Começa campanha dos servidores da Funtelpa pelo PCCR, imprensa em peso no Pavulagem e Pararraiá e outras notícias

Servidores da Funtelpa se empenha na campanha de melhoria salarial naquela Fundação
Belém, 17 de junho de 2025 – E vamos que vamos que tem algumas coisas importantes para informar sobre a imprensa de Belém. Terça-feira, né, mores?
FUNTELPA EM CAMPANHA
PCCR da Funtelpa – Os servidores da Fundação Paraense de Radiodifusão – Funtelpa aprovaram, em assembleia geral dos Sindicatos de Jornalistas – Sinjor-PA e dos Radialistas – STERT-PA, a campanha “PCCR da Funtelpa Já!”, realizada em conjunto com o Movimento Funtelpa Forte. A iniciativa busca pressionar o Governo do Pará a enviar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR da Funtelpa para aprovação na Assembleia Legislativa do Pará que está, atualmente, nos últimos estágios de tramitação na Secretaria de Estado de Planejamento.

O documento ainda será enviado para a Procuradoria Geral do Estado e, por fim, para os deputados estaduais da Alepa, para aprovação, a fim de melhorar as condições salariais da Funtelpa, hoje, com um dos menores salários de todo o funcionalismo público do Pará.
Para lançamento da campanha nas redes sociais, foram convidados dois ícones da Fundação: Edgar Augusto, apresentador do programa mais antigo da Rádio Cultura FM, a “Feira do Som”; e a jornalista Lourdinha Bezerra, produtora e apresentadora do programa “Clube do Samba”, há 34 anos no ar na Cultura FM. O movimento pelo PCCR da Funtelpa lançou também um abaixo-assinado online, que pode ser acessado no link disponível na bio do perfil http://@funtelpaforte, no Instagram.
Na quarta-feira, 18, haverá uma manifestação por reajuste salarial dos servidores, marcada, a partir das 10h, em frente à Casa Civil do Estado, na avenida Doutor Freitas, em Belém. Um estudo demonstrou que 59,1% dos servidores da Funtelpa ganham menos de um salário-mínimo, ou seja, abaixo de R$ 1.518. As mobilizações querem mostrar a importância dos servidores da Funtelpa para a cultura paraense e coberturas jornalísticas importantes, como a COP30, que será realizada neste ano em Belém.
MUDANÇAS NAS REDAÇÕES
Ádna – Ádna Figueira deixou a redação do jornal O Liberal, onde atuava na edição.

Secom à toda – Tatiane Lobato, a Tati, deixou a gerência de jornalismo da rádio CBN Belém, onde também apresentava o programa “Estação CBN”. Ela é a nova diretora de jornalismo da Secom/ Agência Pará e foi recebida, com flores, pelas secretárias Verinha e Alinne Passos. No comunicado ao grupo de assessores no WhatsApp, um adendo informa que Rafael Maués continua como adjunto dessa diretoria.



Novo cargo – Andreia Espírito Santo começou no cargo de coordenadora de produção na Secretaria de Comunicação do Pará – Secom-PA.

Atravessou a avenida – Já vai completar um ano, mas o jornalista Enderson Oliveira trocou o portal Diário Online – DOL, onde ficou por dez anos, pela redação do jornal O Liberal, no cargo de editor.

Tácio – Tácio Torres deixou a redação da TV Record Belém e se despediu na sexta-feira, 13.

Chá de Canela – A jornalista Ana Carolina Matos deixou o cargo de coordenação de conteúdo do Núcleo Digital da Secom-PA, onde estava desde janeiro deste ano. A informação é que a jornalista pediu a exoneração “sem mais, nem menos”, e prontamente retomou projetos pessoais. Coincidência ou não, ela e Bruna Lima divulgaram a estreia da nova temporada do videocast Chá de Canela, que já tem dia e horário marcado. O primeiro episódio da temporada vai ao ar já nesta quarta-feira, 18, às 19h30, com uma convidada especial. Acompanhe tudo no YouTube e Libplay de http://@oliberal, Spotify e demais redes de streaming.

