E damos adeus ao fotógrafo Geraldo Ramos

 E damos adeus ao fotógrafo Geraldo Ramos

Geraldo Ramos em foto de Wagner Santana em 2015

Essa doença maldita, a Covid-119, nos leva mais um amigo. Nesta segunda-feira, 15, demos adeus ao fotógrafo Geraldo Ramos, um dos mais talentosos na arte da arte da fotografia em Belém e no Pará.

Geraldo sempre será reconhecido pelo talento, pelo cuidado técnico com o fazer fotográfico e por ter documentado várias das manifestações culturais do estado do Pará, como os Bois de Máscaras do município de São Caetano de Odivelas. Um arquivo de altíssima qualidade que poucos têm registrado. Ele também foi diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS-PA).

Geraldo foi fotógrafo da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PA) e OS Pará 200 e por meio dela registrou eventos como a Feira Pan-Amazônica do Livro e o Festival de Ópera do Theatro da Paz.

O blog Jornalistas Paraenses em Ação tem alguns registro de Geraldo em coberturas jornalística, que passo a compartilhar agora:

Evento na Estação das Docas em 2014 (foto de Wagner Santana)
Encerramento do Festival de Ópera do Theatro da Paz em 2015 (foto de Salim Wariss)
Trasladação Círio de Nazaré em 2014 (foto de Ivan Cardoso)
Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar, em 2014 (foto de Antônio Cícero)
Chegada do Círio Fluvial em 2015 (foto de Uchôa Silva)
Uma foto histórica de grandes fotógrafos de Belém. Em pé, Paulo Santos, Janduari Simões, Mauro Ângelo, Paulo Amorim, Paulo Sousa, Sgirley Penaforte e Marco Santos e Miguel Chicaoka. Agachados, Geraldo Ramos, Rogério Uchôa e Paulo Jares
Uma das “confras dos fotógrafos” em 2017, no Ver-o-Peso. Geraldo está à direita, de boné e camisa listrada (foto de Tarso Sarraf)
Geraldo e os fotógrafos Úrsula Bahia, Ivan Cardoso, Tarso Sarraf, Guy Veloso, na abertura da mostra individual “Interiores”, dentro do prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia em 2017
Ivan Cardoso, Geraldo Ramos e Tarso Sarraf na abertura do prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia em 2017
Geraldo e uma turma de fotógrafos de Belém em um curso promovido pela Unama