Vencedores do Prêmio Simineral de Comunicação, dança de cadeiras nas redações e o expediente de O Liberal tem nova mudança
Prêmio Simineral de 2025 teve Layse Santos como mestre de cerimônia e Luiz Augusto Andrade no segundo lugar em Radiojornalismo
Belém, 16 de dezembro de 2025 – Vocês estão com preguiça, cansados? Porque eu estou. Mas temos que trabalhar e vamos lá.
Mudanças nas redações
Karina – Karina Sá, além de estar no portal Cidade 091, assumiu o cargo de editora e diretora na TV Norte/ SBT Belém, no programa “Povo na TV”.

RBA TV – Mais uma baixa na RBA TV e desta vez quem não “caiu nas graças” do “diretor” foi a jornalista Ana Carolina Maia, que deixou a emissora. Daqui a pouco, não tem mais jornalista por lá.
Secom-Belém – Na Secom-Belém, quem nem um ano completou de gestão, mais mudanças. Yvine Macedo – 96 98100-8315 – não ficou por duas semanas na Sesma e passou à Semec; Danielle Dias – 91 98379 6679 –, que assessorava o prefeito Igor Normando, assumiu a Sesma; Sabrina Linhares – 94 98162-6031 –, que estava na Semec, passou para duas secretarias: Seinfra e Sedcon; e Dani Franco – 91 8425-6171 – começou na assessoria de comunicação do prefeito.

Novo mailing – A TV Norte/ SBT Belém passou por mudanças e consequentemente, o mailing da redação mudou também, que atualmente está assim: Rafael Maués, gestor de conteúdo; Márcio Lins, editor chefe/ apresentador; Bianca Teixeira, apresentadora; Luciana Cavalcante, coordenadora de produção, no coord.producao@tvnortepara.com.br . Na produção estão: Silvano Viana e Thiago Barros; Thais Damasceno, na Rede; Junior Cunha, esporte/ Rede; assistente de produção com Andreza Sobrinho; os estagiários Darley Cardoso e Jacqueline Costa; no conteúdo digital estão Thiago Maia e Gabriella Monteiro, no redestvnortepa@gmail.com

AIA – Alcindo Junior anunciou na terça-feira, 16, que renunciou à presidência da Associação de Imprensa de Ananindeua – AIA, onde ficou durante três anos. Conforme o estatuto da entidade, a vice-presidente, Lia Corpes, assumirá a presidência e dará andamento para a escolha do novo ou nova presidente e de uma nova comissão organizadora.

Prêmio Simineral de Comunicação 2025
Os premiados – Na sexta-feira, 12, em meio a uma festa, foram anunciados os vencedores do Prêmio Simineral de Comunicação 2025, em nove categorias. O Jovem Jornalista foi Elias Felippe Cavalcante, da UFPA; o primeiro lugar em Conteúdos Empresariais foi para Oz Minerals; em Telejornalismo, o vencedor foi Ramon Azevedo de Souza, da TV Tapajós; em Jornalismo Impresso, o primeiro lugar ficou com Rafael Rocha, o jornal Diário do Pará; em Radiojornalismo, o vencedor foi Gilmar Pretti, da Rádio Clube do Pará; em Jornalismo 360º, a vencedora foi Andressa Ferreira, do DOL; em Redes Sociais, a vencedora foi Norma Leite; o Destaque das Redes Sociais ficou com Ísis Drumond @isisdrumond; e a Jornalista do Ano foi Fábia Sepêda, da TV Liberal.




Artemyn – Ainda no Prêmio Simineral 2025, a mineradora Artemyn, antiga Imerys, foi premiada em primeiro lugar na categoria Redes Sociais, com um conteúdo produzido pela influenciadora digital Norma Leite, do perfil @normalmenteviajando, que aborda o projeto de reaproveitamento do caroço de açaí como fonte de energia limpa nas operações da mineradora. A assessoria de comunicação da Artemyn é feita pela agência Temple Comunicação, sob o atendimento dos jornalistas Fabrício Lopes e Mônica Maia.


Livro
Livro de Reinaldo – O fotógrafo paraense Reinaldo Silva Jr. faz o lançamento de seu livro “Entre as águas, em meio à floresta”, na quinta-feira, 18, a partir das 18h, no Garden 821, na travessa 9 de Janeiro, 821. O livro seria um álbum com imagens de Belém, mas acabou se transformando em um estudo da história do Grão-Pará, suas origens e sua capital.


Redações em polvorosa
Sem nome no expediente – As coisas não andam nada bem lá pelos lados da Redação Integrada O Liberal. Na semana passada, uma troca de comentários nas redes sociais escancarou a relação nada amistosa entre a dona do jornal e a diretora de redes do grupo, com xingamentos que deixaram a todos de cabelos em pé. No final de semana, para surpresa de todos, o nome da pessoa que era vice-presidente do grupo – e uma das donas do jornal -, Rose Maiorana, foi suprimido do expediente dos dois jornais impressos do grupo, como aconteceu com o de Rosângela Maiorana, há cerca de um ano. O que está por trás de toda essa confusão ainda não se sabe ao certo, mas as várias especulações já “demitiram” várias pessoas do grupo, da redação, que, no fim, não foram ainda confirmadas.


A Torre sendo Torre – Tem uma coleguinha na redação da RBA TV que é produtora, mas, às vezes, faz reportagens. E ela, sem a orientação necessária, acaba se enrolando, em especial nos ‘ao vivo’. Por isso, é alvo de perseguições, críticas e assédios morais diretos de uma editora-chefe nada santa, e da apresentadora de um dos telejornais, que anda mostrando as garras. A perseguição é tão ‘na cara’ que na semana passada, a moça se “enc*r*lh*u”, sacou de um batom vermelhão, se maquiou e entrou na redação. A editora fez “cara de c*”, quando a viu, a moça explodiu e confrontou a “bonita” na frente de todas as redações, TV, DOL e jornal. Foi um choque geral quando a moça questionou sobre qual era o problema da vez. E ela teria dito: “É meu texto, ou minha roupa? É minha maquiagem, meu batom ou sou eu?”. A editora, que tem péssimos antecedentes mamacíticos desde que era da RedeTV Belém, ficou caladinha e nem se mexeu. E o “diretor de jornalismo”? Nem tchuns! Logo ele que só quer saber do belíssimo programa de esportes que inventou.

Fotos da semana



