Fotógrafas paraenses expõem em São Paulo, Secom-PA dá exemplo no digital, mas ‘peca’ muito nas cobranças ao ‘puxadinho’ que virou a TV Liberal

 Fotógrafas paraenses expõem em São Paulo, Secom-PA dá exemplo no digital, mas ‘peca’ muito nas cobranças ao ‘puxadinho’ que virou a TV Liberal

Fotógrafas do Pará estão na mostra “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” no CCBB-SP, até 5 de maio, com entrada franca

Belém, 14 de abril de 2025 – Quando sobra muito material na semana, uma edição extra, aqui no site, vale a pena. E já começamos. 

Fotógrafas do Pará em São Paulo – Até o dia 5 de maio, em São Paulo, fica em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-SP, a exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará” que ocupa todos os espaços do prédio histórico do CCBB, exaltando a produção fotográfica feminina da Amazônia Brasileira. O CCBB-SP e o Museu das Mulheres apresentam a exposição itinerante, com direção e curadoria de Sissa Aneleh, que traz artistas de três gerações de fotógrafas reunidas, pela primeira vez, em exposição coletiva: Leila Jinkings, Cláudia Leão, Bárbara Freire, Paula Sampaio e Walda Marques, seguidas por Evna Moura, Renata Aguiar, Nay Jinknss, Nailana Thiely, Deia Lima e Jacy Santos. Na exposição podem ser vistas fotografias em realidade aumentada e a “Instalação Icamiabas” com composições aromáticas inspiradas na região amazônica Nhamundá. O projeto com tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério da Cultura e Governo Federal. A entrada é gratuita

A mostra ocupa vários espaços do CCBB-SP

Exposição – Com apoio do Fundo Hydro, cinco aldeias da etnia Turiwara, em Tomé-Açu, região nordeste do Pará, transformaram suas vivências em imagem por meio das lentes de uma oficina conduzida pelo fotógrafo Oswaldo Forte. A exposição “Um olhar Turiwara Sobre Si” reúne imagens produzidas pelos participantes, celebrando sua cultura e identidade com protagonismo. Oswaldo disse que foi “uma experiência indescritível!” Ele agradeceu à agência Eko e à mineradora Hydro pela confiança e ao povo Turiwara pelo acolhimento carinhoso e por todos os ensinamentos que recebeu. 

foto de Oswaldo Forte
Uma das fotos da exposição
Oswaldo Forte e os participantes da oficina na aldeia Turiwara, em Tomé-Açu

Secom em dia com o digital – Aqui, a gente também elogia a Secretaria de Comunicação do Governo do Pará. Os perfis http://@cop30naamazonia e http://@governopara ganharam destaques nacionais. O primeiro foi escolhido pelo WeGov, uma startup nacional de inovação para a comunicação pública, como case de sucesso entre todas as redes institucionais do País, devido ao alto desempenho e impacto social. O segundo está entre os finalistas da categoria Identidade no prêmio SocialMediaGov, que avalia os dados de audiência de todas as redes de órgãos públicos do Brasil. O http://@governopara é o único perfil de um governo estadual que conseguiu chegar à final, este ano. Os dois eventos serão realizados nos dias 29 e 30 de abril, durante a 14ª edição do Redes WeGov, em Florianópolis, Santa Catarina.  

As premiações do Redes WeGov serão no final deste mês de abril

SECOM na berlinda – de novo

Mas temos sobras de denúncias – Todos sabemos que desde que começou a gestão de Verinha na Secom-PA, em 2019, houve um verdadeiro êxodo da TV Liberal em direção à Secretaria. Tantos e tantos que o site perdeu a conta. Agora, esses coleguinhas oriundos na emissora da avenida Nazaré, além de dona Verinha, ficam intimando, coagindo e humilhando todos que ainda estão na TV Liberal. É um terrorismo generalizado. A emissora virou o verdadeiro “puxadinho do governo Heldisssss. Como se já não bastasse a perseguição e o assédio moral que eles praticam dentro da própria Secom, a TV Liberal é o novo foco.

Verinha Oliveira é a titular da Secretaria de Estado de Comunicação, desde que começou o governo Heldisss em 2019

Não se pode dizer nada que os desagradem – como foi o caso recente do leilão da Cosanpa –, que rapidamente, os LibSec mandaram mensagens, ligaram aos berros, falando que estava tudo errado e deram ordens para mudanças urgentes. Os abusos são tantos que não já mais o padrão “Globo de Jornalismo”. Foi institucionalizado que agora tudo é “Padrão Secom de Qualidade” e “jornalismo verdade” ?!?!?!?! Isso a Globo mostra? A máxima do grupo Liberal é não escrever uma vírgula diferente do padrão imposto pela Secom-PA. Daqui a pouco, todas as aprovações nessa TV estarão sendo feitas via Secom-PA e dona Verinha.  

