Coronel Sirotheau, adepto a dossiês acusatórios, promove perseguição acirrada na comunicação da SEAP

 Coronel Sirotheau, adepto a dossiês acusatórios, promove perseguição acirrada na comunicação da SEAP

O coronel da Polícia Militar Marco Antônio Sirotheau quer os holofotes nele e não na SEAP

A situação na assessoria de comunicação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará – SEAP continua caótica. Muito caótica. Além de os colegas, profissionais de comunicação, jornalistas, fotógrafos, publicitários, estagiários e mídias sociais daquela assessoria terem que engolir a seco o pastor evangélico e ex-presidiário, que não entende absolutamente nada sobre comunicação institucional, Valber Luiz Barbosa Duarte, os colegas estão passando por uma verdadeira inquisição promovida pelo titular da SEAP, coronel da Polícia Militar Marco Antônio Sirotheau.

Interrogatório – Como foi publicado na postagem passada, o famoso coronel Sirotheau está ensandecido atrás de descobrir quem teria vazado a ficha criminal do ex-presidiário pastor Valber Duarte. E para isso, já promoveu um interrogatório digno dos áureos tempos da ditadura do Golpe de 1964, com direito a sala fechada, com ele [Sirotheau], o adjunto dele e, a cereja do bolo, um delegado da Polícia Federal, no comando das perguntas inquisitórias.

Se alguém se lembrou da triste e terrível memória do general Ustra e do seguidor indigitado dele, aquele-que-não-deve-ser-nomeado, lembrou bem.  

Essa informação que chegou de uma fonte do site bate exatamente com outra informação que recebi: a de que Sirotheau é chegado em um relatório. Tudo para ele é “relatório”.

Minha fonte afirma que a especialidade de Sirotheau é montar dossiês contra aqueles que atravessam o caminho dele, “mas sempre direcionado pela convivência dele”.

Explico:

Quem é Sirotheau – Esse coronel Sirotheau sempre foi homem de confiança do governador Heldissss e todos já sabem. Coronel hoje, mas ele iniciou o governo, em 2019, como major. E foi promovido da noite para o dia devido a uma daquelas ações na Justiça, que nunca teria um acordo com o Estado, se não se tratasse de uma pessoa próxima do governador. E com esta ação ele levou a reboque mais SETE oficiais da Polícia Militar – PM ao posto mais alto da instituição.

Mas não só de ações na justiça Sirotheau se vale. Ele também controla, juntamente com o coronel [famosinho] Costa Jr., chefe da Casa Militar do Governador, todas as promoções da PM, atualmente.

Quando chega período de promoção, as peregrinações começam no gabinete dos dois [Sirotheau e Costa Jr.]. E o critério de promoção é simples: jurar lealdade ao grupo de Sirotheau e ser assíduo ao COPM, clube presidido pelo cel. Costa Jr.

Poder – Sirotheau conseguiu, com apoio de Costa Jr., ver aumentado seu poder em pouco tempo, no governo Heldissss. Ele conseguiu, em uma curta temporada à frente da SEAP, inviabilizar o seu antecessor, Jarbas Vasconcelos.

Juntando informações sobre a gestão de Jarbas e as interpretando à sua conveniência em um dossiê que Sirotheau teria despachado com o próprio governador. Essa ação, resultou na efetivação do coronel Sirotheau à frente da secretária.

Na SEAP, Sirotheau já tomou conta de todos os espaços. Nomeando de imediato alguns dos seus maiores amigos como o atual adjunto [olha o adjunto aqui]. E agora, ele decidiu mexer até na comunicação do Governo do Estado, item que sempre foi tratado com exclusividade pela secretária de comunicação, e mulher forte do governo Heldissss, nossa querida Verinha.

Talvez a origem do poder de Sirotheau esteja relacionada como uma reportagem publicada um tempo atrás, sobre uma caminhonete que era guardada na Casa Militar e no Centur [mas isso é assunto para uma próxima postagem];

Comunicação perdida – No meio dessa confusão toda, desde segunda-feira, 23, os profissionais da assessoria de comunicação da SEAP não sabem o que fazer. O pastor Valber não tem ideia do que seja uma pauta. Não sabe o que é cobertura de imprensa, nem como escalar uma equipe para cobertura das ações da secretaria. Não sabe nem o que é nota para jornais, TVs e rádio. Em suma, uma toupeira em termo jornalísticos.

Aliás, na cabeça de puxa-saco e mui amigo do Sirotheau, pastor Valber, que se gaba dessa amizade, ele imagina que a comunicação da SEAP serve para alimentar as redes sociais do secretário. E incensar as ações de Sirotheau e não da SEAP. E já disse essa belezura para o pessoal das mídias socais. Aliás, a página do coronel no Facebook foi criada no dia 23 de janeiro, agora. Bem sintomático, não é?

Página do “bonitão”

Pastor Valber também já deixou claro que passará tranquilamente “por cima” da Secom-PA e vai publicar, ele/ assessoria as informações da SEAP. Estás vendo, Verinha? Te alui, mulher!

O pastor e o coronel estão pensando em um nome “de renome” da TV paraense para ser o assessor de comunicação da SEAP e assim a secretaria ter “mais alcance”. Meus colegas, vocês conhecem o termo “gerente de comunicação” que é quem faz a coisa funcionar mesmo?

Evaldo – E por fim, e não menos complicado, o pastor Valber despachou, sem a menor cerimônia, o jornalista Evaldo Júnior, que Verinha havia mandado para substituir Elck Oliveira. Aqui cabe uma observação: mas, meu colega Evaldo, tu não paras, homem! E que moral com a Verinha, hein? Já saíste da comunicação da Seduc, rapá? Ficaste esgotado, de novo?

Vamos rememorar: Evaldo era produtor da TV Liberal, deixou emissora em dezembro de 2020, foi para a Secom/Agência Pará, assumindo assessoria de comunicação da Polícia Civil, no lugar do Walrimar Santos. Mas logo, ele ficou esgotado com a altíssima demanda da PC e foi para a Seduc, mas já saiu de lá, onde a demanda também não é para iniciantes. Olha, que rotatividade!!