Rádio Clube – O último a sair apaga a luz: quem acaba de deixar o jornalismo da Rádio Clube foi o repórter Gilmar Pretti, que preferiu seguir para o esporte como narrador freelancer no esporte, sob a liderança de Guilherme Guerreiro. No setor de esportes dessa rádio, patrocínios e ambiente saudável imperam, bem diferente que no jornalismo, onde está Nonato Cavalcante e sua coordenação. Do setor de jornalismo, há a informação que um coordenador está sendo processado por assédio moral por uma auxiliar de estúdio que abriu um processo porque era humilhada repetidamente, às vezes até quando estava no ar. “E a Clube já está se preparando para a festa de 100 anos, mas assim fica difícil ter alguém do setor de jornalismo na festa”, destaca uma fonte aqui do site.

OUTRAS NOTÍCIAS
J. Bosco em exposição – O cartunista, chargista e ilustrador J. Bosco, dos jornais O Liberal e Amazônia, é o representante paraense da mostra coletiva “Educação Fora do Lugar”, que integra o evento “Rir é um espetáculo”, a partir de 23 de junho, no Pró-Saber, no Rio de Janeiro. O curador, jornalista e especialista em desenho de humor Ricky Goodwin selecionou obras de diferentes estilos, gerações e regiões do Brasil, que estão representados em 36 peças, sendo a maioria inédita, de 30 artistas brasileiros.

Livro sobre Parque – Na quinta-feira, dia 26, às 18 horas, as editoras Verde e Guia, dos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, fazem o lançamento do livro “Parque da Cidade: Um Sonho de Nelson Chaves que Virou Realidade”, na sede da Alepa, em Belém. A obra tem apoio da Alepa e do TCE-PA e conta e ilustra a história do Parque, desde a ideia de ser a sede para a COP 30, da fazenda Val-de-Cans e à concessão daquela área ao Estado. Toda a renda no dia do lançamento será doada à Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia em Belém – AVAO.

Ize se casou – Ize Sena, jornalista na rádio CBN Belém, se casou com Raphael Alex Ferreira, na sexta-feira, 13. Quem entrou com a noiva na cerimônia foi Gabriel, o filho do casal, que estava todo feliz. Felicidades!!


Erika e Rafael – A jornalista paraense Erika Torres se casou com o historiador e professor Rafael Cupello, no Rio de Janeiro, onde o casal mora. Felicidades!

A morte de Edivaldo – O repórter Edivaldo Mendes, de 68 anos, faleceu na sexta-feira, 13, na cidade de Castanhal, onde residia. O Sindicato de Jornalistas do Estado do Pará e o jornal O Liberal fizeram postagens lamentando a morte de Mendes, que teve uma longa carreira como repórter em Belém, atuando no jornal O Liberal em diferentes editorias, e depois como correspondente em Castanhal, sendo uma referência no jornalismo da região nordeste do Pará. A cobertura do massacre de trabalhadores sem-terra em Eldorado dos Carajás, em 1996, está entre os trabalhos que marcaram a trajetória profissional dele. Ele também atuou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará e na assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Castanhal.


FOFOCA DO DIA
Fofoca pouca é bobagem – Desde segunda-feira, 16, influencer no Instagram, Allen pelo Pará, que tem quase 200 mil seguidores; se diz comunicador brasileiro apaixonado por cultura, pelo Pará e entusiasta da boa política, passou a ser alvo sistemático do ‘fogo inimigo’ da tropa de choque de influencers que são alinhados ao Governo do Pará e Heldisssss – leia-se: Tutu, o anão Sávio Barbosa e Bruna – Para Sempre Lorrane. Tudo começou porque Allen, agora, é ‘do contra’, se filiou ao Partido Novo e pretende ser candidato a deputado estadual.
As hostes do MDB – e seus influencers de estimação – se alvoraçaram e começou uma campanha para tirar o menino Allen do caminho. Em uma postagem foi dito até que Allen, quando adolescente, teria agredido uma tia dele. O melhor fica mesmo para a briga nos comentários das postagens, isso porque, Allen revidou todas as acusações, uma a uma. A briga está boa no Instagram dos envolvidos. Dá só uma olhada por lá.

FOTOS DA SEMANA
Arrastão do Arraial do Pavulagem – No domingo, 15, teve início a série de arrastões do Arraial do Pavulagem, pelo Centro de Belém. Muita gente da imprensa esteve por lá. Ainda terá arrastões nos domingos, 22 e 29 de junho, e o último no dia 6 de julho.









Pararraiá 2025 – De quinta-feira, 12 a domingo, 15, Belém se agitou na festa do Pararraiá 2025, no estacionamento do estádio Mangueirão.





















