Exposição em homenagem a Ary Souza no Sesc Ver-o-Peso, rádio Jovem Pan FM volta a Belém, mas com polêmicas e outras notícias mais

Ary Souza em foto de Adriano Nascimento, provavelmente, “brigando” com algum guarda da Santa na chegada de um Círio de Nazaré, anos atrás
Belém, 22 de abril de 2025 – Depois do feriadão, cá estamos com as novidades sobre a imprensa de Belém e alguma notícias “picantes”, porque este site “é desses e não daqueles”.
Homenagem ao grande Ary Souza – Nesta quarta-feira, 23, é a abertura da exposição “Compasso”, do fotógrafo Ary Souza, no Sesc Ver-o-Peso. A mostra é uma homenagem à trajetória desse importante fotojornalista paraense, que faleceu há cinco anos. Será às 19 horas, com entrada gratuita e classificação livre. A exposição poderá ser visitada até o mês de junho, de terça-feira a domingo, e faz parte da programação de aniversário de 15 anos do Sesc Ver-o-Peso e apresenta o ensaio fotográfico que Ary produziu em Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, quando documentou o fluxo constante de pessoas atravessando um trapiche de madeira em um registro que ele próprio definiu como ‘um ritmo que não se rende ao compasso de um relógio’. O trabalho foi publicado no volume 1 da série “Cadernos de Pensamentos”, editada pelo Sesc em 2014, e premiado em uma edição do Arte Pará.


Jovem Pan em Belém
A rádio Jovem Pan Belém FM está de volta a Belém, na frequência 107,5, desde segunda-feira, 14, primeiro em operação via satélite, com programação nacional, e entra com programação local, em 30 dias. Mal chegou e a emissora que teria como dono Tião Miranda, de Marabá, já está envolta em polêmicas. Tantas são que a rádio precisou usar o perfil no Instagram para esclarecer que “a rádio se tornou alvo de boatos mal-intencionados, insinuações levianas e notícias falsas que tentam desqualificar a emissora, sua linha editorial e os profissionais que a integram”. E prossegue: “Rejeitamos com firmeza essas tentativas desesperadas de nos vincular a qualquer grupo, ideologia ou interesse que não seja o da sociedade paraense. Nossa missão é um jornalismo sério, plural, independente e comprometido com a verdade, onde todos os lados terão voz. Aqui, a pauta é o interesse público e não o interesse político”.

“A emissora pertence ao empresário Sebastião Ribeiro de Miranda, conhecido como Tiãozinho, profissional com mais de 20 anos de atuação na radiodifusão, fundador de uma rede de televisão presente em 26 estados e mais de mil cidades. Tiãozinho não tem histórico de participação em licitações ou cargos públicos”.
Para concluir: “A Jovem Pan Belém não tem lado político – tem lado com a verdade. Tem lado com o povo do Pará”. Foi dito também que o estúdio da nova rádio será no mix de salas do Complexo Cultural do Mercado de São Brás, mas pelo jeito, terá que esperar já que o aquele espaço só será entregue em junho.
Onde há fumaça, há fogo – Mas por que esse “drama” todo? Tudo começa com uma publicação que percorreu os caminhos do WhatsApp, que diz – de novo – que Heldisss comprou uma emissora para atacar a República de Ananindeua e teria desembolsado R$ 25 milhões para adquirir uma emissora de rádio FM com o objetivo de destruir a imagem de Dr. Daniel e família.

“Para essa missão, foi escalado Nonato Pereira, um apresentador que já foi inimigo declarado de Heldisss, e, hoje, não poupa elogios ao governador. Nonato, que seria o apresentador do Jornal da Manhã da rádio, tem processos na Justiça, com condenações por extorsão e posse de drogas”, diz o texto que acompanha o card.

OUTRAS NOTÍCIAS:
Paccó no Japão – O fotógrafo Raimundo Paccó vai participar do pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka, no Japão, com 24 imagens do universo amazônico. O convite partiu de Bia Lessa, Antônio Venâncio e de Jorge Viana presidente da Apex, que é conterrâneo de Paccó, no Acre. A Apex Brasil é a entidade responsável pela coordenação do Pavilhão Brasil na Expo 2025 Osaka, que destaca a cultura e a sustentabilidade do Brasil e estima receber mais de 10 mil visitantes por dia.

