Podcast Trópico Úmido lança primeiro programa, redes sociais da Alepa têm reconhecimento nacional e outras notícias do jornalismo

O podcast Trópico Úmido tem o primeiro programa lançado na quarta-feira, 7
Belém, 6 de maio de 2025 – Uma semana quase sem novidades por aqui, mas sempre e sempre tem alguma coisa para contar.
Lançamento de podcast – O podcast Trópico Úmido lança seu primeiro programa nesta quarta-feira, dia 7, e tem como convidado central o escritor paraense, que está em todas as bocas, Edyr Augusto Proença, autor do livro “Pssica” que será lançado como minissérie este ano pela Netflix Brasil. A apresentação do programa é de Relivaldo Pinho, que teve como debatedor o também escritor Hugo Tavares. A conversa foi propositalmente diferente do que Edyr Augusto já fez, com a ideia de trazer temas inéditos, questionamentos relevantes e provocações impiedosas. Na conversa, houve até revelações sobre o lançamento e o conteúdo da minissérie e o título do novo livro de Edyr Augusto. Acompanhe Edyr Augusto e a cultura amazônica como você nunca viu e ouviu.


Leka – A fotojornalista Alessandra Serrão, a Leka, deixou da comunicação do deputado Carlos Vinícius, na Alepa, e está no Ministério do Turismo, cobrindo as atividades do ministro Celso Sabino.

Jonas – Jonas Ribeiro saiu recentemente da assessoria de comunicação do Hospital Regional da Transamazônica e está na Rede Vale do Xingu, onde atua na produção e reportagem. A TV Vale do Xingu é sediada em Altamira, no Pará, e opera no canal 10, afiliada ao SBT. A emissora pertence ao grupo Vale do Xingu, do qual também fazem parte a rádio Vale do Xingu FM e o portal Confirma Notícia.

Camila deixou O Liberal – A sexta-feira, 2, foi o último dia de trabalho de Camila Guimarães na Redação Integrada O Liberal, onde ela estava desde 2022.


Comentarista sobre a COP30 – Para fortalecer a cobertura da COP30, em novembro deste ano em Belém, a CNN Brasil anuncia Patricia Ellen, especialista em economia de baixo carbono e em soluções baseadas na natureza, como nova analista do canal. A partir da quarta-feira, 14, Ellen fará análises semanais, sempre às quartas-feiras, no CNN Prime Time, a partir das 20h, de Brasília, e abordará temas como mudança climática, descarbonização, negócios verdes e entre outros assuntos que estarão presentes na Conferência.

Ilustrações de Renata – A União das Ilustradoras Brasileiras – UIB divulgou no Instagram a receita de “Biscoito Monteiro Lopes”, do Pará, cuja receita faz parte do mais novo projeto do grupo “Comida de Verdade: Receitas Afetivas”, com artes de 29 artistas que colocaram a mão na massa para criar 32 receitas ilustradas. A receita e ilustrações do Monteiro Lopes são da publicitária paraense Renata Segtowick, na categoria “lanches e petiscos”. O projeto é composto de uma caixinha contendo 32 fichas com as receitas ilustradas e objetiva celebrar as relações afetivas do universo culinário brasileiro. Renata também é autora da ilustração que celebrou os 15 anos do shopping Boulevard, em Belém.


Ize premiada – O projeto para a série de reportagens “O Fisco no Pará”, da jornalista Ize Sena, foi o vencedor do 1º Prêmio Sindifisco-Pará de Jornalismo, promovido pelo Sindicato dos Servidores das Carreiras Específicas da Administração Tributária do Estado do Pará – Sindifisco-PA, sob consultoria da Jambo Soluções em Comunicação. Na terça-feira, 29, em Belém, a jornalista premiada e o presidente do sindicato, Charles Alcantara, assinaram o contrato para a produção do trabalho. O Prêmio objetiva ampliar, por meio da comunicação jornalística, o conhecimento da sociedade sobre o trabalho de auditores e fiscais e seus desdobramentos econômicos, sociais e ambientais na Amazônia. Ize ganhou uma bolsa de R$ 15 mil para produzir as reportagens em áudio, pela rádio CBN Amazônia Belém, onde ela atua, no prazo de até dois meses. Além disso, receberá mais R$ 15 mil para as despesas com a produção do conteúdo. A comissão julgadora foi composta pela professora da Estácio do Pará, Erika Siqueira; pela professora e doutora Alda Cristina e por Thiago Barros, coordenador do programa de Mestrado e Doutorado da Unama.


Fernando é mestre – O cineasta Fernando Segtowick, que é também jornalista, acaba de concluir o Mestrado pela Universidade Federal do Pará – UFPA.

Alepa reconhecida – O trabalho feito da equipe de redes sociais da Assembleia Legislativa do Pará – Alepa foi reconhecido nacionalmente pela plataforma Social Media Gov, na quarta-feira, 30, em Florianópolis-PR, com o certificado de 1º lugar em interações entre instituições públicas de todo o Brasil na categoria “Legislativo Estadual”. Este é o segundo ano consecutivo que a Alepa lidera o ranking das redes das Assembleias Legislativas brasileiras e o segundo reconhecimento conferido à equipe das redes sociais da Alepa: em 2024, os perfis do Instagram e Facebook da Casa foram reconhecidos dentre os que mais se destacaram na categoria inclusão e diversidade em todo o Brasil. O Social Media Gov monitora as redes dos órgãos públicos brasileiros e a Alepa, atualmente, é a única instituição do Pará, entre as esferas municipal e estadual, que lidera um ranking nacional da plataforma.

O omisso silêncio da imprensa de Belém – Faleceu na madrugada desta terça-feira, 6, em São Paulo, Josiel Martins, pai do ex-prefeito de Capanema, Eslon Martins. O empresário Josiel Martins tinha 83 anos e esteve à frente de vários empreendimentos em diferentes áreas de atuação no Pará. Ele começou a se destacar no ramo empresarial em Capanema, no nordeste do Estado. Com a expansão de seus negócios, tornou-se um empresário de destaque na região Norte.
Mas “na conta” de Josiel estão também o patrocínio de um consórcio que agiu para assassinar os deputados estaduais Paulo Fonteles e João Batista, além do assassinato do genro de Josiel, o empresário Josélio Milhomem, executado a tiros, centro urbano de Belém, em 2002, tendo o filho ao lado, no carro. Deste último, Josiel chegou a ir a julgamento, mas foi absolvido. O mais entranho é que com toda essa “folha corrida”, nenhum veículo de comunicação em Belém citou os três assassinatos, se preocupando apenas em mostrar o “grande empresário” que Josiel foi. Na época dos assassinatos, o jornalista Lúcio Flávio Pinto foi um dos únicos a investigar e publicar sobre o assunto no Jornal Pessoal.


FOTOS DA SEMANA
Na segunda-feira, 5, foi lançado o evento Pararraiá 2025, que será realizado no Mangueirão, em Belém, de 12 a 15 de junho.














