Exposição de fotografias virtual celebra a memória de Ney Marcondes

Os artistas não morrem. Cumprem seu ciclo de vida e se perpetuam em obra e espírito nas mentes dos que cruzaram seu caminho. Com uma exposição virtual, “Ano Passado eu Morri… Mas este Ano eu não Morro”, a Prefeitura Municipal de Castanhal, por meio da Secretaria de Cultura, homenageia a vida e a obra do fotógrafo Ney Marcondes que faleceu no ano passado, em São Paulo, onde estava tratando de um câncer.

A mostra pode ser conferida no site: http://www2.castanhal.pa.gov.br/exposicao

Nascido em São Paulo, mas imerso e apaixonado pela cultura e a paisagem paraenses, Ney conheceu por meio da fotografia sua companheira Ivone Pimentel, fotógrafa profissional atuante em Castanhal, e juntos escolheram a cidade localizada na região nordeste do Pará para morar e compor família. Ney, então, trabalhou com fotojornalista para o jornal Diário do Pará, viajando bastante pelo interior do estado, onde desenvolveu um trabalho autoral e um registro denso e brilhante que lhe rendeu prêmios dentro e fora do País.

Na mostra em cartaz está uma seleção da passagem de Ney pelas exposições na Casa de Cultura de Castanhal, onde sempre teve participação marcante e ativa.

Convidados – Além dos trabalhos do Ney, integram a mostra também alguns fotógrafos que frequentaram os cursos de fotografia ministrados por Ney e sua companheira, a fotografa Ivone Pimentel, que compartilharam de sua amizade e se sentiram tocados e estimulados a produzir suas fotografias autorais e profissionais com técnica, criatividade e muita sensibilidade. Os fotógrafos convidados são Marcos Lobo, Antônia Silva, Auxiliadora Smith, Carolina Barreto, Layane Ramos, Danielle Soares e Giannfranco Farrinelli.

A curadoria da mostra é de Luiz Fernando Carvalho, coordenador do Espaço Cultural Estação Apehu – História, Humor e Arte; na produção estão a Secretaria de Cultura do Município de Castanhal, Secretaria de Comunicação e Prefeitura de Castanhal. Os organizadores da mostra agradecem a colaboração de Ivone Pimentel (fotógrafa) e ao fotógrafo Paulo Santos (AcervoH). 

Com informações da Prefeitura Municipal de Castanhal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *