Fotógrafo paraense é parte de equipe premiada no Vladimír Herzog, duas reportagens paraenses na final do prêmio Sebrae e outras notícias
Belém, 15 de outubro de 2024 – Semana começando e muita coisa acontecendo em Belém e eu por aqui, na Mangueirosa, morta de romeira de Nossa Senhora de Nazaré. E digo mais, sou uma jornalista contemplada e homenageada com um dos troféus Veado de Ouro na tradicional Festa da Chiquita. Me chama de feia, chama! Quero saber se tu tens na tua estante um troféu desse quilate? Me respeita, rapá!
NOTA DA REDAÇÃO – Galera, quem recebeu o simpático convite para a festa de celebração dos 10 anos deste site, no convite tem um número de contato para confirmar quem vai comparecer. PELAMORDANZA, quem for, confirma, pliseeee
Wagner no prêmio Herzog – O fotojornalista Wagner Almeida, do jornal Diário do Pará, integra a equipe que ganhou o prêmio Vladimir Herzog, categoria Produção Jornalística em Multimídia, com o projeto Amazon Underworld, que entre maio de 2022 e julho de 2023, e uma equipe de 37 jornalistas e profissionais de mídia de 11 países se aventurou em cantos raramente explorados da Amazônia para entender seu ecossistema criminoso. Esse projeto apresenta um banco de dados que mapeou a presença de grupos armados nas fronteiras amazônicas dos países e uma série de reportagens de profundidade sobre vários aspectos do crime organizado da região, muitos dos quais tiveram pouca ou nenhuma cobertura da mídia. Esse mesmo projeto já havia ganho o prêmio da Fundación Gabo, da Colômbia. A reportagem premiada é esta aqui: https://infoamazonia.org/2023/08/24/faccoes-ameacam-comunidades-quilombolas-no-corredor-da-cocaina-da-amazonia/ do repórter Sam Cowie, com fotos de Wagner.
Catarina – Ainda na mesma edição do prêmio Vladimir Herzog, a jornalista paraense Catarina Barbosa recebeu Menção Honrosa, na categoria Texto. É o segundo ano consecutivo que ela recebe essa menção. A reportagem “Maria Júlia tem medo de ser queimada viva pelos homens maus”, assinada por Catarina, foi publicada no site Sumaúma, neste link: https://sumauma.com/maria-julia-tem-medo-de-ser-queimada-viva-pelos-homens-maus/
Final nacional – Dois trabalhos de jornalistas do Pará venceram a etapa regional do Prêmio Sebrae de Jornalismo e agora seguem para a final nacional. Na categoria Jornalismo em Texto, do portal Amazônia Vox, com a reportagem “Muito além do açaí: Como o chocolate produzido localmente está sendo uma alternativa à monocultura”, escrita por Daniel Nardin; e na categoria Jornalismo em Vídeo, da TV Cultura do Pará, com a matéria “Encauchados: Empreendedorismo social que trabalha o desenvolvimento comunitário e a inovação com foco na preservação da Amazônia”, da repórter Andreia Teixeira. A premiação será no dia 28 de novembro em Brasília-DF.
Chêne – Sergio Chêne está de volta de Tailândia e na bagagem a vitória do candidato Lauro, indicado pelo prefeito Macarrão. Junto com o craque Orly Bezerra, deram o tom das estratégias da campanha na cidade tailandense. O jornalista volta às suas atividades no mandato do senador Zequinha Marinho e como colaborador da coluna Olavo Dutra.
Alan – Alan Bordallo deixou a Temple Comunicação e vai de “freelas pelo mundo afora”, segundo ele.
Polly deixou a Record – Pollyanna Gomes deixou a TV Record Belém, depois de seis anos de casa.
Kovalick em Belém – Quem esteve em Belém no domingo do Círio de Nazaré foi o jornalista Roberto Kovalick, que apresenta o programa Hora 1, da TV Globo. Ele volta à cidade no próximo fim de semana para correr a na Corrida do Círio, no domingo, 20.
Cátia em Belém – A apresentadora da Band, Cátia Fonseca, está em Belém para fazer quatro programas “O Melhor da Tarde”, esta semana, de segunda à quinta-feira. No apoio, na reportagem está o repórter da RBA TV, Wellington Jr.