Prêmio Simineral revela vencedores, crise em O Liberal e outras mudanças nas redações em Belém

 Prêmio Simineral revela vencedores, crise em O Liberal e outras mudanças nas redações em Belém

Cerimônia de entrega do prêmio Simineral 2022 será nesta terça-feira, 21, às 19h

As atualizações sobre a imprensa de Belém, nesta terça-feira, 21, começam com a cerimônia que vai revelar os vencedores do prêmio Simineral do Jornalismo 2022; levanta a pontinha de uma crise que parece ser avizinhar à Redação Integrada O Liberal; fala sobre jornalistas paraenses que se aventuram pelo cinema e, é claro, tem mudanças nas redações.

Prêmio Simineral – Os vencedores do prêmio Simineral do Jornalismo 2022 serão revelados nesta terça-feira, 21, às 19 horas, em um coquetel para convidados que será realizado na sede do SENAI, Unidade Getúlio Vargas, mas que terá transmissão on line pelo Instagram do Simineral. A edição deste ano dedica uma homenagem especial ao jornalista Celso Freire, que faleceu em agosto do ano passado e foi um dos maiores vencedores desta premiação.

Os finalistas no prêmio Simineral de Comunicação Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo são: Andressa Ferreira, Camila Moreira, Giulia Moreira, Thays Chaves Pontes, Daleth Oliveira, Iolanda Kinoshita, Tamiris Soares, Nara Bandeira, Gustavo Ferreira, Chagas Filho, Tarso Sarraf e Luciana Carvalho. Na categoria Prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais, os finalistas são Jordan Navegantes @jordannavegantes; Normal Leite @normalmenteviajando; e Rômulo Dias @visiteopara

Crise em O Liberal – O conhecido “barco” ou “passaralho” ou demissões em série surgiram lá pelos lados da Redação Integrada O Liberal. Na semana passada, deixaram a redação o fotógrafo Filipe Bispo e o editor do portal O Liberal Luiz Cláudio Fernandes. Segundo as “más línguas”, a coisa passa pela ‘boa’ e velha crise do setor. O que se conta a partir daqueles lados é que até o singelo panetone do Natal do ano passado foi reciclado e repassado aos funcionários como brinde de Páscoa, mas todos perceberam que o mimo tem validade até 31 de março próximo. Outro assunto que começa a dominar as conversas por lá é que o jornal impresso, o de “papel”, O Liberal, deixará de ser impresso no formato Standard e será um tabloide, no formato Berliner, como já é o jornal Amazônia, do mesmo grupo, e O Estado de S. Paulo, em São Paulo.

Sede do jornal O Liberal, em Belém
Filipe Bispo deixou a Redação Integrada O Liberal
Luiz Cláudio Fernandes também deixou o portal oliberal.com

Mudanças – O jornalista Lucas Costa, que deixou a Redação Integrada O Liberal, já está em novo cargo, como editor de conteúdo web no grupo Globo, na editoria de Tudo Mais no GShow.

Lucas Costa em foto de Filipe Bispo Vale

Thiago – Depois de quase dois anos, Thiago Maia deixou o portal Roma News, onde começou como estagiário, e assumiu cargo social media do núcleo de redes do grupo RBA.  

Sandra – Sandra Rocha, com passagem por O Liberal e Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Fadesp, começou em um novo cargo de assessora de comunicação social em Cáritas Brasileira Regional Norte II.

Sandra Rocha é a nova assessora de comunicação da Cáritas Região Norte II

Foto – Uma foto de Eliseu Dias, feita no município de Prainha, comunidade de Santa Maria de Uruará, no oeste do Pará, foi escolhida para ilustrar as capas dos cadernos que são distribuídos aos alunos da rede pública de ensino da Secretaria de Educação do Pará – Seduc.

A foto de Eliseu Dias
O caderno que está sendo distribuído aos alunos da rede pública de educação do estado do Pará

Ismael Machado – Um projeto do jornalista e cineasta paraense Ismael Machado foi contemplado na Chamada Pública de Cinema – Novos Realizadores 2022 do Ministério da Cultura – Minc. A notícia foi divulgada na quarta-feira, dia 8 passado, pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, agente financeiro do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. São seis projetos da região Norte, o de Ismael é o único do Pará e se chama “Flashdance TF”, iniciativa da produtora Floresta Urbana.  É a primeira obra de ficção da produtora, com roteiro de Ismael Machado e do também jornalista Vlad Cunha e colaboração dos também jornalistas Aline Paes, Glauco Melo e Michelle Maia. Os projetos da região Norte só foram contemplados pelo Minc depois que foi constatado que nesse edital nenhum projeto da Amazônia aparecia. Após denúncias em reportagens, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, exigiu da agência de cinema – Ancine a revisão da chamada pública. Em fevereiro deste ano, a Ancine anunciou a suplementação de recursos exclusivos para a região Norte, mudou os critérios do edital e criou uma comissão para promover a inclusão afirmativa, de gênero, projetos de povos originários, mulheres e negros.

Ismael Machado teve projeto de cinema contemplado pela Ancine/ Minc

Documentário – Falando em cinema, na sexta-feira, dia 17, e no sábado, 18, a jornalista Denise Soares lançou o documentário dirigido por ela “A Dor do Parto que Eu Não Tive”, no shopping Bosque Grão Pará. O documentário reúne histórias de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica, incluindo a própria Denise. A direção de imagens é do cinegrafista Moisés Nascimento, da TV Liberal.

Cartaz do documentário de Denise Soares
Moisés Nascimento e Denise Soares no dia do lançamento do documentário

Maycon – O fotógrafo e artista digital Maycon Nunes, que tem seu trabalho fortemente influenciado pela cultura e herança amazônica, apresenta na galeria de arte Saphira & Aventura Gallery, exposição de Aesthetic Transcendence, em Nova York, nos EUA. A exposição abriu no dia 15 e ficará aberta para visitação até o dia 26 deste mês de março. Maycon apresenta três fotografias de rostos e cenários da vida ribeirinha de indígenas da Amazônia, da aldeia do povo Kayapó, em São Félix do Xingu, em registros que foram feitos durante esses anos de vivência amazônica.

Maycon Nunes tem fotos expostas em Nova York

Lentes Cor de Rosa – A jornalista Márcia Lima fez o relançamento do primeiro livro dela, “#ContosVermelhos da @lentescorderosa”, com 20 contos que vão do fantástico ao romance em apenas algumas linhas e é capaz de enternecer, assustar e surpreender. Esta é uma versão atualizada e revisada do livro, em formato e-book, cuja primeira edição foi lançada de forma independente em 2011.  Pode ser comprado no site da Amazon.

Márcia Lima relançou o primeiro livro dela, que está no site da Amazon

Isabella chegou – Nasceu no último dia 12 a Isabella, segunda filha da jornalista Bianca Teixeira e de Lucas Chama, que já são pais da Maria Inês.  

Maria Inês corujando a irmãzinha Isabella