Exposição de Ray Nonato – A II exposição Fotográfica Ilha do Marajó 2025, realizada na sede da Associação Brasileira de Arte Fotográfica – ABAF, no Rio de Janeiro, do fotógrafo paraense Ray Nonato, foi grande sucesso. Pela segunda vez, a Associação recebeu a exposição marajoara, no ano em que completa 75 anos de existência. Depois do Rio de Janeiro, o projeto passará por Belém e municípios do Marajó, e integra a programação da Mostra Amazônia Viva, no shopping Metrópole Ananindeua, com eventos até novembro. A curadoria é assinada por Salvador Scofano, e apoio de instituições como a Prefeitura de Portel, Faci Color, ARFOC Rio, ABRAJET e Sociedade Fluminense de Fotografia.

Casa Balaio – Belém ganha nesta quarta-feira, 23, um novo ponto de encontro para discutir sustentabilidade e inovação: a Casa Balaio, o hub vai ocupar um casarão de dois pavimentos no coração da capital paraense, na avenida Nazaré com a Quintino Bocaiuva, no Largo do Redondo. O espaço vai receber desde workshops e eventos corporativos até ativações culturais e ambientais. A iniciativa é das agências Alter Conteúdo Relevante, carioca; e Jambo Soluções em Comunicação, de Belém, das jornalistas Rita Soares e Ivana Oliveira.

Vanessa – A jornalista paraense Vanessa Monteiro é uma das finalistas da categoria Reportagem de Mídia Independente do prêmio Megafone de Ativismo 2025, que foram revelados na segunda-feira, 21.

Artistas doam obras – As obras de artes plásticas “Água é Vida”, de Renata Segtowick; e “…”, de Dannoelly Cardoso, agora, fazem parte do acervo da galeria Theodoro Braga, no prédio do Centur, como uma das contrapartidas pela realização da exposição “Mil Marias”, realizada recentemente naquela galeria, com a participação das duas artistas. “Mais que uma forma de eternizar o artista, é um fortalecimento do acervo de espaços públicos voltados à arte”, diz a postagem sobre a doação.


Daniel – Daniel Vinagre é mais um jornalista a deixar o site O Estado do Pará Online – por que será, hein?. Ele se despediu da equipe na quinta-feira, 17. Agora, além do site Tapajós de Fato, ele está na comunicação do Comitê COP30.

Ex-Comus – Ainda é complicado falar que a Prefeitura de Belém, agora, tem uma Secretaria de Comunicação, sem que lembremos que foi a Comus, por anos e anos. Então, por lá estão Pedro Valdez, na Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana – SEZEL, no 91 98392-3674; Sérgio Manoel, na Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, no 91 98507-8595; Antonio Santos, que é do DOL, mas está na Prefs também.


Laiana – Laiana Damasceno e o marido Emerson Cardoso fundaram a Hub Mídia, agência de marketing digital, que tem como um dos primeiros clientes a secretária municipal de Belém Bruna Lorrane.


Carol de volta – A jornalista Ana Carolina Maia está de volta a Belém e já começou em novo trabalho pela agência FSB, que presta serviços jornalísticos para a Secom-PA, em especial ao escritório de imprensa da COP30.

FSB – A FSB está prestando serviços para a Secretaria de Comunicação do Pará, desde o ano passado, com “aparições” no Rock in Rio e na COP29, em Baku, sendo os dois eventos realizados em 2024.
Ana Liz chegou – Ana Paula Azevedo e Naldyr Santiago são os felizes pais de Ana Liz, que chegou na semana passada, para completar a família que já tem Maurício, o filho mais velho.

FOTOS DA SEMANA
Pré-estreia de “Manas” – Na terça-feira, 15, Belém, foi a primeira cidade, depois de festivais no Rio de Janeiro e São Paulo, a conferir o filme “Manas”, direção de Mariana Brennand, que teve pré-estreia no circuito de cinema do UCI Bosque Grão Pará
















Aniversário da TV Globo – Os 60 anos da TV Globo, que serão celebrados na segunda-feira, 28, terá imagens gravadas em Belém, pela TV Liberal