Meu conselho: amiguinhos da resistência da TV Liberal, vocês sabiam que existe um departamento dentro da TV Globo, chamado compliance? Ele funciona – e muito. Comecem denunciando que a esposa do diretor de jornalismo da TV Liberal, Carlos Bonnateli, depois de todo teatro, em janeiro deste ano, quando foi denunciado que Luciana Bonnateli, a esposa, é da Casa Civil, mas trabalha no cerimonial da Secom-PA. À época, denunciada pelo Sintepp/ Some Pará, a moça até teria “entrado em depressão” e teria deixado o Governo, mas ela continua na “função”, linda, loira e japonesa, e essa situação é um absurdo: a esposa do diretor de uma emissora de televisão fazer parte do governo estadual, em cargo comissionado de DAS. Compliance no casal, porque o da Globo funciona. Se lembrem de Rodrigo Bocardi e, recentemente, Cauã Raymond. A isso se chama jogo de interesselobbies, por exemplo, em decisões políticas, para promover agendas, frequentemente em detrimento do interesse público – para não chamar com o nome real que isso merece.  

Coleguinhas da TV Liberal, se lembrem de Rodrigo Bocardi: o compliance da TV Globo FUNCIONA

Privado e público misturados – A Secom-PA não tem jeito, amiguinhos, já falei sobre isso aqui. A última foi a contratação de Álvaro Borges, que sai da RBATV, uma empresa privada, e segue “emprestado” para a Secom-PA. No fim do ano, ele voltará à RBA. Nunca se viu isso antes e é muito embaralhar o público e privado.  

Agência FSB – E isso continua com a agência FSB, do Rio de Janeiro, que está prestando serviços para a Secom-PA, desde o ano passado, com “aparições” no Rock in Rio, na COP29, em Baku, sendo os dois eventos realizados em 2024. A FSB é uma das maiores agências de comunicação do Brasil, mas teve algum processo licitatório para a contratação dela? Ela está na Secom-PA trabalhando no escritório de comunicação da COP30. A FSB, hoje, atende mais de 200 clientes no Brasil e no exterior, sendo considerada uma referência em comunicação pública. Mas nem ela deu um jeito na “crise das árvores” que acabou em demissão de dois jornalistas da Secom: Ingo Müller e Luciano Cuns.  

Mídia Center, de novo – Não se vai muito longe. A sempre famosa, aqui, Mídia Center, uma produtora de audiovisual em Belém, que faz TODOS os vídeos do Governo do Estado, além de programações da TV Cultura, como o Parazão, também tem entre os seus contratados vários jornalistas que trabalham como terceirizados em Secretarias que integram o Governo do Pará. É claro que, para não fugir à tradição, a Mídia Center fica devendo salários a esses profissionais.   

 

FOTOS DA SEMANA

Exposição do Ary – Não deixe de conferir a exposição “Compasso”, uma homenagem ao fotógrafo Ary Souza, que faleceu em 2020. A mostra está no Sesc Ver-o-Peso, em frente à Estação das Docas, de terça-feira a domingo, com entrada franca.

Ary Souza em exposição no Sesc Ver-o-Peso, com entrada gratuita

Inauguração da Casa Balaio – Foi inaugurada na quarta-feira, 23, a Casa Balaio, que fica em um casarão na avenida Nazaré com a Quintino Bocaiuva, no Largo do Redondo. O espaço vai receber desde workshops e eventos corporativos até ativações culturais e ambientais, e é uma iniciativa é das agências Alter Conteúdo Relevante, carioca; e Jambo Soluções em Comunicação, de Belém, das jornalistas Rita Soares e Ivana Oliveira

Na inauguração da Casa Ivana Oliveira, Marta Brasil, Sônia Soares, Adelaide Oliveira e Rita Soares – foto de Nátia Machado
Inauguração da Casa Balaio – foto de Nátia Machado
Na parede da Casa, um foto de Raimundo Paccó – foto de Nátia Machado
A jornalista Nátia Machado, esposa do Paccó, e a outra foto dele que está na Casa Balaio – foto de Ursula Bahia
Ursula Bahia e Nátia Machado na inauguração da Casa Balaio