Funtelpa sob domínio de Beto Faro e Miro Sanova “comete” “Catalendas” por IA e desmonte da emissora continua e outras notícias melhores que essa

“Nunca antes na história desse estado Pará” pensamos em ver o “Catalendas” feito em IA
Belém, 1 de abril de 2025 – Povo, não é mentira, não: estamos no ar. O que eu quero que seja mentira é essa patuscada da TV Cultura de inventar de fazer novos programas do “Catalendas” por IA. Mais uma marmota desse DESgoverno do Heldisssss, neste tempo de “arvores artificiais”, “jardins suspenses”, “jardins filtrantes” na “Nova” Doca, e essa comunicação ridícula de Secom-PA que só sabe falar por meio de “influencers”. Gente, em que manual de comunicação está escrito isso? Só no da Verinha. Por isso, que eles publicam vídeo da influencer explicando o que é DEVER deles, mas TRANCAM os comentários no Instagram, porque têm certeza que o massacre das críticas é mais que certo. A que ponto chegamos?

Funtelpa ao Deus dará
A gente piscou e as tentativas de se acabar oficialmente com a Funtelpa continuam e o desmonte da Fundação continua de forma muito acelerada. A Rede Cultura do Pará pede socorro e vive um verdadeiro caos com sucateamento e precarização do trabalho. Nos corredores Funtelpa reinam o terror, a insatisfação e a tristeza dos poucos funcionários e muitos estagiários que sobraram. Todos os dias, o Diário Oficial do Estado traz exonerações de contratados, a maioria de jornalistas com experiência, e, logo em seguida, surgem nomeações de pessoas sem formação na área, por puro apadrinhamento político. Já falei aqui da exoneração absurda do Arthur Castro, jornalista muito experiente, com mais de dez anos trabalhando de “casa”.

Feudo do PT e de Beto Faro – O que sabemos é que a Funtelpa, agora, é um “feudo” do senador Beto Faro, do PT, e que o presidente da Fundação, Miro Sanova, também do PT, virou um “pau mandado”, que para se manter no cargo, se submete aos caprichos do senador, nomeando seus apadrinhados políticos. Um exemplo recente de que o jornalismo é o que menos importa, agora, na Funtelpa, foi a nomeação de uma cerimonialista, quando a Funtelpa sofre com o déficit de mais de 300 colaboradores, a maioria para funções jornalísticas. E o pior é que essa cerimonialista é velha conhecida de gestões entre Belém e Ananindeua: Suely Lessa. Foi ressuscitada politicamente, porque é exatamente o que ela sabe fazer: puxar saco e ser perua de mão cheia.
Marcelo Mendes não entende nada – Mas como a desgraça só pede um empurrão, o nome da vez é Marcelo Mendes, o “agente do caos”, sendo odiado por 9 em cada 10 colaboradores, com suas exigências e cobrança de excelência de quem não tem equipe. Entre o que restou de funcionários, Mendes é conhecido como “Somebody Love”, aquele personagem da “Escolinha do Professor Raimundo”, de caráter e competência duvidosos, junto com a partner dele, funcionária da “casa”, que, juntos, são de um mau-caratismo terrível. “Os dois assediam direto, sem ter noção nenhuma do papel de uma TV pública. Não sabem discutir uma chamada, um conteúdo de programa, arte ou estética, se metem e estragam conteúdos lindos que os poucos que ficaram ainda conseguem produzir”, contou uma fonte do site.
Catalendas volta em IA – E essa falta de preparo é exatamente o que está sendo feito com o programa “Catalendas”, um dos maiores sucessos da TV Cultura, que vai voltar à programação, justamente, na semana de aniversário de 38 anos da Funtelpa. Pegando carona na COP30 e na “moda” da Inteligência Artificial – IA, a Funtelpa, candidamente, anuncia o programa “Catalendas e o Meio Ambiente”, feito todinho com IA. Isso mesmo que você leu. Esqueça o artesianismo do programa original, com os bonecos do grupo In Bust, que faziam a alegria de crianças e adultos, e tenha empurrado goela abaixo Dona Preguiça e Preguinho em IA, mais fake impossível.
E nós, que temos consciência do que é realmente é arte, que a respeitamos e quase tivemos um treco com esse monte de fotinha usando IA para imitar os traços dos Estúdios Ghiblin, o que poderemos fazer com esse ataque frontal e inadmissível ao “Catalendas”? O pior é que a chamada desse programa na rádio Cultura FM é de IA também.
Outras notícias
Tiago – Tiago Furtado se despediu da agência Temple Comunicação, onde ficou nos últimos dois anos. Na segunda-feira, 31, teve festa de despedida para ele.

