Comunicação da Prefeitura de Ananindeua se esfacelando por obra e graça de “mamacita” e outras notícias mais

 Comunicação da Prefeitura de Ananindeua se esfacelando por obra e graça de “mamacita” e outras notícias mais

Sede da Prefeitura Municipal de Ananindeua, onde mamacita “deita e rola”

E voltamos a um assunto já falado e repetido aqui no site: a “Mamacita do Mal de Ananindeua”. Não vou citar novamente o nome da moça porque não adianta. Se não sabes quem é a “bonita”, joga o termo Mamacita do Mal de Ananindeua no Google que a primeira opção que aparece é o nome dela…

Exoneração – Em janeiro deste ano, fiz até um favor para a moça e a avisei sobre o perigo que significava ter Jorge Vidal, aquele outro de triste memória no jornalismo paraense, na equipe dela. E não durou quatro meses a lua de mel de Mamacita e Vidal: nesta semana, Vidal foi exonerado da comunicação da Prefeitura Municipal de Ananindeua. Também, né, duas cobras criadas, juntas, não poderia nunca dar certo.

Jorge Vidal, no tempo em que ele ainda trabalhava na rádio Cultura, em 2015

Mas o que fica disso tudo é que os desmandos de Mamacita, como o de não respeitar horários, nem finais de semana e de não aceitar que os funcionários fiquem doente, entre outras coisas, resultou em mais um pedido de demissão. Desta vez, a de Bárbara Matoso. As pessoas preferem ficar sem emprego a ficar sem saúde mental.

A informação que me chegou é que a equipe de Mamacita está toda se desfazendo, porque os colegas jornalistas não aguentam mais os ataques de fúrias de Mamacita que estão, a cada dia, piores.

E bem grave: em pouco mais de dois anos de gestão de Mamacita, à frente da comunicação da Prefeitura de Ananindeua, mais de 20 assessores deixaram a equipe, ora por vontade própria, ora por vontade de Mamacita. E mais grave ainda, boa parte desses profissionais saíram daquela Ascom direto para um acompanhamento psicológico.

Isso sem falar de um colega que quase chegou à raias da tentativa de um gesto extremo – esse mesmo que estás pensando. Tanta eram as cobranças e pressão de Mamacita sobre ele em 2021.  

Uma das boas “sacadas” de Mamacita foi exonerar uma jornalista formada, há anos, e com larga experiência da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária – SEGEF, e colocar no lugar dela um fotógrafo que nunca foi jornalista/ repórter/ assessor. Para vocês verem o nível da coisa…

O que os colegas jornalistas, profissionais de comunicação e outros assessores ficam mais indignados é que eles dizem que os desmandos de Mamacita são de conhecimento do prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel, do MDB, que, ironicamente, é médico.

Ainda no tema saúde mental – O problema saúde mental é tema constante no, antes, inofensivo, portal Cultura, da Funtelpa. De uns tempos pra cá, dois estagiários e um servidor desse portal entraram de licença médica por problemas emocionais e psicológicos, com grande desgaste emocional. O nome e sobrenome da causa é um só: Larissa Diniz, a gerente do portal, que jura “pela fé da mucura” que essas pessoas não são “emocionalmente estáveis”. Ei, Miro Sanova, presidente da Funtelpa, que tal dar uma olhadinha nesse setor, hein?

OUTRAS NOTÍCIAS:

Tiago – Tiago Furtado, que foi da Secom-PA e do Diário do Pará, está trabalhando há três meses na Prefeitura Municipal de Altamira, como responsável pelo atendimento e relacionamento com a imprensa.

Tiago Furtado está na comunicação da Prefeitura de Altamira

FernandoFernando Diniz, depois de 10 anos na agência CA Comunicação, começou em um novo cargo de fotógrafo profissional no grupo Líder. Para quem sabe, Fernando é o fotógrafo na hashtag #NaPrópriaPele.

Fernando Diniz agora é fotógrafo do grupo Líder

Viggo – Ele não para! Matheus Viggo é o novo repórter da área de entretenimento do portal Roma News.

Olha o Viggo no portal Roma News

Turismo – Na quinta-feira, dia 1º, será lançado o “Bora Falar de Turismo”, um podcast e videocast, com apresentação das jornalistas Christina Hayne e Dani Filgueiras. No primeiro mês, em junho, o cenário dos programas será o Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, localizado em frente à Estação das Docas. A iniciativa é parceria com a Fecomércio-PA – Federação do Comércio do Estado do Pará e Sesc-PA – Serviço Social do Comércio do Pará. O link é este aqui: https://www.youtube.com/@BoraFalardeTurismoPod

No primeiro programa Chrys Hayne (à esquerda) e Dani Filgueiras (de amarelo) receberam André Cunha e Raquel

Camila – A jornalista Camila Barbalho, que trabalhou na comunicação da Fundação Cultural do Pará, que também é advogada, cantora e música, passou em um concurso público e é servidora no Ministério Público do Estado do Pará.  

Camila Barbalho agora é servidora do Ministério Público do Pará

Vilaça – O jornalista paraense Emanuel Vilaça, que foi da TV Liberal, agora, é membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa.

Emanuel Vilaça foi repórter e diretor de jornalismo da TV Liberal

Alice – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji – e a Transparência Internacional – Brasil – TI – anunciaram os nomes dos jornalistas selecionados para participar gratuitamente da versão presencial do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, de 29 de junho a 2 de julho de 2023, na ESPM, em São Paulo. Dez jornalistas dos estados que compõem a Amazônia Legal terão os custos de passagem e hospedagem cobertos pelas organizações, além de acesso gratuito ao evento, promovido pela Abraji. O financiamento é da Agence Française de Développement – AFD – e da empresa aérea Azul. Do Pará, a jornalista escolhida é Alice Martins Morais, que trabalhou em O Liberal.

Alice Martins é a representante do Pará no congresso da Abraji