Amazônia Legal.
Imprensa – Foram dois dias de muito trabalho para a imprensa de Belém, do Pará, do Brasil e do mundo. Foi divulgado que cerca de 400 jornalistas foram credenciados, incluindo aí profissionais de países que nem mandaram representantes ao evento. A “Cúpula da Amazônia” foi uma mostra do que será a COP 30, programada também para ser realizada em Belém, em 2025.
Os coleguinhas da imprensa com que falei foram unânimes em elogiar a estrutura disponível para eles. O salão B, do Hangar, foi transformado em uma imensa Sala de Imprensa, com internet, tomadas e bancadas à disposição de todos. Os colegas tiveram café da manhã, lanche, almoço e jantar servidos, além de água, sucos e café. Foi um “mimo só”, assim falando.
PS: coleguinha, se tu tens fotos dessa cobertura, manda para este site, via minhas redes sociais, para aumentar o registro das atividades do evento.