Imprensa de Belém em ritmo de COP30, com coletivas de imprensa a todo vapor, e mudanças nas redações
Com os eventos da COP30 se aproximando, a imprensa tem que se dividir entre muitas coletivas de imprensa e dar conta dos vários temas, como mobilidade
Belém, 4 de novembro de 2025 – E aí, meus colegas? Todos já devidamente credenciados para a cobertura da Cúpula do Clima/ Líderes e da Conferência do Clima da ONU, mais conhecida como COP30? O site deseja a todos uma excelente cobertura e muita “sola de sapato” para percorrer as Zonas Blue, Green, Free, AgriZone e outras. Sucesso para os coleguinhas!
Mudanças nas redações
Sergio – O jornalista Sérgio Moraes, com passagens pela comunicação do Hemopa, na Secom-PA e na Redação Integrada O Liberal, deixou a comunicação da Fundação/PCT Guamá. A informação é que haverá uma reestruturação na entidade, que começou pela Ascom.

Sidney – O jornalista Sidney Filho deixou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ananindeua. Ele está buscando oportunidades como analista de mídias sociais no Rio de Janeiro e São Paulo.

Franco – Dani Franco deixou a coordenação de cultura da Caixa Cultural de Belém.

Turma do Roma News – O portal Roma News atualizou o mailing da redação: Elisângela Soares está na direção de jornalismo; Danielle Zuquim é a editora-chefe da manhã; Adrielle Brito, editora-chefe da noite; e Cássio Leal como editor-chefe da tarde. Na editoria de Cidades estão Silmara Lima e Diego Beckman; em Geral, estão Ana Cássia Sousa e Elias Cavalcante; em Entretenimento, ; em Política/ Economia, Thais Portela; e em Esportes estão Alexandre Alencar, Lucas Neves, Rodrigo Moraes e André Gomes. E nas Redes Sociais estão Paulo Bento – coordenador -, Gabriella Monteiro, Guilherme Jinkys, Leila Souza, Jhullyele Dias e Ana Caroline Barboza.

Outras notícias
Carta Amazônia e IPÊ – A agência Carta Amazônia de Comunicação, de Belém, que atua com produção de conteúdo e serviços pauta da agenda socioambiental, Direitos Humanos e justiça climática, firmou parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ para trabalharem juntos na COP30, que começa na segunda-feira, 10, na capital paraense. A equipe da Carta estará durante todo o evento, fazendo a cobertura da Casa IPÊ.

Finalista nacional – A reportagem de Luiz Augusto Andrade para rádio CBN Belém, que ganhou a etapa Pará do prêmio Sebrae de Jornalismo, em setembro passado, foi escolhida e, agora, é finalista na etapa nacional do prêmio Sebrae de Jornalismo 2025, na categoria Áudio.

Casa Brasil – Matheus Viggo está na assessoria de imprensa da Casa Brasil COP30, espaço de experiências e debates que integra a COP30, em Belém, e começa com o Festival Coletivo, em sua primeira edição durante a COP30, de 6 a 21 de novembro. O evento terá painéis nacionais e internacionais, exposição fotográfica de Renato Soares sobre os povos originários da Amazônia e apresentações culturais de artistas locais. A Casa Brasil fica na praça Waldemar Henrique, próxima à Estação das Docas, com entrada gratuita.

Livro – A Academia Paraense de Jornalismo – APJ celebrou no dia 26 de outubro, 31 anos de fundação. E para marcar a data, fará o lançamento do livro “Amazônia Ambiental”, na quinta-feira, dia 6, no Espaço Gramophone, na avenida Magalhães Barata, em Belém. A obra reúne textos de 11 acadêmicos que, por meio de diversos gêneros, abordam as múltiplas dimensões da Amazônia, suas riquezas, desafios e simbolismos. Os jornalistas no livro são Octávio Pessoa, Antônio Praxedes, Célio Simões, Denis Cavalcante, Graça Lobato, Linomar Bahia, Roberta Vilanova, Rodolfo Marques, Tânia Monteiro e Walbert Monteiro. A fotografia da capa é assinada pelo acadêmico Celso Lobo e o selo é da editora Aludel.

Adiar o Fim do Mundo – O Museu da Universidade Federal do Pará apresenta, a partir de 8 de novembro, a exposição “Imagens para Adiar o Fim do Mundo”, reunindo obras de artistas indígenas contemporâneos que, por meio da fotografia e do audiovisual, tensionam os limites entre memória, território, ancestralidade e futuro. Com curadoria de Richard Wera Mirim e João Kulcsár, a mostra reúne trabalhos de Moara Tupinambá, Edgar Kanaykõ Xakriabá, Genilson Guajajara, Kamikia Kisedje, Richard Wera Mirim, Leticia Valverdes/Munduruku de Sawre Muybu, Denílson Baniwa e Natalia Tupi, artistas que têm vozes fundamentais no debate sobre meio ambiente, cultura e direitos dos povos originários. Inspirada no pensamento de Ailton Krenak e em seu livro homônimo, a mostra repensa modos de existir no planeta. A entrada é gratuita.


Fotos da semana
Global – O Global Citizen Amazônia foi realizado no sábado, 1, no estádio Mangueirão, em Belém. A imprensa compareceu em peso.










Outras fotos:








,