Jornalista do grupo O Liberal é única brasileira em bolsa internacional e mais novidades da imprensa

 Jornalista do grupo O Liberal é única brasileira em bolsa internacional e mais novidades da imprensa

Alice Morais é jornalista do projeto O Liberal Amazon

Que coisa bacana é quando começamos a semana com boas notícias para publicar. E vamos a elas:

Alice – A jornalista Alice Morais, do projeto Liberal Amazon, do grupo Liberal, é a única brasileira selecionada para receber a bolsa Cobertura de Doenças Raras 2022, da National Press Foundation (NPF), organização sem fins lucrativos dos EUA, que incentiva a produção de reportagens relacionadas ao tema. Os jornalistas selecionados participarão, entre 17 e 19 de outubro, de palestras online sobre diagnósticos, testes direcionados e desenvolvimento de medicamentos com especialistas de saúde. As reportagens vão ser publicadas no Liberal Amazon até o final deste ano, depois, os textos serão reimpressos em um livro produzido pela Fondation Ipsen, organização sem fins lucrativos com sede em Paris, na França, que divulga conhecimento científico sobre doenças raras, detecção, inclusão e deficiência.

Reflexo – Na sexta-feira, dia 16, haverá a exibição do filme “O Reflexo do Lago”, dirigido por Fernando Segtowick, que é jornalista formado e mestrando pela UFPA, na Faculdade de Artes Visuais (FAV/ UFPA). Fernando estará presente, com mediação dos professores Alex Damasceno, Marco Antonio Moreira, juntamente com o Centro Acadêmico de Cinema. Às 14h30, na sala de projeção da FAV/ UFPA. A programação é gratuita.

Filme de Fernando Segtowick será exibido na UFPA

Barcellos – O jornalista Caco Barcellos, da TV Globo, esteve mais uma vez no estado do Pará. Desta vez, para a cobertura do naufrágio de uma lancha rápida, que fazia a linha de Belém para o arquipélago do Marajó, que afundou na quinta-feira, 8, matando 22 pessoas e deixando desaparecidos. A reportagem vai ao ar do programa Profissão Repórter desta terça-feira, dia 13.

Caco Barcellos e a repórter Priscila Sousa, da TV Liberal, na pauta em Cotijuba

Autógrafos – Depois de ter sido homenageado na 25ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes, que se encerrou no dia 4 passado, o jornalista e escritor Edyr Augusto Proença vai autografar seu mais novo Livro “Eu já Morri”, da editora Boi Tempo, e “O Teatro”, uma edição da Secult-PA. Será nesta quinta-feira, 15, das 17 às 20 horas, na livraria Fox, sala Clarice. Em “Eu já Morri”, Edyr, em 17 histórias, retrata com olhar ferino personagens singulares da cidade de Belém. São moradores de rua, figuras humildes, prostitutas, viciados, compondo um caleidoscópio de um submundo descrito em relatos ágeis e diretos, que prendem a atenção do leitor de forma quase magnética. A entrada é franca.

Autógrafos de Edyr Augusto Proença

Cristina – Quem participou do encerramento da 25ª Feira Pan Amazônica do Livro e das Multivozes foi a jornalista paraense Cristina Serra, que mora em Brasília (DF). A jornalista e escritora Cristina Serra debateu com o público caminhos para a Amazônia, desenvolvimento com respeito aos povos, em geral, da região, com foco na questão dos indígenas, cada vez mais prejudicados com o avanço das invasões de seus territórios.

Cristina Serra na Feira do Livro, em foto de Cláudio Pinheiro

Arcângela – A jornalista, publicitária e professora da faculdade Estácio Arcângela Sena lançou um canal no YouTube chamado “Jeito que é Nosso”, um conteúdo apresentado contando histórias do empoderamento feminino. O link é este aqui:

youtu.be/VtPsLS2Qr_Y que também tem um perfil no Instagram: https://www.instagram.com/ojeitoqueenosso/ . Segue lá.

Arcângela Sena se aventura no mundo do YouTube

Morte – Adenirson Lage, um dos mais antigos colunistas sociais do jornal Amazônia, do grupo Liberal, faleceu na noite da quarta-feira, dia 7, às 23h30, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde o dia 13 de agosto no Hospital do Coração, na capital paraense, por conta de complicações cardíacas e teve uma piora na noite da última quarta-feira. Ele tinha 77 anos. Além de colunista social do jornal Amazônia, o jornalista também fez um longo trabalho no cerimonial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). 

O colunismo social em Belém se despediu de Adenirson Lage