Mikaella – Mikaella Moraes, depois de quase dois anos, deixou a comunicação organizacional da empresa Pagrisa.

Temple no Fórum Abracom – A paraense Temple, uma das maiores agências de comunicação do Brasil, marcou presença no III Fórum Abracom de Comunicação, promovido pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação, na sexta-feira, 28, em São Paulo. Cleide Pinheiro, CEO da agência, foi a mediadora do painel “Governanças e Relações Éticas no Setor de Comunicação”, que discutiu o papel da comunicação na governança das empresas e na prevenção de crises, que teve ainda Vania Bueno, consultora; Elisa Prado, especialista em comunicação corporativa; e Gisele Lorezentti, CEO da LVBA. O Fórum Abracom é um dos principais eventos do setor e, nesta edição, discutiu o tema “A Sustentabilidade do Setor de Comunicação: desafios e oportunidades para um mercado em transformação”.


ABIO – Em 2025, além da COP 30, Belém receberá a 30ª Reunião das Imprensas Oficiais da ABIO, organizada pela Imprensa Oficial do Pará- IOEPA, que reunirá representantes de vários estados para discutir comunicação pública, transparência e sustentabilidade. A reunião fortalece a integração entre as imprensas oficiais e promove a modernização da divulgação dos atos governamentais. Durante o encontro, Jorge Panzera assumirá a presidência da ABIO.

Jambo assume comunicação da Sicredi – A Jambo Comunicação agora é responsável pela assessoria de imprensa do Sicredi no Pará, trazendo conteúdos relevantes sobre crédito pessoal, educação financeira, linhas de crédito, taxas de juros e economia, com um olhar especial para a sustentabilidade. Para pautas, informações ou entrevistas, entre em contato com as jornalistas Fabiana Cabral – Sicredi Norte – Belém e Região Metropolitana – e Sudeste do Pará – e Dannie Oliveira – Sicredi Grandes Rios – Região Oeste do Pará. Contatos: Fabiana Cabral, no 91 98228-3800 e fabianacabral@jambocomunica.com; e Dannie Oliveira, no 93 9156-0473 e dann.oliver@gmail.com

Treta – A briga na família do ex-deputado Wladimir Costa continua real e oficial. O sobrinho dele, Tutu, afirma que o tio estaria tentando se desfazer de veículos de comunicação, os quais detêm a concessão. Desta vez, seria a rádio Povo FM, antiga Metropolitana FM, dial 94.3 FM, e a TV, canal 17, que Wlad estaria negociando com o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, mas que ainda não houve acordo. Não seria a primeira vez que Wlad passaria em frente rádios que eram dele. Ele já repassou a rádio Sorriso, de Icoaraci, e a Princesa, de Capanema, para a deputada federal Renilce Nicodemos, no tempo em que os dois se davam bem; e a rádio Umari, de Marituba, para a prefeita Patrícia Alencar.
Joyce e Astrea – A TV Globo selecionou 20 talentos artísticos de diversas partes do Brasil para participar do Mergulho em Cena, um projeto de atuação para TV, novela e cinema. Da região Norte, a jornalista e atriz Joyce Cursino e Astrea Lucena, uma das maiores estrelas do teatro e cinema da nossa região, viveram essa experiência transformadora.

Antenor colou grau – O querido Antenor Filho terminou o curso de Comunicação Institucional na instituição de ensino Estácio. Parabéns, Antena!

Casamento – No dia 19 passado, o publicitário Patrick Paraense, “após 12 anos, 6 meses e 16 dias”, segundo a contagem de tempo dele mesmo, se casou com a Andrea. “Assinamos o papel. Nada que o mundo não saiba, a Andrea é a melhor pessoa do universo”. Parabéns!!!

Cecília chegou – E chegou Cecília, primeira filha do casal de jornalistas Iaci Gomes e Carlos Eduardo Vilaça, na segunda-feira, dia 24. Nossos parabéns cor de rosa ao trio!

Fotinhas da semana
Evento COOP na COP30 – Na noite de quinta-feira, 27, o Sistema OCB/PA reuniu jornalistas, radialistas e a imprensa paraense para o lançamento da campanha “COOP na COP”, uma iniciativa que busca inserir o cooperativismo no centro das discussões das mudanças climáticas globais. A palestrante do evento foi a jornalista Mari Palma, da CNN Brasil, onde apresenta o CNN Tonight.














