A tradição do bloco Pretinhos do Mangue e a imprensa na cobertura
Após dois anos sem Carnaval, por causa da pandemia de covid-19, o tradicional bloco Pretinhos do Mangue arrastou milhares de foliões pelas ruas de Curuçá, município no nordeste paraense, na tarde de domingo, dia 19. Foi o 34º desfile do bloco, que, com o tema “Abre alas, que o Pretinhos voltou”, se apresentará novamente nas ruas da cidade na terça-feira, dia 21. A expectativa inicial era de que mais de 17 mil brincantes participassem da folia, na tarde de domingo.
Farra – Por volta das 16h30, o “Pretinho do Mangue” levou para o corredor da folia o “Carro da Ostra”, uma homenagem ao cultivo de ostras, que é muito forte no município. O carro também contou com a presença de uma mulher que sai de dentro de uma ostra, valorizando, assim, a beleza da mulher curuçaense. Havia também o tradicional “Carro Abre-Alas”, com um caranguejo medindo quatro metros de comprimento e um de altura, realizando movimentos, com garças e guarás em seu entorno, simbolizando o cenário do mangue.
O caranguejo é o mascote do bloco. Além do também tradicional “Carro da Barraca do Avoado”, que apresenta a culinária local (peixe assado, caranguejo, turu, camarão e, como novidade, a ostra.
Imprensa – A cobertura da imprensa do bloco é mais que tradicional. E no domingo, 19, estavam por lá muito colegas garantindo as melhores imagens e a palavras. Veja em quem foi:
Com informações de Dilson Pimentel, jornal O Liberal