Programa de Célia Pinho provoca ‘cuíra’ em emissoras tradicionais e mais notícias da imprensa

 Programa de Célia Pinho provoca ‘cuíra’ em emissoras tradicionais e mais notícias da imprensa

Celia Pinho, Giulliane Dias, Alexandre Alencar, Lucas Trevisan, Jordan Navegantes e as equipes da G2 Comunicação e TV Mais Pará em Mosqueiro

Começa agosto e temos ótimas notícias sobre a galera da imprensa em Belém e no Pará. Te alui, macho!

Célia e as ‘cuíras’ – Com três semanas no ar, o programa “Cuíra com Célia Pinho” tem conquistado cada vez mais os telespectadores paraenses, chegando a ficar, por diversas vezes, em terceiro lugar na audiência na Região Metropolitana de Belém e já preocupando as emissoras concorrentes. Isto porque o horário em que o programa vai ao ar, das 11h às 13h, na TV Mais Pará – canal 16.1 na TV aberta e 24 na NET -, os jornalísticos locais já tinham audiência consolidada e uma posição que deixava as emissoras numa zona de conforto, digamos assim. O sucesso do “Cuíra” está tamanho que já teve emissora fazendo a troca de apresentadores nos programas vespertinos para competir com a audiência de Pinho.

No último sábado, dia 30, o “Cuíra” foi transmitido ao vivo diretamente da ilha de Mosqueiro, com Célia em cima do trio elétrico, relembrando os grandes carnavais e micaretas que movimentaram a bucólica na década de 1990. Nas atrações, a banda Fruta Quente, Marco Monteiro e a dupla Cintya Mello e Geyzon Barbosa – artistas locais da ilha. Na equipe, Célia conta com Giulliane Dias como editora-chefe; Alexandre Alencar, na produção; e Lucas Trevisan e Jordan Navegantes, na reportagem.

Magalha – Quem está de volta aos pouquinhos é o fotógrafo Cezar Magalhães, nosso querido Magalha, que já se aposentou, mas continua na ativa. No finalzinho de julho, ele fez um trabalho free lancer, de três dias, na Empresa Belém Bio Energia, em Tomé Açu e Tailândia, para renovar as fotos do banco de imagem geral da empresa.

Olha o Magalha aí, gente!!

Yuri – O jornalista paraense Yuri Daniel, com passagens pela TV Liberal, de Belém, e Globo News, no Rio de Janeiro, está desde o ano passado como editor de conteúdo na TV Globo de Brasília-DF. Nesta quarta-feira, 3, é o aniversário dele e rolou bolo e parabéns dos colegas “direto do Planalto Central do Brasil”.

Yuri Daniel, o cabeludo de óculos, ao centro, e o “parabéns pra você” em Brasília

FOSPA – Na semana passada, foi realizado em Belém, com base nas instalações da UFPA o Fórum Social Pan-Amazônico, com participação de muitos coleguinhas da imprensa de Belém.

Os jornalistas Fabrício Rocha, Brenda Takeda e Guilherme Guerreiro Neto no FOSPA

Soninha – Sônia Ferro se despediu da Redação Integrada O Liberal na terça-feira, dia 2, onde trabalhou no projeto de intensificar a integração da editoria de Cultura, no prazo de seis meses. Agora, as pautas de cultura estão com o jornalista Abílio Dantas, no e-mail culturaoliberal@gmail.com. Soninha está de volta à TV Cultura, à Lambada Produções e agora ao Pupuña Estúdio, que ela coordena junto com o marido, o músico Félix Robatto. E já avisa que em outubro, tem Festival Lambateria.

Sônia Ferro e as repórteres Painah Silva e Bruna Lima, na redação de O Liberal

TV Unama – O Matheus Viggo foi contratado como editor de conteúdos da TV Unama e continua também como produtor da RBA TV.

Matheus Viggo está na TV Unama

Investigativo – A 17ª edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji começou nesta quarta-feira, 3, e segue até o próximo domingo, 7, e terá a participação da jornalista do portal Roma News, Tereza Coelho, em um dos painéis. A participação de Tereza será ao lado de representantes da Abraji, Meta Journalism Project e o International Center for Journalists – ICFJ -, para falar dos projetos selecionados ao programa ‘Acelerando a Transformação Digital’, no qual ela foi selecionada e de como está sendo a experiência de participar do programa. Esse programa selecionou 80 participantes, mas no painel, o ICFJ selecionou cinco profissionais de cada região do Brasil e Tereza representará o Pará na próxima sexta-feira, 5.

Tereza Coelho na redação do portal Roma News

Verão CBN – A rádio CBN Belém fez ações e gravou dois programas em Salinas, região nordeste do Pará, nessas férias de julho. A ação foi “CBN Belém na Frequência da Sustentabilidade” que levou ações educativas àquela praia e foi gravado também o programa Mercado Inteligente, da rádio, que vai ao ar aos sábados, das 10h às 11h.

Ações educativas da CBN em Salinas
Programa Mercado Inteligente foi gravado em Salinas
Max Sousa e Katia Corrêa, gestora da emissora CBN Belém

Papai – Por falar em CBN Belém, o Max Sousa, que trabalha lá, vai ser papai de novo. Ele e a esposa souberam na segunda-feira, dia 1º, que serão pais de gêmeos. Max já é pai de Maria Isis, de 7 anos. Parabéns!

Max e a esposa estão à espera de gêmeos

Feira do Livro – A jornalista Iaci Gomes vai estar na Feira Pan-Amazônica do Livro, que começa no final de agosto, no Hangar. Ela foi selecionada para relançar o livro “#NemTeConto”, no Ponto do Autor.

Iaci Gomes é convidada da Feira Pan-Amazônica do Livro

Discurso de ódio – O Ministério Público Federal – MPF ajuizou duas ações contra o jornalista Hélio José Nogueira Alves, de Santarém, pela prática de discurso de ódio e racismo contra indígenas e quilombolas no oeste do estado. Em um dos vários ataques feitos este ano pelo jornalista, Nogueira disse que indígenas têm que ser “extirpados” da região. A narrativa difundida por ele é a de que indígenas e quilombolas teriam sido “inventados”. Na lógica dessa narrativa, a “invenção” seria uma manobra para dificultar o desenvolvimento econômico da região. As ações foram protocoladas na semana passada, dia 18 de julho. O crime de racismo pode acarretar punição de até cinco anos de prisão e multa. Como o MPF acusa Nogueira de ter cometido o crime cinco vezes contra comunidade indígena, a pena pode ser agravada.

Hélio José Nogueira Alves é alvo de ações do Ministério Público Federal – MPF