Mais demissões em O Liberal, mudança de comando na rádio Cultura FM e outras mais

 Mais demissões em O Liberal, mudança de comando na rádio Cultura FM e outras mais

Sede da Redação Integrada O Liberal em Belém

Tamanha quinta-feira e notícias precisam ser trazidas aqui para deixar todo mundo em cima do lance com as últimas nas redações.

Mais demissões – Infelizmente, as novidades não são nada boas lá pelos lados “de trás do Bosque”, com mais demissões na Redação Integrada O Liberal. Recebi um relato que transcrevo aqui, sem tirar, nem por nenhuma vírgula.

“O Grupo Liberal, parecendo querer copiar a Rede Globo, deu início a uma onda de demissões nesta semana. Terça-feira última, dia 18, a suposta crise culminou com a demissão de um motorista com 13 anos de casa. Ele tinha acabado de voltar das férias. A repórter Laís Santana, da editoria de Cidades, também foi uma das profissionais desligadas da empresa no mesmo dia. Laís voltou recentemente de uma licença médica e o “seja bem-vinda de volta” foi a sua demissão. Com isso, aquele núcleo – de Cidades-, também conhecido como “Milagres”, tendo em vista que todos os pepinos recaem sobre lá, está operando com seis repórteres e um estagiário. Como dizem os mais antigos, eles têm que dar “das tripas ao coração” para fechar o caderno, sem computador, sem cadeira que preste, sem carro de reportagem, tendo que se virar e esperar a boa vontade dos motoristas de aplicativo aceitarem uma corrida. Os problemas, todos sem solução, não param por aí. O que circula por aquelas bandas é que mais demissões estão previstas. Mas, na Redação Integrada [O Liberal], a ordem que não falha é: “Tem que subir urgente!”, tenha gente ou não.

A repórter Laís Santana é mais uma na onda de demissões na Redação Integrada O Liberal

Vou só repetir as denúncias:

Seis repórteres e um estagiário na editoria de Cidades, a maior de todo jornal. Só lembrando que essa editoria serve aos jornais O Liberal, Amazônia e ao próprio portal de internet

Sem computador

Sem cadeira que preste

Sem carro de reportagem

Dependendo da “boa vontade” de carros de aplicativo

Mais demissões vindo por aí

Outras notícias:

TV Alepa – Depois da morte precoce do jornalista Afonso Gallindo, em janeiro deste ano, quem assumiu o cargo dele na direção na TV Alepa foi Haynna Hálex.

Haynna Hálex passou a coordenar a TV Alepa

Funtelpa – Mais mudanças na Funtelpa, com chegada de Miro Sanova por lá. Nonato Cavalcante deixou a direção da rádio Cultura FM, que passa a ser ocupada por Marcelo Mendes, fiel e antigo colaborador de Sanova, e com larga experiência na área de comunicação, sendo, inclusive, ex-professor do curso de Jornalismo na Unama.

[Aliás, comenta-se à boca pequena que essas mudanças na Funtelpa, todas elas, estão sendo uma bela “puxada de tapete” às pretensões de… adivinhem? Isso, mesmo, Verinha – que, aliás, está flanando por Londres, na Inglaterra, até o dia 23 próximo -, “a senhora das comunicações no estado do Pará”. Me sopraram que a bonita estava com todas as indicações DELA para as mudanças na Funtelpa em mãos e todas foram recusadas pelo Heldissss. Má rapá!!!]

Marcelo Mendes é o novo diretor na rádio Cultura FM

Agressão – O jornalista Kleyton Silva estava trabalhando em uma cobertura no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, na quinta-feira, 13, e, durante o trabalho, a mochila com equipamentos fotográficos do jornalista foi revistada, sem o seu conhecimento, pelo coronel da Polícia Militar do Pará, Leonardo Franco, chefe do Gabinete Militar do Ministério Público do Pará. Ao tomar conhecimento do fato, Kleyton notificou a assessoria de comunicação do Ministério Público e questionou o coronel a respeito do procedimento. Ao término do evento, quando Kleyton saiu do local, foi seguido até o estacionamento e teve o veículo dele atacado pelo coronel e outras três pessoas não identificadas. O jornalista manteve-se trancado e o grupo não conseguiu retirá-lo do veículo. Ao perceberem que o jornalista pedia ajuda externa, desistiram da ação. Enquanto se afastavam, gritaram que iriam procurá-lo e encontrá-lo. Na segunda-feira, 17, o carro de Kleyton passou por perícia em uma seccional de polícia em Belém, em São Brás.

Kleyton Silva foi agredido por um coronel da PM do Pará
Perícia feita no carro de Kleyton na seccional de polícia de São Brás

Reunião – O Sindicato dos Jornalistas do Pará – Sinjor-PA – participou de uma reunião nesta terça-feira, 18, com o secretário de segurança do estado do Pará, Uálame Machado, e jornalistas da Secretaria de Comunicação do Pará – Secom-PA -, para tratar sobre o assunto da violência contra jornalistas no Estado. Os representantes do Sinjor-PA destacaram seis pontos na reunião: a apresentação do I Relatório de Violências contra Jornalistas no Pará-2022; a lentidão na investigação dos processos de jornalistas; apresentação do Relatório do Sinjor-PA no Conselho Estadual de Segurança Pública – CONSEP -; assento para o Sinjor-PA, como representação de jornalistas, no CONSEP; a criação de um observatório e de protocolo de enfrentamento à violência aos jornalistas no Pará; e possíveis parcerias para eventos em conjunto como formação para jornalistas. Sobre os casos de violências contra jornalistas, que estão abertos, o secretário indicou um assessor da Polícia Civil para acompanhá-los e estar em contato com o Sinjor. Dentre os casos mais graves, que o secretário se comprometeu em acompanhar, estão dos jornalistas Waldiney Ferreira, de Oriximiná, região nordeste do Pará; Sandro André, de Tucuruí, região sudoeste; e Kleyton Silva, de Belém. Uálame informou que já estava ciente do mais recente ataque contra o jornalista Kleyton Silva, assessor do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Pará – SISEMPPA -, que foi vítima de violência por parte do coronel Leonardo Franco, da Polícia Militar do Pará, na última quinta-feira, 13, no exercício da profissão.

Reunião do Sinjor-PA com o titular da Segup-PA, Uálame Machado, ao centro, ao lado de Vito Gemaque, presidente do Sindicato