Simineral premia profissionais de comunicação em 2020
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) realizou na quarta-feira, dia 16, no início da noite, a cerimônia virtual de entrega do prêmio Simineral de Comunicação, que distribuiu mais de R$ 30 mil em prêmios e reconheceu os melhores conteúdos digitais e jornalísticos sobre a mineração. O prêmio é uma realização do Simineral, com apoio da Agência Eko e patrocínio da Vale.
A premiação do Simineral reconhece, valoriza e premia o talento de comunicadores, estudantes e produtores de conteúdos digitais em três áreas de premiação: prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais e prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais. Foram premiadas as melhores produções e reportagens que mostraram a importância da mineração, dentro do tema “Uma Nova Comunicação para um Novo Mundo” e veiculadas entre 1 de agosto a 31 de outubro de 2020. A análise dos vencedores foi feita por jurados com expertise em comunicação, incluindo profissionais com atuação no mercado e representantes da academia.
Segundo o presidente do Simineral, José Fernando Gomes Júnior, “o Prêmio Simineral de Comunicação foi criado para estimular que jornalistas, estudantes e produtores de conteúdo contem mais sobre a importância da mineração e tornem o tema mais próximo da sociedade, dentro do contexto totalmente adverso que vivenciamos hoje. Valorizar as produções de conteúdo que retratem a comunicação em tempos de pandemia e pós-pandemia, o exercício da cidadania e responsabilidade social é essencial para nós.”
Áreas de premiação – O prêmio Simineral de Conteúdos para Redes Sociais reconheceu os melhores conteúdos produzidos para web por publicitários, social medias, relações públicas, produtores de vídeos, designers, fotógrafos, estudantes e multimídias de todo o Brasil. O primeiro lugar recebeu R$ 5 mil.
O prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo reconheceu as melhores matérias produzidas por jornalistas e estudantes e veiculadas na imprensa brasileira. Foram premiadas as categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Jornalismo Digital – Reportagem 360º e Jornalismo do Futuro, com distribuição de prêmios para os primeiros colocados entre todas as categorias.
Já o prêmio Simineral de Conteúdos Empresariais consagrou a mais criativa campanha institucional produzida por empresas para veiculação na web. Esta é uma premiação de reconhecimento às produções das áreas de comunicação das empresas minerais, não havendo premiação em dinheiro. O trabalho vencedor foi “A comunicação digital como forma de aproximação, informação e engajamento durante a pandemia de Covid-19”, da Norsk Hydro, que representada pela jornalista Elena Brito, gerente de comunicação da empresa.
Conheça os outros vencedores:
Prêmio Simineral de Conteúdos Digitais
1º lugar: “Doidinho da Cabeça – Quem mais entrou pro time?”, de Kadu Alvorada;
2º lugar: “Inglês Técnico para Mineração”, de Michael José Batista dos Santos;
3º lugar: “Resenha.Com.Pará”, de Paulo Petterson.
Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo
Jornalismo Impresso
1º Lugar: Laís Azevedo Martins/ Veículo: Diário do Pará/ Trabalho: “Ócio Criativo”
Telejornalismo:
1º Lugar: André Laurent/ Veículo: TV Liberal/ Título: “A Covid-19 no Marajó”
Radiojornalismo:
1º Lugar: Celso Freire/ Veículo: Rádio Liberal/ Título: “Indígenas desafiam a comunicação na Amazônia”
Jornalismo Digital – Reportagem 360º
1º Lugar: Ulisses Pompeu de Miranda Neto/ Veículo: Portal Correio Carajás/ Título: “Epidemia de Bikes na Pandemia”
Jornalismo do Futuro:
1º Lugar: Giullia Moreira Vieira/ Veículo: Complexo Hospitalar Universitário da Universidade Federal do Pará – CHU-UFPA/ Título: “Enfermagem do CHU usa a internet como ferramenta de ensino durante a pandemia”.
Fotojornalismo:
1º Lugar: Tarso Sarraf/ Veículo: Folha de São Paulo/ Título: “Falta de água prejudica prevenção na pandemia na cidade da ilha do Marajó”
Com informações da Agência Eko