Final do Festival Osga, da Unama, é nesta sexta-feira, com premiação e entrega de comendas a personalidades do audiovisual no Pará

 Final do Festival Osga, da Unama, é nesta sexta-feira, com premiação e entrega de comendas a personalidades do audiovisual no Pará

A cerimônia começa a partir das 18h, na Unama Alcindo Cacela

Belém, 29 de novembro de 2024 – A 18ª edição do Festival Osga de Vídeos Universitários, realizada pelo Grupo SER Educacional, mantenedor da Universidade da Amazônia – Unama, Uninassau, UNG, Uninorte, Unifael e UNI7, será nesta sexta-feira, 29, a partir das 18 horas, no no auditório David Mufarrej, na Unama Alcindo Cacela.  

O evento, nacional e de incentivo à produção audiovisual, recebe dez finalistas para concorrer a prêmios nas categorias de melhor Minidocumentário, Curta de Ficção e Videoclipe. Além disso, personalidades paraenses são homenageadas como “Protagonistas do Cinema na Amazônia”. 

Homenageados Osga 2024 – O Festival Osga agracia 11 personalidades paraenses com a “Comenda 50 anos Unama – Protagonistas do Cinema da Amazônia” que são os críticos de cinema Luzia Miranda Álvares, Pedro Veriano, Marco Antônio Moreira, Dedé Mesquita – eu mesma – e Lorenna Montenegro, todos integrantes da Associação Paraense de Críticos de Cinema do Pará – ACCPA; as cineastas paraenses Jorane Castro, Zienhe Castro e Joyce Cursino, que foi finalista e vencedora do Festival; a jornalista Ariela Motizuki e os publicitários Ronaldo Salame e Ricardo Harada Ono. 

História – Neste ano, o Osga também celebra os 50 anos da Unama, que sedia o evento. Em 18 anos, o Festival entregou mais de 150 premiações como reconhecimento ao empenho dos alunos na produção de obras multimídias e à inserção das mídias digitais no currículo profissional, valorizando os talentos e contribuindo para a construção de carreiras.  

Nos últimos quatro anos, a premiação, que integra o Sistema de Aprendizagem Ubíqua e alinha práticas inovadoras de ensino e tecnologia, se tornou um festival de audiovisual nacional, recebendo produções feitas por todos os cursos de graduação do Ser Educacional. Somente em 2024, cerca de 380 universitários do Grupo se inscreveram. Além de Belém do Pará, os finalistas contemplados são de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Ceará e São Paulo. 

Júri – No júri deste ano, dois integrantes do Cineclube Paraense – o jornalista e professor Alessandro Baía e o cinéfilo Marcelo Flexa, administrador do perfil Cinema para Amigos, no Instagram – compuseram o júri que escolheu os melhores vídeos entre os 10 finalistas no Festival Osga, sendo que desses, dois são de paraenses.

O 18º Festival Osga de Vídeos Universitários reafirma o compromisso com a integração de tecnologia, comunicação e criatividade no ambiente acadêmico. O jornalista, professor e doutor Mário Camarão, que compõe a Comissão Organizadora Nacional do evento, enfatiza que o interesse crescente dos universitários demonstra a relevância de iniciativas capazes de conectar diferentes áreas do saber e preparar os estudantes para os desafios tecnológicos e digitais do mercado de trabalho.  

“Há 18 anos, o Osga tem como premissa introduzir os acadêmicos ao universo das novas tecnologias e produções audiovisuais, proporcionando experiências que vão além da sala de aula. O festival incentiva o desenvolvimento de competências profissionais indispensáveis no cenário atual, como a criatividade, inovação e trabalho colaborativo”, acentua. 

Com informações da assessoria do evento